sábado, 1 de fevereiro de 2014
Ascendendo L.E.D.s
Ascender é subir...
E ascender um aeromodelo com LEDs embarcados e de forma controlável é muito bacana.
Já temos alguns colegas aeromodelistas que estão iluminando os seus modelos e ligando e desligando o sistema de iluminação através de comando de rádio, geralmente em um canal extra, do rádio.
Já passei esta dicas para vários amigos... Como a ideia fez sucesso, estou publicando-a...
Em primeiro lugar, devemos saber que a iluminação de aeronaves, segue normas internacionais, que visam a SEGURANÇA e a ORIENTAÇÃO do voo.
Os faróis frontais (LUZ BRANCA (LED BRANCO)), no nariz ou trem de pouso (dianteiro) é usado em manobras de TÁXI, DECOLAGENS, POUSOS e em outros deslocamentos no solo, mesmo de dia.
Estes faróis também podem estar nas asas, entre a raiz e a metade das asas em geral.
Nas pontas das asas encontramos luzes coloridas...
Na ASA ESQUERDA, LUZ VERMELHA (LED VERMELHO).
Na ASA DIREITA, LUZ VERDE (LED VERDE).
OBS: Dica para não esquecer Vermelho é de (da) ESQUERDA, como o COMUNISMO, de esquerda e "os vermelhos" ... :o)
Estas luzes servem de orientação, pois quando um piloto ou um observador qualquer, vê uma aeronave em sua direção e observa a luz vermelha a esquerda, isto significa que a aeronave está se afastando. Se a luz vermelha estivesse a direita, a aeronave estaria se aproximando.
No caso de duas aeronaves na mesma rota e mesma altitude, as luzes diriam ao(s) piloto(s) se a outra aeronave vem na direção da sua ou se a sua aeronave é que se aproxima em maior velocidade.
Em cima e no dorso da aeronave também tem LUZES VERMELHAS que PISCAM. Estas são as luzes ANTI-COLISÃO que por serem flashs fortes, alertam a proximidade das aeronaves.
Colocamos LEDS VERMELHOS PISCA-PISCAS usados em bicicletas...
As LUZES ANTI-COLISÃO também podem estar montadas nos lemes de direção.
Estas são as principais, para montarmos em nossos modelos. Existem outras, para os mais detalhistas, facilmente encontráveis numa busca.
Detalhes da eletrificação...
Bom, já é nosso companheiro o servo HXT 900, de 9 gramas... seu pequeno tamanho e preço, é ideal para os elétricos.
Não é muito comum, mas as vezes eles não aguentam os nossos maus tratos e quebram as engrenagens...
Daí, é só desmontar um deles e aproveitar a plaquinha eletrônica.
( Dar o peixe é mais fácil que ensinar a pescar...
Receber tudo pronto... normalmente só nos dá uma parte do prazer... )
Pegar um esquema prontinho e ligar os fios... sem entender o que se está fazendo, não nos permite encontrar algum erro cometido no caminho de uma montagem, SEJA ELA SIMPLES OU COMPLEXA...
Então, em vez de passar um esquema pronto, passo as dicas de como entender o que acontece quando movemos o Stick no TX, de um lado para o outro...
O que ocorre é que o movimento mecânico, é convertido em sinal elétrico e este modula uma portadora de sinal de rádio... esta modulação pode ser de diferentes maneiras, dependendo do modelo do rádio... Inicialmente era modulação AM, depois passou por FM, mudou de modulação para codificação...
Mas o que chega no receptor, é demodulado ou decodificado e é entregue ao servo, um sinal de onda quadrada que varia (geralmente) de 1 a 2 milissegundos...
A plaquinha do servo processa este sinal e coloca um sinal PWM nos terminais do motor do servo.
Complicadinho, né? Mas nem tanto...
Este sinal PWM é como uma chave que fica ligando e desligando os terminais do motor aos terminais da fonte de 5 volts que alimenta o RX e servos, proveniente do REGULADOR DE TENSÃO (VOLTAGEM) do ESC.
Se esta ONDA QUADRADA (PWM) estiver bem quadradinha, o MOTOR do SERVO estará parado. Se variar para mais ou para menos, o SERVO se moverá...
Interessante, né...
Se ligarmos um circuito composto por um LED + um RESISTOR, no lugar do motor, veremos este LED acender e apagar, dependendo do ajuste do POTENCIÔMETRO do servo, o brilho irá oscilar... quando usamos o canal de Leme, por exemplo (com STICK e não CHAVE).
Leia as informações, na figura abaixo e faça uns testes...
É muito fácil de fazer, entender e aprender um pouco mais, sobre a ELETRÔNICA EMBARCADA de nossas AERONAVES R/C.
Para quem não conhece o LED e o RESISTOR, na intimidade, ... ei-los.
Então... para não derreter os LEDs, os resistores devem ter os seus valores corretos.
Para quem não conhece... vou apresentar a "Lei de OHM" (resumidamente)
"V" é a tensão, ou diferença de potencial, ou ainda mais fácil... a VOLTAGEM (em volts) da bateria que vamos usar para alimentar o circuito (LED e Resistor).
Tenhamos em vista, que o LED tem uma tensão (ZENNER) característica. A diferença entre a tensão da bateria e o LED, ficará sobre o RESISTOR (que será calculado).
O RESISTOR é um componente feito de material que "resiste" (dificulta) a passagem dos elétrons... (a CORRENTE).
Esta corrente que é DEFINIDA pelo consumo do LED (neste caso), será de vinte milésimos de um amper (20mA)... (sem o H de hora que é usado na capacidade de corrente armazenada na bateria).
Com a corrente que vai acender o LED (0,02A) e a tensão que sobra... 12,6volts (bateria carregada 3S) menos 3volts (do LED de alta intensidade) que é de 9,6 volts... (fica sobre o RESISTOR uma tensão de 9,6volts), podemos calcular o valor deste RESISTOR.
Diz a "LEI DE OHM" que a intensidade da corrente (I) é o valor obtido pela divisão da tensão aplicada sobre o resistor.
I = V / R...
Então, V = R * I ou ...
R= V / I
Sendo assim...
R= 9,6 / 0,02 = 480 ohms
(OBS 1: lembre-se, para acender somente um LED de 3 volts em uma bateria 3S (12v), com uma corrente de 20mA, usa-se um resistor de 470ohms (valor comercial) e quaisquer outros valores tem que serem recalculados, mas está aí o cálculo).
(OBS 2: No caso do servo, a tensão de saída nos fiozinhos do motor é de aproximadamente 5 volts e este é o valor da "fonte de energia" para os cálculos. ) RECALCULE... =)
Colocando 4 circuitos ( de LEDs mais resistores de 100 Ohms ) em paralelo na plaquinha dos micro servos... ajusto para 20mA para cada circuito o que somam 80mA... o motor do servo deve puxar bem mais que isto quando trabalha perto de seu limite. Usando LEDs de alta eficiência, de 3 volts... e com 20mA fica bem forte.
No Tucano de 1 metro que fiz para o colega Leandro, coloquei dois LEDs nas semi-asas (Verde e Vermelho) mais dois de farol dianteiro (brancos) como o que no trem dianteiro do verdadeiro (que ainda não tem).
Link para download da Planilha LigaLED, que fiz, para quem preferir:
http://www.4shared.com/document/GH_Zr7KV/LigaLed.html
O sinal que vem do RX é um pulso que varia de 1 a 2 milésimos de segundo.
Isto ocorre numa frequência de 20KHz.
Este sinal é decodificado pela plaquinha que gera um sinal PWM de potência que controla o motor do servo (no caso).
O que estamos fazendo é trocar o motor por LEDs (mais resistores limitadores de corrente).
Se não tiver uma plaquinha do servo, podemos fazer um circuito que certamente vai ficar maior que a plaquinha do servo.
Ou, podemos ligar direto em uma bateria 2S extra (para mais LEDs).
Também podemos usar uma extensão em canal vago ou "Y" no conector entre o RX e o ESC, pois é o ESC com seu BEC que estará fornecendo os 5 volts. Dá pra ligar os LEDs, sem comando. (entre o vermelho e o preto (ou marrom))
Para calcular o Resistor, tem a planilha que eu fiz e o AME colocou em:
http://www.4shared.com/document/GH_Zr7KV/LigaLed.html
Quanto a potência do resistor, não precisamos nos preocupar, pois a corrente e a queda de tensão são muito baixas, logo, como o resistor mais comum é o de 1/2 watt, teremos uma boa folga.
No caso, a queda de tensão sobre o resistor, multiplicada pela corrente que passa por ele (e pelo L.E.D.) resulta na potência sobre o resistor. Aumentamos em uns 20% para folga.
Exemplo:
Tensão = 5 volts. (vinda do B.E.C.)
LED de 3 volts
Sobre o resistor ficam 2 volts
Corrente para acender o L.E.D. (escolhida) 20mA
Valor do resistor = 2 / 0,02 = 100 ohms
Potência = 2 volts x 0,02A = 0,04watt ( 1/25 watt )
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