quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Comprando dos EUA e China
Sei que esse assunto é de interesse geral, pois todos temos que adquirir peças para nosso hobby, sejam elas para a montagem de um modelo novo, ou apenas para alguma manutenção.
Na hora da compra vem a grande dúvida: Onde comprar! A primeira opção é ir há alguma loja da região e adquirir a peça requisitada, a segunda, comprar via internet de qualquer loja do Brasil e a terceira, comprar de qualquer loja do mundo. Esse tópico é focado na terceira opção: Como comprar aeromodelos ou peças de qualquer parte do mundo (Lê-se EUA e China).
Deixo claro desde já que esse tópico não é patrocinado por nenhum dos sites citados abaixo, ele expressa somente a minha opinião e experiência.
Também não me responsabilizo por nenhum prejuízo ou dano causado pelo uso das informações.
Algumas considerações iniciais:
Ao escolher uma loja para comprar peças, você deve se atentar a alguns critérios: preço, prazo de entrega, risco de taxação da alfândega e qualidade do produto. Não é lógico adquirir um item da China se você precisa dele para o final de semana.
Agora vamos ao que interessa: COMO comprar do exterior!!!
1. MODO DE PAGAMENTO
A maneira como você vai enviar o dinheiro para o vendedor.
1.1. PAY PAL: O método mais utilizado e seguro para pagamento on-line é o paypal.com.br, uma empresa multinacional que realiza transação internacional e “conversão” de moedas. Apesar de muitos boatos terem surgidos, a empresa aceita somente cartão de crédito internacional para as compras realizadas no exterior. Dessa maneira seus dados ficam protegidos, o vendedor recebe somente o seu dinheiro, e não seus dados bancários.
1.2. CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: É como se você comprasse é qualquer loja nacional, seus dados são enviados para o vendedor e ele os repassa para a operadora do cartão. Nunca utilize essa modalidade para comprar de loja não confiável, pois você pode cair em algum golpe.
2. SITES RECOMENDADOS
2.1. EBAY.COM: Um site análogo ao Mercado Livre, porém os vendedores são muitos sérios e cumprem a risca o combinado. Além de o site dar grande apoio à compra e garantir a devolução do dinheiro caso a encomenda não chegue. Compro nesse site quando preciso de alguma peça isolada, pois é complicado para incluir muitos itens em um envio.
2.2. HOBBYKING.COM: Uma loja completa, que vende tudo: desde pequenos detalhes até aeromodelos para motor 50cc. Sempre que preciso de vários itens utilizo o site. Oferecem um bom atendimento online (em inglês), e possuem um depósito no Brasil (o que é viável para alguns itens).
3. MODALIDADE E PRAZO DE ENTREGA:
3.1. TRANSPORTADORA: As mais conhecidas são a DHL e FEDEX. É o frete mais caro, normalmente o dobro do envio “comum”. O prazo de entrega (até chegar a alfândega) é curto, geralmente de dois dias a uma semana. O risco de ser taxado pela alfândega brasileira é alto devido às empresas declararem o valor real da mercadoria e possuírem um rápido desembaraço alfandegário.
3.2. ENVIO COMUM: O método mais barato e, a meu ver, mais compensador. Geralmente a entrega demora de 20 a 50 dias. Possui um risco de taxação pela alfândega menor.
4. IMPOSTOS
4.1. TAXA ALFANDEGÁRIA: Imposto cobrado pela importação da mercadoria. A parte federal custa 60% do valor do produto mais frete. A parte Estadual (ICMS) varia de 0 a 20% dependendo do estado de entrega. É impossível saber se esse imposto será cobrado até que sua encomenda passe pelo posto de fiscalização. Caso ele seja cobrado, aparecerá escrito no rastreio da sua encomenda: “Tributado”, você deverá retirar seu pacote nos Correios quando ele chegar e pagar o imposto em dinheiro no ato da retirada. Caso não seja tributado, basta aguardar a entrega no seu endereço. De 45 compras internacionais que já fiz, apenas cinco foram taxadas. A meu ver, a chance de taxação é baixa.
4.2. IOF: Imposto cobrado por transações internacionais via cartão de crédito. O valor é de 6,38% sobre o valor pago na fatura.
Esse é um resumo do conhecimento necessário para fazer uma compra internacional tranquila. Claro que isso não é nenhuma garantia, eu já perdi um aeromodelo de 1,5m no depósito de Campinas-SP. Segundo os Correios ocorreu um extravio do lote, concluindo, perdi meu dinheiro.
O segredo é começar e ir aprendendo aos pouco qual é o melhor caminho para comprar peças. A única coisa inviável é “dar” dinheiro para vários vendedores brasileiros que abusam do preço de venda.
O caminho é esse, mas caso você prefira que alguém realize a compra e envie diretamente para sua casa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário