quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Programação e calibração dos ESCs
O que é e para que serve um ESC?
ESC é a sigla de Eletronic Speed Controller (que significa controlador eletrônico de velocidade).
A função de um ESC pode ser objetivamente definida como o componente responsável em realizar a ponderação da quantidade de energia que vai para cada motor, além de controlar as formas das quais estes pulsos são transmitidos.
Qual a diferença entre programar e calibrar o ESC?
Programação
Além de ser usado na construção de multirotor, os ESCs podem ser utilizados em vários outros tipos de veículos, o que torna necessária a flexibilidade das características do ESC, já que cada veículo é diferente de outro, por exemplo:
O modo de partida de um aeromodelo é diferente de um helimodelo que por sua vez é diferente de um automodelo, portanto cada veículo terá uma forma de dar partida. (O modo de partida start-mode, é um dos parâmetros que são configurados na programação.
Os parâmetros que podem ser configurados na programação de ESCs são:
BRAKE: Modo de freio
BATTERY TYPE: Tipo de bateria usada na alimentação
CUT OFF TYPE: Tipo de corte de energia quando a bateria chegar ao limite de descarga
CUT OFF VOLTAGE: Tensão na qual o ESC irá começar a cortar a energia
START MODE: Método de partida
TIMING: ## Ainda não aprendi##
MUSIC: Configuração de melodias para serem tocadas quando os ESCs estiverem preparados para funcionar
A programação utiliza um cartão de programação para ESC, o qual existem vários modelos, entretanto, o mais comum é apresentado na seguinte figura:
Também existem outros métodos de programação no entanto ainda não me aprofundei neles, portanto me deterei a explicar como se realiza a programação por este cartão.
Calibração
O procedimento de calibração consiste somente em fazer os ESCs reconhecerem os limites máximo e mínimo de ser transmissor de rádio. Este procedimento é importante principalmente porque é com ele que teremos o controle da potência máxima e mínima dos motores.
A calibração necessita somente do ESC, uma bateria, um motor e o seu radiocontrole com o receptor.
Procedimento de programação
Neste momento creio que o projeto do quadricóptero se encontra neste estado:
Solde todos os fios de cor preta uns nos outros.
Faça o mesmo procedimento com os fios vermelhos
Você terá agora dois fios, um preto unindo tos os fios pretos e um vermelho unindo todos os fios vermelhos.
Existem frames que já vem com uma placa de circuito impresso onde você pode soldar os fios de energia dos ESCs, estes são bem mais práticos pois evita de emaranhar fios pela estrutura do veículo.
Caso seu frame não tenha este circuito impresso, você também pode montar seu próprio circuito usando placas de fenolite cobreadas. (IREI ESCREVER O TUTORIAL DEPOIS)
Bem, com todas as conexões de energia dos ESCs soldadas você irá o BEC do ESC preso ao motor 3 e vai conectar no cartão de programação com muita atenção na sequencia de cores dos fios que é indicada na entrada do BEC no cartão.
Neste momento ligue a bateria nos fios de alimentação que você soldou.
Logo após uns segundos as luzes no cartão irão acender.
O primeiro parâmetro a ser configurado é o BRAKE.
Aperte a seta horizontal para selecionar ON
Depois aperte seta vertical para descer para o próximo parâmetro
O segundo parâmetro a ser configurado é o BATTERY TYPE.
Selecione a seta horizontal para escolher Li-XX
Passe para o próximo parâmetro apertando seta vertical.
O terceiro parâmetro a ser configurado é o CUT OFF TYPE.
Selecione Soft-Cut
O quarto parâmetro a ser configurado é o CUT OFF VOLTAGE.
Selecione Middle
O quinto parâmetro a ser configurado é o START MODE.
Selecione Soft
O sexto parâmetro a ser configurado é o TIMING.
Ainda não sei para que serve portanto eu deixo no médio (middle)
O sétimo parâmetro a ser configurado é o MUSIC.
Neste parâmetro você pode programar para seus motores tocarem musicas quando o veículo estivre pronto para voo. É opcional, mas com certeza todo mundo testa!
(OBS: Bolina = Led Apagado / Asterisco = Led Aceso)
Finalizando a programação
Após ter selecionado todos os parâmetros acima basta você abertar o botão OK e esperar até a luz azul se apagar (e a música acabar de tocar caso você tenha incluído)
Antes de retirar o BEC do cartão, desligue a bateria para não correr o risco de danificar o aparelho.
Repita o procedimento em todos os ESCs.
EXPLICAÇÃO
BRAKE (Freio): quando o freio é ligado, o motor irá parar rapidamente após o stick do acelerador ser movido para baixo.
CUT OFF TYPE (tipo de corte): funciona como um sistema de Proteção para Baixa Tensão. Quando Modo Cut-Soft é selecionado, o ESC irá reduzir a potência de saída de forma gradual, Quando Cut-Off é selecionado, o ESC irá cortar imediatamente a potência no motor.
CUT OFF VOLTAGE (tensão de corte): Para bateria Li-xx (Li-ion ou Li-poly) o número de células da bateria será varificado automaticamente se é: baixa / média / alta tensão de corte de cada célula será: 2.6V/2.85V/3.1V.
START MODE (modo de partida): Método de descarga de energia inicial para vencer a inercia dos motores, quanto mais macia (soft) mais suave será a aceleração, em compensação o tempo de resposta será um pouco mais devagar.
Procedimento de calibração
A calibração é bem simples, sua função e fazer o ESC conhecer os limites de seu radiocontrole portanto deve-se realizar este procedimento sempre que ocasionalmente você trocar de radio.
Conecte o BEC do ESC no canal 3 do receptor. Atenção as polaridades (o fio branco em cima, o vermelho no meio e o fio preto em baixo)
Com o rádio desligado leve o stick de aceleração até o limite máximo;
Ligue o rádiocontrole;
Neste momento ligue o ESC na bateria. Você irá ouvir uns sinais sonoros, aguarde até ouvir dois sinais sonoros seguidos os quais indicarão o momento de puxar o stick de aceleração do radiocontrole até o limite mínimo.
Feito isso o conjunto irá soar um sinal unitário e um pouco mais longo, significando a efetivação da calibração. Se você programou melodia após isto a música programada irá tocar.
Realize esta operação em todos os ESCs de preferência no mesmo momento (não deixe pra fazer uma de manhã e outra a noite por exemplo) pois a tensão da bateria tem que ser a mesma em todos os ESCs para garantir uma calibragem legal.
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