domingo, 2 de fevereiro de 2014

O SERVO .

O servo é uma peça que possui em cima uma alavanca que se movimenta obedecendo o comando do transmissor. O servo vai dentro do aeromodelo. São tantos os servos quantos forem os canais do rádio. Cada canal do rádio comanda um servo. Existem diferentes modelos de servos uns com mais tração outros com menos. Soprador O soprador é muito parecido com um secador de cabelo. A diferença é que esquenta mais. Tem por finalidade esticar o monokote, aeroplast ou vinil por ocasião da entelagem do modelo. Spiner O spiner é um cone, normalmente de plástico, que vai na frente da asa. Não tem apenas função estética. Ele protege o motor no caso de um choque frontal, amortecendo a pancada. Em caso de colisão com uma pessoal, ele também produz esse mesmo efeito. O spiner facilita, também, a colocação do starter para fazer o motor pegar. Motores .40 pedem spiner de 2" a 2" 1/4. Starter É um aparelho elétrico que faz girar um eixo na ponta do qual vai uma borracha que tem por fim sem prensada contra o spiner para fazer o motor girar. É utilizado para dar a partida no motor. Funciona com uma bateria de 12 volts. Essa bateria, se não for uma selada dentro da caixa de campo poderá ser a bateria do automóvel. O starter 90 pode ser utilizado em motores até .60. Motores maiores necessitam de um starter mais potente, o starter 180. Strip Strip ou orelha é uma pequena peça de plástico que vai presa na alavanca que movimenta o aeleron. O link que traz o movimento do servo através do pushroad se prende a alavanca através da intermediação do strip. Stol Para que o aeromodelo voe ele precisa estar em uma velocidade mínima em relação ao ar (não ao chão). Se ele diminuir essa velocidade mínima, ele estola, entra em stol, ou seja, perde a sustentação em cai. O stol é aquela a reação (perda da sustentação) do aeromodelo pelo fato de ele ter voado abaixo da velocidade mínima. O piloto experiente sabe quando o aeromodelo está se aproximando da velocidade de stol, o piloto sente que o aeromodelo começa a ficar bamba, a perder o controle, os comandos já não respondem imediatamente. Após o stol o aeromodelo cai e é nessa queda que ira recuperar a velocidade e sair do stol. Se estiver muito perto do chão, quando ocorrer o stoll, poderá não haver espaço suficiente para que ele recupere a velocidade planeio. Treinamento de importância fundamental para quem quer se tornar um piloto com completo domínio do aeromodelo é o vôo em pré-stol. O aeromodelo deve ser pilotado bem lentamente, com velocidade bem pouco superior àquela que o colocará em stol. Quem só voa com muita velocidade não obtém nunca o completo domínio do aeromodelo. Supertigre É uma marca italiana de motores para aeromodelismo. São motores de boa qualidade e que não custam muito caros. A marca Supertigre é representada no Brasil pela importadora Aeromodelli. Tanque Os tanques de aeromodelismo são de plásticos. Os das marcas tradicionais vão desde 2s onças até 24 onças. Para um motor .40 utilizasse normalmente um tanque de 10 a 14 onças. São feitos em material plásticos. Possuem duas saídas onde vão fixadas as mangueiras de silicone. Uma saída é a do combustível. Uma extremidade conecta com o carburador e na outra tem o pescador dentro do tanque. Esse pescador é um pequeno peso que tem por fim pegar o combustível esteja o tanque de lado ou de cabeça para baixo (no vôo de dorso). A outra saída está mais para entrada do que para saída. Uma extremidade conecta com a descarga e outra com o interior do tanque. Estatem por finalidade levar a compressão que existe na descarga para dentro do tanque. Essa compressão ou pressão lançada no interior do tanque contribui para que o combustível seja lançado dentro do carburador. Tecido de fibra Utilizado para construir e consertar em fibra de vidro. É vendido por metro nas lojas especializadas em fiberglass. Terminal de bateria É o fio que sai da bateria do receptor e conecta o receptor. Terminal de servo É o fio que sai do servo e conecta o receptor. Thunder Tiger É uma marca de produtos de aeromodelismo e automodelismo. Kits, acessórios, motores. Representada no Brasil pela Aeromodelli. Trainer Diz-se aeromodelo trainer aquele que se presta para o aprendizado. Éfundamental que voe lento. São as seguintes as suas característica principais: asa alta, leve, asa assimétrica (reta embaixo). Trem de pouso O trem de pouso é o trem central. Pode ser feito em alumínio, aço ou fibra de vidro. Deve possui uma certa flexibilidade com vistas a amortizar choques. Trem retrátil Nos rádios 6 canais, o quinto e o sexto canal são destinados aos trem retrátil e aos flaps. O recolhimento do trem, além de dar uma idéia maior de realidade, é de recomendável para os aeromodelos feitos para voar em alta velocidade, pois que diminui o arrasto e dá mais estabilidade ao aeromodelo. Vela A vela pode ser quente ou fria, dois tempos ou quatro tempos. Para voar em alta rotação recomenda-se vela fria, para voar em baixa vela quente. Motores 4 tempos não funcionam bem com velas de 2 tempos, tendem a apagar. A vela 4 tempos esquenta com mais facilidade para compensar o fato de que o motor 4 tempos não atinge grandes temperaturas. Quanto o motor der problemas na alta rotação suspeite da vela. Para saber se a vela está boa, tire-a do motor, ligue-a na bateria ni start e veja se o filete fica incandescente. Se ficar, é 70% que ela está boa. Verruma Ferramenta manual que tem por fim fazer furos. Vinil Além de monokote e aeroplast tem-se utilizado, mais recentemente, o vinil para entelar o aeromodelo. É um plástico com cola por um lado. É bastante fácil entelar com vinil. Após colá-lo a fuselagem ou a asa deve-se passar o aquecedor para ele esticar. Voltímetro Muito útil para testar a voltagem da bateria do receptor. Se a voltagem estiver baixa é porque, como regra geral, a amperagem também esta (pouca carga).

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