segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sistemas de Propulsão – Glow e Gasolina

Até agora tratamos o assunto de maneira macro passando um overview das partes de um helicóptero pensando em um iniciante, começando a se familiarizar com termos, componentes e como se dá o vôo de um helimodelo. A partir de agora vamos começar a tratar de maneira mais detalhada todos os componentes de um helimodelo. Vamos abordar informações adicionais sobre os tipos de helicópteros e os kits disponíveis além dos demais equipamentos necessários para montagem e manuntenção. Vamos começar abordando com os sistemas de força, de propulsão de um helicóptero pois para abordarmos os tipos de kits existentes fará mais sentido se já entendermos os 2 tipos básicos de propulsão que temos hoje no mercado: Motores a explosão ou elétricos. SISTEMAS DE PROPULSÃO Como já mencionado no Post que trouxe o overview dos helicópteros, existem 2 tipos de propulsão: - Motores de cobustão Interna - Motores Elétricos Nenhum destes tipos é melhor que o outro. Cada um trás vantagens e desvantagens. Motores de combustão interna Geralmente são motores glow de 2 tempos. Os motores glow utilizam como combustível uma mistura de metanol (um tipo de álcool), nitrometano e óleo comprada já pronta nas casas do ramo.art7_motor_vela Estes motores utilizam uma vela de ignição com um filamento incandecente que é “aceso” utilizando uma bateria externa conectada à vela. Para ligar o motor é necessário plugar esta bateria a vela , que , com o filamento incandescente fará a ignição da mistura de combustível dentro do motor. Uma vez que o motor estiver funcionando a bateria pode ser removida pois o próprio calor do processo de combustão mantém o filamento da vela aceso. Os motores glow são bem simples e extremamente potentes. Com um tanque de combustível é possível voar de 5 a 20 minutos* * O tempo de vôo depende de diversos fatores e pode variar pelo estilo de Vôo, potência do motor, tamanho do modelo, etc. Os motores glow são disponíveis em diversos tamanhos e potências. O tamanho do motor é medido pelo volume de deslocamento em sua câmara de combustão. Por exemplo, um motor tamanho 50 possui um deslocamento de 0.50 polegadas cúbicas (cu in ou c3) dentro da câmara de combustão. Os motores de helicóptero variam de tamanho 30 a 90, sendo os mais populares os de tamanho 30, 50 e 90. A potência obviamente aumenta conforme o tamanho do motor. Motores 30 tém aproximadamente 1 hp (horse power/cavalo de força) já um motor 90 aproximadamente 3 hp. art7_motores Motores maiores consomem mais combustível que motores menores. Os motores dos modelos tidos para iniciantes sempre ficaram na casa dos motores 30 ou 40 como o famoso Raptor 30 da Thunder Tiger . Porém nos ultimos anos este conceito vem mudando e fabricantes como a ALIGN , criadora dos T-Rex, sequer possue modelos nitro para motores 30 . Apesar de um modelo como o Raptor 30 ser capaz de executar vôos avançados, muitas pessoas preferem já comprar um modelo para motor 50 como o Raptor 50 ou Trex 600 (600 aqui não é o tamanho do motor, e sim o tamanho das pás do rotor principal em milímetros) pois já terão em mãos uma máquina mais avançada para o futuro. É claro que já são maquinas mais caras que um modelo 30 e vai mais da opção de cada um e da verba disponível. Neste momento não vamos nos preocupar ainda com o que comprar, mais a frente teremos um tópico exclusivo sobre este item.

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