segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AJUSTANDO O MOTOR

Os motores glow precisam ser bem ajustados para funcionarem corretamente. Este ajuste consiste em alterar o o fluxo de ar-combustível através das agulhas de marcha lenta e de alta rotação dos motores. art7_agulhas Um correto ajuste produzirá a maior potência, garantirá a lubrificação ideal e manterá a temperatura adequada. Você já deve ter escutado os termos “mistura mais rica” ou “mistura mais pobre”. Estes termos significam que em uma mistura mais rica, existe mais combustível na mistura ar-combustível. Já uma mistura mais pobre, existe mais ar na mistura ar-combustível. Os motores glow passam por um período de amaciamento onde devem permanecer utilizando uma mistura mais rica que o normal. Os motores que funcionam muito “pobres” tem uma vida útil muito menor, portanto é importante realizar a correta regulagem obedecendo o manual do motor. Este processo de amaciamento do motor pode ser um pouco complicado para os iniciantes. Veja alguns pontos e pense as respostas - Olhe para a fumaça saindo do escapamento, garante que esteja saindo a quantidade suficiente. “Mas quanto é suficiente? Especialmente pois a quantidade de fumaça depende também da marca do combustível)” - Veja se o motor não está muito quente após o vôo e procure garantir que ele não esteja quente demais. “Mas quanto é muito quente” - Escute o som do motor, se parecer que está muito rico, empobreça a mistura. Se parecer muito pobre, enriqueça a mistura. “Como o som de uma mistura rica se parece? Como o som de uma mistura pobre se parece?” - Sinta a resposta e a potência do motor durante o vôo e ajuste-o. “Ei, eu mal consigo tirar essa coisa do chão sem quebrar, o que vou saber sobre sentir o motor durante o vôo” J O manual do motor pode trazer informações que são difíceis para um novato. É claro que muitas pessoas conseguem funcionar seus motores, então isso pode ser feito. Porém peça ajuda a alguém mais experiente que irá explicar o que irá fazer e ensiná-lo como ajustar seu motor. Não são raros os casos de iniciantes que fundiram motores por não terem feito o correto ajuste, principalmente durante o amaciamento. O ajuste inicial de um motor para aeromodelo dependerá de diversos fatores: tipo do motor, tipo da mufla, tipo do combustível. Em dúvida, ajuste o motor para as configuraçòes de fábrica e enriqueça a mistura um ou dois cliques na agulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...