segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tipos de bateria

Independentemente do tipo de propulsão (elétrico, gasolina, glow ou turbina), todo aeromodelo possui pelo menos dois destes itens: servo, receptor, ignição e motor elétrico. E esses equipamentos necessitam de energia elétrica para funcionar, no caso do aeromodelo, o mais viável é uma bateria que forneça energia elétrica. Para nós, o melhor é o uso de baterias recarregáveis, pois são mais práticas, confiáveis e em longo prazo mais baratas. Hoje, com a grande variedade de opções, muitos aeromodelistas ficam confusos e não sabem qual a vantagem de cada uma. Diversos tamanhos de bateria Abordarei somente as baterias recarregáveis mais utilizadas atualmente. Basicamente podem ser divididas em dois tipos: Níquel (Ni) e Lítio (Li). E em quatro subtipos: Ni-Cd e Ni-Mh; Lipo e Life. Níquel - São as baterias mais antigas, e por isso, menos avançadas tecnologicamente; - São mais pesadas comparadas às de Lítio; - Geralmente, acompanham modelos treinadores glow RTF; - Para uma maior vida útil é necessário “dar carga lenta”, através de carregadores de parede ou computadorizados com corrente (amperagem) entre 0,1 e 0,3Ah, o que demora 12 horas; - É o mesmo material das pilhas recarregáveis, a única diferença é que a sua bateria possui varias pilhas soldadas; - Praticamente todos os componentes para aeromodelismo são fabricados para a tensão (voltagem) dessa bateria, portanto são de fácil aplicação, bastando conecta-la diretamente no receptor e nos servos. - Fornece 1,2V por célula nominal e 1,4V em carga máxima. Níquel-Cadmio (Ni-Cd): - Quando não descarregada totalmente por várias vezes, a bateria vai perdendo progressivamente sua capacidade total de carga, o chamado efeito memória. Para evita-lo, o ideal é descarregar totalmente a bateria antes de uma nova carga, caso não seja possível sempre, pelo menos uma vez ao mês. Níquel-hidreto metálico (Ni-Mh): - É uma bateria mais avançada que a Ni-Cd, por isso não possui o efeito memória; - É necessário muito cuidado, pois essa bateria segura a tensão alta até quase o final da sua carga. Portanto, ao medi-la você deve utilizar um medidor compatível para não ser enganado, pois você pode pensar que ela está carregada, mas na verdade está descarregada. Lítio - A bateria mais comum e moderna hoje; Lipo (Polímero de Lítio): - Fornece 3,7V por célula nominal e 4,2V em carga máxima. - Largamente utilizada em motores elétricos pela sua alta capacidade de descarga (20C a 130C); - As mais comuns carregam em uma hora, mas algumas especiais aceitam altas taxas de carga (3C a 10C), o que as carrega em 10 ou 20 minutos; - Quando mal cuidada (ou às vezes espontaneamente) pode pegar fogo; - Para alimentar servos não HV (servos HV aceitam Lipo) é necessário regulador de tensão (bec). Life (Lítio Ferro): - Fornece 3,3V por célula nominal e 3,7V em carga máxima; - Pode ser ligada diretamente em servos não HV (high voltage / alta tensão); - Possui capacidade de descarga baixa comparada à Lipo (3C a 15C); - Muito utilizada em rádio e aeromodelo, pois não precisa de regulador; - Não é inflamável como a Lipo. Em resumo, baterias de Níquel são pouco utilizadas pela sua demora na carga e baixa capacidade de descarga. Eu extingui níquel dos meus modelos em 2012, desde lá utilizo somente Lipo e Life. Lipo é muito boa para motores elétricos, mas para utiliza-la em receptores é necessário regulador. Em rádios pode conecta-la diretamente. Life pode ser utilizada diretamente em receptores e rádios, mas possui baixa descarga para ser utilizada em motores elétricos.

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