quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Trocando bateria de Níquel por Lítio

Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e sim aos modelos à combustão. Já experimentou desconectá-la? Não é possível fazer nada, talvez nem partir o motor. Falo da bateria interna que alimenta os servos. Normalmente os equipamentos vêm acompanhados de bateria de Níquel, podendo ser NI-CD (Níquel-Cádmio) ou NI-MH (Níquel-metal hidreto). São ruins? Claro que não, mas não são a última tecnologia em baterias. Estas possuem muitas desvantagens, como: Carga lenta (12 horas), necessidade de carregar todo dia de voo, efeito memória (perda de capacidade) e necessidade de descargas regulares para garantir a vida útil. Para nos livrarmos de todos estes incômodos, podemos substituir as baterias por outras de Lítio. Por estas nos apresentarem carga rápida (no máximo uma hora, podendo ser no campo, minutos antes do voo) e suas cargas durarem mais (pode-se voar dois ou três finais de semana sem carregar). A substituição é simples e relativamente barata. As opções são: Life (6,6V/2S), podendo ser ligada diretamente ao receptor ou Lipo (7,4V/2S), precisa de um regulador de “voltagem” para alimentar os servos.

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