quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Como conectar um multimotor
Para a maioria dos modelos que conhecemos, basta fazer uma conexão simples entre a bateria, o esc e o receptor que tudo funciona:
Mas quando o modelo fica um pouco mais complexo, muitos aeromodelistas têm dificuldade para saber como devem ser conectados os componentes. Digo por aeromodelo “complexo”: multimotores. Ou seja, bimotor, trimotor, tetramotor...
Airbus A380, um tetramotor
Seneca, um bimotor
Multimotores são os aeromodelos que possuem mais de um motor.
É notável a praticidade que o motor elétrico traz para esse tipo de aeromodelo. Pois, para multimotores gasolina ou glow é necessário regular todos os motores igualmente, ou seja, na mesma rotação. Se muitas vezes regular somente um motor a cada voo já é trabalhoso, imagine vários...
Elétricos não fogem da regra: Todos os motores na mesma rotação. Sem isso o voo tende a ser instável e perigoso, principalmente para grandes diferenças de rotação.
O importante para esse modelo é possuir todos os conjuntos (esc, motor, bateria e hélice) iguais. Assim a tendência de desbalanceamento do modelo já diminui muito.
Para motores de baixo consumo é possível liga-los na mesma bateria. Verifique se esta tem capacidade para alimentá-los. Para motores maiores o ideal é instalar uma bateria por motor, pois pela alta carga consumida, uma bateria se esgotaria rapidamente. Não se esqueça de interligar as duas baterias (conforme o desenho), dessa maneira as duas mantém a mesma tensão (voltagem) e a rotação será Em modelos com mais motores (3, 4 ou mais) a regra é a mesma, basta conecta-los no mesmo lugar.
Caso você utilize ESC sem BEC, será necessária a utilização de um UBEC (regulador de tensão externo) e a ligação será da seguinte maneira, não importando a quantidade de motores:
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