sábado, 1 de fevereiro de 2014
B.E.C. (Battery Eliminator Circuit)
Algumas vezes necessitamos de um B.E.C. (Battery Eliminator Circuit) ou circuito eliminador de bateria extra. Normalmente em modelos grandes e acrobáticos.
O B.E.C. vem da necessidade dos modelos GLOWs, de uma bateria para o RX e Servos.
Nos primeiros elétricos tínhamos o PACK de baterias para o RX e Servos, mais o PACK de Potência para o motor (como nos GLOWs).
Os E.S.C.s (atuais) tem B.E.C.s internos e eles vão de 1 a 5 amperes em geral.
Quando colocamos um B.E.C. externo, esquecemo-nos de um detalhe que vou citar agora.
Imaginem um B.E.C. de 5 amperes, com uns 2 amperes de folga, isto quer dizer, que os servos mais RX, vão puxar 3 amperes.
Agora imaginem que este B.E.C. está ligado a nossa bateria de 10Ah de 6S, ou seja 25,2 volts (carregadinha).
A tensão de saída do B.E.C. é de 5 volts e a de entrada de 25,2v...
O B.E.C. é basicamente um regulador de tensão, logo sobre o regulador ficará a diferença entre a tensão de entrada e a tensão de saída, ou seja:
25,2 - 5 = 20,2 volts
E sobre o regulador (série) passa a corrente que circula nos servos e RX, ou seja, 3 amperes.
A potência dissipada (ou perdida sobre o regulador é o produto da tensão pela corrente...
que é:
20,2 x 3 = 60,6 watts...
Esta potência é perdida em forma de calor, somente para regular os 5 volts.
Em casos de necessidade de B.E.C. externo, use sempre uma bateria de 2S ou 3S no máximo para alimentar o B.E.C., para não super-aquecê-lo e não desperdiçar energia vital para o vôo do seu modelo.
;)
Fazendo um B.E.C. em casa...
Podemos utilizar integrados reguladores para diversas correntes, facilmente encontrados no mercado. Ou retirar os reguladores 4910, de um E.S.C. queimado que tenha os reguladores ainda bons.
No caso, podemos colocar reguladores em paralelo...
Nos E.S.C.s, normalmente tem uns quatro 4910 (ou similar) em paralelos.
Mas reforçando...
Se não é um problema de peso, o acréscimo de mais 4 células NiMH, pode ser mais vantajoso colocar as 4 "pilhas" do que pagar caro por um B.E.C. (que é tão simples de se fazer em casa) e mais uma LiPo de 3S.
Quem estiver fazendo um aero com bateria maior que 4S e/ou com muito consumo de eletrônica embarcada, o que é bem comum, lembre-se de sempre avaliar esta possibilidade.
... Atualmente já existem BECs que possuem uma fonte chaveada internamente e esta, permite que o BEC seja alimentado por tensões maiores (baterias acima de 4S). Estes, são conhecidos como UBECs.
E o preço já caiu bastante, desde a elaboração deste artigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário