segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Entenda o que significam alguns termos do hobby: KIT RTF ARF BNF PNP ESC BEC WAG GYRO

para você que está começando agora, fiz uma seleção dos termos mais usados e depois dessa publicação, você não ficará mais perdido numa conversa em um fórum ou no clube de vôo com seus amigos :) Espero que aproveitem as definições dos termos e siglas: KIT: Um KIT significa que o helicoptero vem desmontado, porém completo para montagem. Um KIT não necessáriamente precisa vir com a eletrônica. RTF: RTF (Ready to Fly) é o modelo que já vem pronto para vôo. A caixa vem com o modelo, rádio controle e bateria. Mesmo se chamando “Pronto para Voar”, não significa que ele vem realmente pronto para vôo. As vezes é necessário fazer regulagens como trimagens e validação da montagem. ARF: ARF (Almost Ready to Fly) é o modelo que vem construído e falta alguma eletrônica para voar. Geralmente vem faltando do ESC, motor e receptor. BNF: BNF (Bind aNd Fly) é similar ao RTF, só que não vem com rádio controle. É necessário você fazer o Bind (sincronizar o receptor com o transmissor) e voar. PNP: PNP (Plug aNd Play). É alguma coisa entre ARF e RTF. Geralmente vem 100% completo, faltando a bateria, receptor e transmissor. O resto e só plugar e voar. ESC: ESC (Eletronic Speed Controller) é o componente que literalmente controla a quantidade de eletricidade enviada ao motor, controlando assim a sua velocidade. BEC: BEC (Battery Ellimination Circuit) é o componente que elimina a necessidade de se instalar uma bateria exclusiva para alimentar o receiver(rx) no modelo. Ele pode vir integrado ao ESC (que é o mais comum) ou pode ser um componente separado. Geralmente se coloca um BEC quando a bateria tem uma voltagem alta, e quando os servos exigem muita amperagem, então para melhorar a performance, se usa um ESC para o motor e um BEC externo exclusivo para o receptor e servos. WAG: tail WAG, ou em portugues, o abanar da cauda é o termo utilizado quando a cauda do helicoptero abanda da esquerda pra direita continuamente devido ao excesso de ganho do Gyro. Com o ganho muito alto, o gyro tenta compensar o balanço da cauda e acaba compensando a si mesmo, gerando o tail wag, ou somente wag. GYRO: Gyro é um pequeno componente que detecta qualquer guinada do helicoptero para a esquerda ou direita e envia um comando para o servo de cauda, travando o heli em sua posição. SERVO: É um componente responde à um comando (sinal pode ser digital ou analogico), alterando sua posição mecanica. No helicoptero é usado por exemplo na bailarina, para fazer movimentos como frente, trás, esquerda, direita. Também pode ser utilizado para recolher um trem de pouso, dentre outras aplicações. RX e TX: RX ou Receiver, é o receptor que fica no modelo. Já o TX ou Transmitter é o seu Rádio Controle. BIND: É a sincronização entre um Tx e um Rx. Dependendo do rádio, um Tx pode ser sincronizado com mais de um Rx, podendo assim, um mesmo rádio, controlar modelos diferentes, um por vez é claro…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...