quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Trimagem

Sempre que montamos algum modelo, ou precisamos programá-los em um rádio controle, nos preocupamos com vários parâmetros. Um deles é a trimagem, ou seja, manter o modelo voando reto enquanto não for comandado para que ele vire. Você já deve ter voado um aeromodelo que necessita de comando para voar reto, isto não é normal, ele está destrimado. Com alguns passos básicos você conseguirá voar mais tranquilo, e alinhado. Estes passos contemplam desde o início do ajuste. É importante começar com todas as programações zeradas (trim e subtrim) em um dia com pouco vento: 1º - Depois de terminado a montagem física da linkagem (arame que liga o servo aos comandos), espera-se que no centro do servo a superfície de comando enteja alinhada. Como mostra a imagem 1. Caso não esteja igual a foto, corrija fisicamente até que fique parecido, pelo menos. 2º - Vá à programação subtrim (para rádio computadorizado), ou no trim do rádio (para não computadorizado) e ajuste até que a superfície fique mais alinhada possível com o modelo, como mostra a imagem 2. Pronto, seu aeromodelo está pronto para voar, mas não totalmente ajustado. As instruções a seguir devem ser feitas em voo: 3° - Preste muita atenção na decolagem, pois apesar das superfícies terem sido ajustadas em solo, em voo, elas podem não estar alinhadas como esperado. 4° - Depois de decolar, suba a uma altura segura e ajuste o trim do rádio para que voe sem subir ou descer, após isto, ajuste o aileron para que o modelo voe sem girar. Este não será o ajuste final, portanto não precisa ficar perfeito, mas quanto mais reto, melhor. 5° - Observe se o modelo está guinando para algum lado, guinada é o comando dado pelo leme. Caso esteja, corrija no trim do leme. 6° - Ajuste novamente aileron e profundor, o mais perfeito possível, pois estes são influenciados pelo leme. 7° - Desse jeito estará quase trimado, mas ainda tem um detalhe simples, mas importante. Faça uma curva “simples”, dê aileron e cabre suavemente. Caso você sinta uma resistência em virar para um lado (ex. esquerda) e muita facilidade para virar para outro (ex. direita), de mais trim para o lado resistente (ex. esquerda). Só termine de fazer este ajuste quando conseguir virar para os dois lados com a mesma facilidade, só então seu leme estará trimado. 8° - Ajuste novamente aileron e profundor, o mais perfeito possível, pois este será a trimagem final.Possíveis problemas de “trimagem”: O modelo sobe (ou desce) quando acelero (ou desacelero) [Também se aplica ao leme]:O problema está no ângulo do motor com a fuselagem. Para ajustar, coloque arruelas no parafuso entre o motor e a parede de fogo. Se subir quando acelera, o motor está puxando pra cima, coloque arruelas nos parafusos de cima. O contrário também é válido. O modelo Rola (gira) quando acelero (ou desacelero): O problema está na asa, ela está empenada, ou seja, funciona como uma hélice puxando o avião para algum lado. Quando você varia a aceleração ela rola mais ou menos. Para resolver, estique a entelagem do lado correto até que as duas pontas da asa fiquem paralelas.

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