sábado, 1 de fevereiro de 2014
Entenda a cor do que o motor cospe!
Entenda a cor do que o motor cospe! Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida muito comum: Tárcio Minervino, de Itabuna, BA, pergunta se o uso de after run é aconselhável para seu BE 55. Sim! O uso de after run é aconselhável para qualquer tipo de motor a combustão, seja qual for o combustível. Vamos, então, ao que podemos entender sobre a cor do resíduo do escape. O comentário a seguir refere-se aos motores O.S. BE (Bioetanol), mas vale também para motores glow convencionais, que usam combustível a base se metanol.
A mistura padrão O.S. Bioethanol é bastante simples: etanol anidro (99,5%) + 13% de óleo de rícino PA ("para análise, 99,9% de pureza) e aditivos descarbonizante, antioxidante, antiespumante e corante.
O resíduo na saída do escape dos motores O.S. BE, com combustível padrão, deve ser apenas avermelhado em razão do corante. Geralmente, os combustíveis glow convencionais, a base de metanol, também usam corantes (verde, vermelho, laranja etc.), de modo que o resíduo do escape deve ter a mesma coloração. Mas nunca negro!
Se houver resíduo negro isso pode indicar problemas no motor, não no combustível. É mito associar a cor negra ao lubrificante, pois em condições normais, para todos os tipos de combustíveis glow, esse ingrediente não é queimado dentro da câmara de combustão. Aliás, o lubrificante não é queimado simplesmente porque ele tem uma temperatura de inflamação SEMPRE muito abaixo da temperatura em vigor na câmara de combustão. Isso porque o lubrificante tem um duplo papel: além de lubrificar, ele é responsável pela transferência de calor para fora do motor. Ou seja, ele é o sistema de arrefecimento dos motores glow. Então, se o resíduo do escape sai negro, algo anormal está acontecendo no motor, nunca no lubrificante.
Acompanhe com as fotos e compare com o que você vê no seu motor, seja ele BE ou glow convencional, a metanol:
Na primeira foto, o resíduo é o que sai do escape com o motor em funcionamento em condições normais. Para conferir, coloque um pedaço de papel-toalha ou papel higiênico perto da saída do escape e deixe o resíduo espirrar e se acumular no papel.
Na segunda foto, o resíduo é o que pinga do escape após o funcionamento (vire a boca do escape sobre o papel e deixe pingar). Essas são as condições normais.
Mas há pelo menos uma situação em que é normal o resíduo sair mais escuro, tendendo a enegrecido: nos primeiros dois ou três voos após um período de uma ou mais semanas em que o motor fica parado SEM que tenha sido escoado o combustível remanescente e SEM que tenha sido usado óleo after run para proteção, o descarbonizante do combustível atuará como elemento de limpeza e o resíduo no escape sairá mais escuro. Um pouco mais enegrecido no primeiro voo, depois cada vez mais claro até encontrar a coloração normal.
Dois ou três voos geralmente bastam para que o resíduo volte para a condição normal mostrada acima.
O que não é normal é a persistência do resíduo demasiado enegrecido, principalmente aquele "preto-carvão" em que se vê, inclusive, algo como um pó negro em meio ao óleo. Veja a terceira foto. Amplie para examinar os detalhes.
A foto mostra duas manchas: à esquerda, a de um resíduo bastante enegrecido, que pinga do escape após o funcionamento do motor. À direita está o resíduo normal, como os das fotos anteriores.
O resíduo negro pode ser um problema e suas causas podem ser as seguintes (e isto vale para qualquer motor glow):
1 - O motor está funcionando superaquecido em razão de regulagem demasiado pobre, o que tende a carbonizar as impurezas aspiradas com o ar.
2 - O motor foi posto a funcionar em regime de voo sem o devido amaciamento;
3 - O escape pode estar vibrando em razão de os parafusos estarem frouxos (a fricção entre o escape e a boca de saída do motor produz o resíduo negro);
4 - A base da biela e/ou o eixo de manivela do girabrequim estão roçando na tampa traseira do cárter. Isso geralmente acontece quando a gente abre essa tampa e se esquece de recolocar o anel de vedação;
5 - Os rolamentos podem estar sendo "lixados", seja por desgaste natural das esferas, seja pela entrada de poeira e sujeira pela boca do carburador. Neste caso, é importante levar em conta que mesmo a poeira impalpável tem uma extraordinária capacidade abrasiva.
Se o motor é novo e parecem improváveis as hipóteses 2, 3, 4 e 5, resta suspeitar da hipótese 1 (mistura demasiado pobre). Então, não custa lembrar as Dicas Mais Importantes dos Motores BE:
1 - Regule a máxima RPM dentro da faixa de rotação indicada pelo manual, seja qual for a hélice!
2 - O som "apitado" da máxima RPM é mais grave do que nos motores glow convencionais, a metanol. Use tacômetro até acostumar seu ouvido a perceber a máxima RPM do BE.
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