domingo, 26 de maio de 2013

como enrolar um motor brushless

1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 estatores para fazer o terceiro e quarto estatores Nota-se no desenho que tambem começa o terceiro estator sentido horario e o quarto anti-horário e assim fechando ou seja S-1 no primeiro estator ponta inicial e E-1 no quarto estator ponta final ou saida 2º e 3º desenho No segundo e terceiro enrolamentos proceder como no primeiro acima, mais acompanhando o desenho, nesta maneira como mostra, facilita no encontro dos fios para o fechamento em delta. Para fechamento em delta S1 soldar com E3 S2 soldar com E1 S3 soldar com E2 Para fechamento em estrela E1,E2 e E3 soldar juntos S1,S2e S3 vão para os terminais do ESC Espero ter ajudado, como eu já fui também E= end fim S= Start início Depende de uma série de fatores, mas basicamente: Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21). 21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção fechado em delta hélice 8x4HD 11,1v (3S) Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima. Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima. ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência. O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor. Mas claro, isso tem limites. Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.Emax 2812 - Enrolamento 24AWG 11 Voltas. Bateria 3S Turborix 1800mAh 20C-28C -RPM-------Empuxo(g)-----Vel(Km/h)------Consumo 16230----------265------------123,7-----------6,3A Emax 2812 - Enrolamento original 28AWG 12 Voltas com fio triplo. Bateria 3S Turborix 1800mAh 20C-28C -RPM-------Empuxo(g)-----Vel(Km/h)------Consumo 16200----------264------------123,4-----------6,0A Testes realizados no PCtaco, o Consumo eu medi no shunt. Bom, depois vou fazer novos testes enrolando: -10 voltas no 24AWG -9 voltas no 24AWG. -11 voltas no 28AWG triplo -10 voltas no 28AWG triplo. motor 2822 original 9x5gws = 780gr , 13.8amp 8x38sf = 620gr, 11amp motor 2822 reenrrolado 9x5gws = 820gr , 16amp 8x38sf = 780gr , 14.5amp 7x6sf = 620gr ,13.7ampE-Max-2822 original-------------------1060hd GWS-----7900 --------794g-----------18A-------72.2 Km/h E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----1060hd GWS-----8500---------919g-----------20A-------77.7 Km/h E-Max-15 voltas de fio 26 delta-----9050hd GWS-----9200---------809g---------16,5A-------70.1 Km/h E-Max-13 voltas de fio 25 delta-----8040hd GWS-----12100-------752g----------15.3A------73,8 Km/h E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----6040E APC-------15500--------471g----------13A--------94.5 Km/h E-Max-11 voltas de fio 24 delta-----5050E APC-------16600--------279g-----------9A--------126.5 Km/h

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