sábado, 22 de fevereiro de 2014

Noções básicas de perfis de asa

Está vendo a foto a acima. É o perfil de uma asa. Você sabe porque ela voa? É bem interessante. Imagine que ela esteja voando. Visualize 10 moléculas de ar enfileiradas na frente da asa um pouco acima do centro do bordo de ataque. Visualiza também 10 moléculas de ar enfileiradas na frente da asa só que um pouco abaixo do bordo de ataque. Quando a asa passar voando por entre essas moléculas as dez de cima vão pelo caminho de cima da asa e as dez de baixo pelo caminho de baixo. Como você sabe, todas as moléculas (as 20) chegarão juntas no final da asa, ou seja, no mesmo momento. Ora, isso acontecendo e tendo em vista que o caminho percorrido pelas moléculas de cima em maior tem-se que as moléculas de cima, durante o percurso, se distanciarão mais umas das outras do que as moléculas de baixo. Nesse segredo é que reside a razão porque a asa voa. Em cima da asa, ficando as moléculas mais distantes umas das outras, a densidade do ar em cima é menor do que a densidade do ar em baixo. Conseqüência: o ar de cima da asa puxa a asa para cima e ela, assim, voa. Legal, né?! Essa asa acima é uma asa assimétrica, ou seja, seus lados de cima e de baixo, são diferentes, propiciando dessa maneira uma boa sustentação. Se vc quiser aumentar ainda mais a sustentação desta asa, vc poderá colocá-lo voando com um ângulo de até 5 graus para cima em relação ao eixo da direção da asa. Existem também as asas simétricas, ou seja, aquela em que o lado inferior e o superior são iguais. Como na desenho abaixo:
Quando os aviões utilizam esse tipo de asa (simétricas) elas não possuem nenhum ângulo em relação à direção da asa. Então, indaga-se, como que nesse caso o avião voa? Nesse caso ele se sustenta com uma leve inclinação de todo o corpo do avião (inclusive da asa) em relação a direção da aeronave. Como na desenho abaixo: Agora, vamos entender, para que servem os diferentes tipos de asa. A asa da desenho 1 se presta para aeromodelos trainer. É um aeromodelo de bastante sustentação e capaz de voar bem lento. Em contrapartida, quando há ângulo de inclinação, ela produz bastante arrasto, é um aeromodelo que não atinge grandes velocidades. Em aeromodelismo, ao contrário do que se dá na avião, não se costuma utilizar ângulo no bordo de ataque. Esse angulo em aeromodelos produz o inconveniente do avião levantar o nariz quando se dá todo o motor. Detalhe importante: esse ângulo é em relação ao eixo da direção que o avião toma, vale dizer, em relação a linha do estabilizador horizontal (pois que esse que determina o eixo da direção). Assim, é a asa da desenho 1 a mais utilizada em aeromodelos trainers. A asa das desenhos 2 é a utilizado para aviões com bastante força (jatos especialmente) e construídos para voar em alta velocidade. Imagine se não fosse assim. Imagine a asa assimétrica e um jato (e o que é pior, com ângulo), quando os motores fossem acionados com força o nariz do avião daria um salto para cima, com motores a pleno não teria profundor suficiente para fazer voar na mesma altitude, ficaria sempre subindo. Fora o grande inconveniente que o arrasto produziria, vale dizer, o jato não atingiria grandes velocidades. Veja abaixo as asas do Hobby Trainer I e do Hobby Trainer II. A do HT I é reta embaixo, dando assim mais sustentação ao aeromodelo, o que permite voar bem lento. Já a do HT II é curva embaixo, tornando menor a sustentação, o que faz com que se aconselhe o motor 46 para o HT II. É isso. São apenas algumas noções bem elementares sobre perfis de asa. Agora, quando vc ver um avião, olhando para o perfil de sua asa, vc já terá condições de ter uma idéia de como ele voa.

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