domingo, 26 de maio de 2013
como enrolar um motor brushless
1º desenho
O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 estatores para fazer o terceiro e quarto estatores
Nota-se no desenho que tambem começa o terceiro estator sentido horario e o quarto anti-horário e assim fechando ou seja S-1 no primeiro estator ponta inicial e E-1 no quarto estator ponta final ou saida
2º e 3º desenho
No segundo e terceiro enrolamentos proceder como no primeiro acima, mais acompanhando o desenho, nesta maneira como mostra, facilita no encontro dos fios para o fechamento em delta.
Para fechamento em delta
S1 soldar com E3
S2 soldar com E1
S3 soldar com E2
Para fechamento em estrela
E1,E2 e E3 soldar juntos
S1,S2e S3 vão para os terminais do ESC
Espero ter ajudado, como eu já fui também
E= end fim
S= Start início Depende de uma série de fatores, mas basicamente:
Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21).
21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção
fechado em delta
hélice 8x4HD
11,1v (3S)
Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima.
Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção
Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima.
ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência.
O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor.
Mas claro, isso tem limites.
Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.Emax 2812 - Enrolamento 24AWG 11 Voltas.
Bateria 3S Turborix 1800mAh 20C-28C
-RPM-------Empuxo(g)-----Vel(Km/h)------Consumo
16230----------265------------123,7-----------6,3A
Emax 2812 - Enrolamento original 28AWG 12 Voltas com fio triplo.
Bateria 3S Turborix 1800mAh 20C-28C
-RPM-------Empuxo(g)-----Vel(Km/h)------Consumo
16200----------264------------123,4-----------6,0A
Testes realizados no PCtaco, o Consumo eu medi no shunt.
Bom, depois vou fazer novos testes enrolando:
-10 voltas no 24AWG
-9 voltas no 24AWG.
-11 voltas no 28AWG triplo
-10 voltas no 28AWG triplo.
motor 2822 original
9x5gws = 780gr , 13.8amp
8x38sf = 620gr, 11amp
motor 2822 reenrrolado
9x5gws = 820gr , 16amp
8x38sf = 780gr , 14.5amp
7x6sf = 620gr ,13.7ampE-Max-2822 original-------------------1060hd GWS-----7900 --------794g-----------18A-------72.2 Km/h
E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----1060hd GWS-----8500---------919g-----------20A-------77.7 Km/h
E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----9050hd GWS-----9200---------809g---------16,5A-------70.1 Km/h
E-Max-13 voltas de fio 25 delta-----8040hd GWS-----12100-------752g----------15.3A------73,8 Km/h
E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----6040E APC-------15500--------471g----------13A--------94.5 Km/h
E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----5050E APC-------16600--------279g-----------9A--------126.5 Km/h
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