domingo, 2 de fevereiro de 2014
RECEPTORES DE RADIO CONTROLE
Os rádio controles de aeromodelos são obviamente controlados por sinais de radio-frequência. O rádio consiste de vários componentes. O piloto segura um transmissor que é usado para enviar os sinais a um receptor. O Receptor localizado no aeromodelo é também por sua vez ligado aos Servos. Os Servos são os responsáveis pelos movimentos das partes móveis do modelo, como o profundor, leme, aileron, trêm de pouso, regime do motor etc. Tudo isto é movido graças à energia fornecida pelas baterias. Estes são então os principais componentes da unidade de radio comando de um aeromodelo, as quais explico abaixo com maiores detalhes.
O Transmissor é uma caixa que contém alavanças de comando permitindo o piloto controlar os diversos Servos instalados no modelo. Cada função requer o uso de um "canal", portanto, quanto maior o número de canais em um rádio, maior será o número de funções que você poderá controlar. O maior número de canais que já pude ver, foi 10 sendo que os rádios mais populares tem 4 canais, quantidade que permite o uso de praticamete todos os tipos de modelos. Cada transmissor também tem uma frequência distinta de operação. Há cerca de 50 frequências disponíveis para o uso de aviões e portanto mais de uma pessoa pode voar ao mesmo tempo desde que use frequências diferentes. O transmissor tem em geral um potência de saída de 1 Watt. Isto é suficiente para controlar o modelo no limite da visão de uma pessoa.
Receptor
O receptor fica dentro do avião, geralmente na fuselagem, e portanto ele é bastante pequeno e leve. Ele recebe os sinais emitidos pela unidade transmissora na mão do piloto. O receptor tem pontos de conexão com os servos e também com sua bateria de alimentação. Para que um receptor opere com uma dada unidade de radio-transmissor, este precisa ter um cristal de frequência que seja idêntico a do transmissor. Não só a frequência deve ser a mesma mas o seu tipo de modulação.
Modulação
Quando compramos um rádio, temos a escolha de três tipos de modulação, AM, FM ou PCM. AM ou Amplitude Modulada. é o tipo de rádio mais barato e também o que mais sujeito está a interferências de outros sinais transmissores. Este tipo de modulação é do mesmo tipo das estação AM que costumamos ouvir. Minha experiência com AM foi boa, entretanto me lembro de vários episódios onde tive problemas de interferência. Nenhuma delas causou nenhuma quebra de modelos, mas tira-nos a confiança para o manuseio destes modelos que podem trazer consequências graves se cairem em cima de objetos e principalmente pessoas. O FM ou Frequência Modulada, é o próximo tipo de rádio e mais indicado para ambiêntes sujeitos a interferências. Os rádios FM custam geralmente um pouco mais comparados com os AM. O PCM, ou "Pulse Code Modulation" (Modulação Codificada) é o último tipo. Este poderá oferecer vantagens sobre o do tipo FM, mas nem sempre. Eu explico :
Com um rádio PCM, todo o sinal que é enviado pelo transmissor é processado por um comando de "liga" e um de "desliga". O receptor do avião ignora qualquer qualquer e todo sinal de rádio até ele receber um sinal "ligado" válido vindo do seu transmissor. Então o receptor aceita este sinal até que um outro de "desliga" seja detectado. Se houver muita interferência de rádio, o receptor é incapaz de reconhecer um sinal "ligado" válido do seu transmissor e portanto ignora todos os sinais, incluindo a interferência. A questão então que nos colocamos é a seguinte : O que o receptor faz uma vez que começa a ignorar todos os sinais ? Bem, este pode ser programado para deixarem todos os servos na última posição ou move-los para uma posição pré-programada pelo piloto, por exemplo tudo neutro. Se você estiver no meio de um vôo nivelado e o receptor ficar bloqueado por um momento, talvez você nunca venha a saber que houve um problema. Entretanto se você estiver num mergulho, talvez você não tenha tempo para recuperar o controle e salvar seu modelo. Portanto o PCM é melhor que o FM ? Muitos aeromodelistas pensam que sim, mas outros preferem passar por algum tipo de interferência e ter entretanto algum tipo de controle do aeromodelo. Um outra razão pelo FM é que se você estiver tendo pequenas interferências, você pode sempre fazer algo para evitar isto, mesmo que seja deixar para praticar outra hora ou em outro lugar. Com o PCM você só percebe que tem interferência no momento em que você literalmente perder o controle do modelo e a função pré-programada entrar em ação, o que pode ser muito severo e não permitir que o modelo saia inteiro. Os PCMs ainda tem preço mais elevados que os FM.
Servos
Os servos tem um pequeno motor no seu interior que funcionam quando traduzem os sinais recebidos do receptor. Eles possuem eixos que são conectados a pequenos "braços" ou alavanças circulares. Quando o receptor recebe um sinal e comanda o servo, o eixo deste faz um movimento de rotação que pode ser curto, longo, no sentido horário ou anti-horário o qual corresponderá ao sinal emitido pelo transmissor, traduzido pelo receptor cuja origem foi a vontade do piloto. Deste modo os servos podem ser ligados aos horns de comando do avião, comandando assim diversos e inimagináveis funções num aeromodelo, dentre elas as principais, o profundor, leme, regime do motor, aileron etc. O servos existem em diferentes tamanhos e potências. Mini servos podem ser usados para movimentar ailerons e serem colocados dentro das asas, assim como equipar aviões com pouco espaço e extremamente sensíveis à excesso de peso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário