domingo, 2 de fevereiro de 2014
O motor
Como se disse acima, os motores podem ser grandes ou pequenos, embuchados ou rolamentados, ABC ou anelados, dois tempos ou quatro tempos e existem diversas marcas.
Os motores dois tempos mais utilizados são os .10, .15, .20, .25, .40, .46 e .60 (se diz motor 10, 15, 25... sem o ponto). Isso significa que o volume no interior da camisa possui 0,15 polegadas cúbicas, 0,25 polegadas cúbicas e assim por diante. Dentre esses os mais usados são os .40.
Os quatro tempos mais usados são os motores OS 26, 42, 52, 71, 91 e 120.
Há, também, os motores multicilindricos como este.
Dentre os 4 tempos, o mais utilizado é o 52. Isso porque o 52 4 tempos se utiliza nos aeromodelos cujo motor 2 tempos indicado é o .40. Sempre que se utiliza um determinado motor 2 tempos em um aeromodelo, o motor 4 tempos apropriado é um pouco mais potente. Assim, o aeromodelo que necessita um motor .60 2 tempos ele pede um motor .71 ou . 91 4 tempos. O que necessita de um .40 dois tempos pede um .52 4 tempos. A razão disso está em que os motores 4 tempos atingem uma rotação máxima inferior aos motores 2 tempos (claro que quando a numeração é a mesma).
Seguem algumas diferenças entre os motores 2 e 4 tempos. Os motores 4 tempos possuem mais força, são capazes de suportar uma hélice maior (mais larga ou mais comprida), razão porque a retomada da aceleração em um motor 4 tempos é muito mais segura e eficiente. Já os motores 2 tempos atingem rotações superiores, o que os torna indicado para quem quer atingir grandes velocidades. Os 4 tempos são mais caros, os 2 tempos mais baratos. Os 2 tempos possuem mais peças de reposição no mercado (claro que depende da marca e do modelo), o 4 tempos menos. Os 2 tempos são mais leves, os 4 tempos mais pesados. Os 2 tempos costumam falhar mais, os 4 tempos são mais estáveis, mais seguros. Em caso de queda os 4 tempos se sujeitam muito mais a avarias.
Com que motor se deve iniciar? Recomendamos o 2 tempos. Embora seja mais gostoso voar com um 4 tempos (até o barulho soa melhor), quem está iniciando deve optar por um .40 2 tempos. É mais barato e possui mais peças de reposição no mercado (para o caso de queda com avarias). Quem inicia não deve entrar gastando muito, pois que pode a vir a não gostar do hobby e também porque quem inicia está mais sujeito a quedas.
Motores embuchados são aqueles cujo eixo que faz girar a hélice é suportado no corpo do motor por um sistema de buchas. Rolamentados (ou roletados como se diz) são os que utilizam rolamentos. Os embuchados, em razão de atritarem mais com o corpo, atingem rotação em torno de 20% menos dos que os rolamentados. As buchas quando estragam são de difícil reparo (ou não tem conserto), os rolamentados troca-se o rolamento. De qualquer forma, persistimos recomendando os embuchados para quem está iniciando. Por primeiro porque são mais baratos (algo em torno de 30% mais barato) e por segundo em razão de que as buchas hoje estão sendo tão bem feitas que dificilmente estragam (ao contrário do que ocorria há alguns anos).
Anelados são os motores que possuem anéis no pistão. ABC, uma tecnologia mais recente, são os que não utilizam anéis. O motor ABC surgiu da constatação que a parte superior do cilindro dos motores esquenta mais que a parte inferior do cilindro, pois que é ali que se verificam as explosões.
Esquentando mais, a parte superior se dilata mais. Assim criaram um motor que quando ele está frio, sua parte superior possui um diâmetro menor dentro de cilindro. Ao esquentar, essa parte se dilata mais que a inferior ficando do mesmo tamanho e impossibilitando (ou dificultando) assim a passagem de combustível para baixo (o que faz com que se dispense a utilização dos anéis, cuja finalidade é justamente essa, impedir que o combustível passe da parte superior do cilindro para a inferior na fresta que existe entre o pistão e a camisa).
Com que motor iniciar, anelado ou ABC? É indiferente. Qualquer um deles é bom.
Quanto às marcas 2 tempos há os motores OS, Supertigre, Thunder Tiger, Asp, Enyia, YS, Webra e o CB nacional.
Os mais caros são os OS.YS não é motor para iniciante.
Enyia, embora seja um excelente motor e que há alguns anos era a preferência nacional, não possui peças de reposição atualmente no mercado brasileiro.
O motor CB, produzido no Brasil pela micromecânica, tem o .25 e o .46. O motor é bom e barato. Possui peças de reposição. Mas não recomendamos como 1o. motor, posto que tem certos macetes.
Qual motor a Hobby Esportes recomenda para quem quer iniciar? Um motor .20 a .40. Não precisa ser roletado. Os motores .46 OS, .45 Supertigre e .46 Thunder Tiger não recomendamos. São motores meio violentos e que podem machucar o iniciante.
São motores para uma segunda fase.
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