segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Entenda o que significam alguns termos do hobby: KIT RTF ARF BNF PNP ESC BEC WAG GYRO
para você que está começando agora, fiz uma seleção dos termos mais usados e depois dessa publicação, você não ficará mais perdido numa conversa em um fórum ou no clube de vôo com seus amigos :) Espero que aproveitem as definições dos termos e siglas:
KIT:
Um KIT significa que o helicoptero vem desmontado, porém completo para montagem. Um KIT não necessáriamente precisa vir com a eletrônica.
RTF:
RTF (Ready to Fly) é o modelo que já vem pronto para vôo. A caixa vem com o modelo, rádio controle e bateria. Mesmo se chamando “Pronto para Voar”, não significa que ele vem realmente pronto para vôo. As vezes é necessário fazer regulagens como trimagens e validação da montagem.
ARF:
ARF (Almost Ready to Fly) é o modelo que vem construído e falta alguma eletrônica para voar. Geralmente vem faltando do ESC, motor e receptor.
BNF:
BNF (Bind aNd Fly) é similar ao RTF, só que não vem com rádio controle. É necessário você fazer o Bind (sincronizar o receptor com o transmissor) e voar.
PNP:
PNP (Plug aNd Play). É alguma coisa entre ARF e RTF. Geralmente vem 100% completo, faltando a bateria, receptor e transmissor. O resto e só plugar e voar.
ESC:
ESC (Eletronic Speed Controller) é o componente que literalmente controla a quantidade de eletricidade enviada ao motor, controlando assim a sua velocidade.
BEC:
BEC (Battery Ellimination Circuit) é o componente que elimina a necessidade de se instalar uma bateria exclusiva para alimentar o receiver(rx) no modelo. Ele pode vir integrado ao ESC (que é o mais comum) ou pode ser um componente separado. Geralmente se coloca um BEC quando a bateria tem uma voltagem alta, e quando os servos exigem muita amperagem, então para melhorar a performance, se usa um ESC para o motor e um BEC externo exclusivo para o receptor e servos.
WAG:
tail WAG, ou em portugues, o abanar da cauda é o termo utilizado quando a cauda do helicoptero abanda da esquerda pra direita continuamente devido ao excesso de ganho do Gyro. Com o ganho muito alto, o gyro tenta compensar o balanço da cauda e acaba compensando a si mesmo, gerando o tail wag, ou somente wag.
GYRO:
Gyro é um pequeno componente que detecta qualquer guinada do helicoptero para a esquerda ou direita e envia um comando para o servo de cauda, travando o heli em sua posição.
SERVO:
É um componente responde à um comando (sinal pode ser digital ou analogico), alterando sua posição mecanica. No helicoptero é usado por exemplo na bailarina, para fazer movimentos como frente, trás, esquerda, direita. Também pode ser utilizado para recolher um trem de pouso, dentre outras aplicações.
RX e TX:
RX ou Receiver, é o receptor que fica no modelo. Já o TX ou Transmitter é o seu Rádio Controle.
BIND:
É a sincronização entre um Tx e um Rx. Dependendo do rádio, um Tx pode ser sincronizado com mais de um Rx, podendo assim, um mesmo rádio, controlar modelos diferentes, um por vez é claro…
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário