segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ENTENDA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO,OU NADA FARÁ SENTIDO !

Desde que comecei no hobby que tenho visto dezenas de aeromodelistas ou (consumidores de aeromodelos ...rsrsrsrsr) praticando o hobby sem ter a menor noção do que está fazendo ou do que está por trás do voo de um aeromodelo,e isso é notavelmente prejudicial ao hobby pois tem formado aeromodelistas que não entendem e nem garantem uma imagem justa a esse maravilhoso hobby. Um exemplo do que falo é que existem muitos praticantes que não entendem ou não procuram entender como funciona as partes eletricas,mecânicas e outras que possam existir no modelo e que o fazem funcionar,e desta forma simplismente arremessam seu modelo pra cima e quando algo da errado é praticamente impossível se determinar uma causa provável ao que ocorreu já que não se tem noção do funcionamento de todo o sistema. Quero aqui de uma maneira geral e não muito detalhada colocar para todos o funcionamnto geral de um aeromodelo e de suas pricipais partes. como meu tempo anda muito curto vou dividir o assunto em várias partes e postarei aqui no blog de acordo com a disponibilidade de tempo,quero fazer-los entender que minha intenção é sempre ajudar e que a moderação sempre poderá editar,redimensionar,mover ou até excluir a matéria a seu bem entender. parte 1 : entenda o que está fazendo e sustentação ! O que faz todo acontecer ! Bom quando uma aeronave ou um aeromodelo voa muitos componentes e muitas leis da física estão envolvidas mais tem um componente que é fundamental e que podemos arriscar a dizer que ele é responsável por 90% da razão de uma avião ou aeromodelo ser capaz de voar.esse componente é a asa. A asa ! Quando digo que a asa é responsável po 90% da razão de um aeromodelo voar não é exagero tendo em vista que ela é capaz de voar até mesmo sozinha sem o resto do modelo,a prova disso são as asas voadoras.ou seja podemos dizer sem medo de errar que o que voa na verdade é a asa.então vamos entender agora por que um aeromodelo voa. observe a figura abaixo. Embora existam dezenas de perfis que são utilizados nos mais diversos modelos de aviões e aeromodelos o mais corriqueiro é esse visto na figura acima,que é conhecido como "clark Y".É um perfil que garante bastante sustentação ao modelo e tambem um voo de certa forma lento e estável. como ocorre o aparecimento da suatentação ? Como podem observar no desenho,a parte de baixo da asa é reta e a parte de cima é curva,pois bem o as particulas de ar possuem uma propriedade bem interessante,elas não aceitam serem separadas,por tanto quando um objeto qualquer atravessa as particulas de ar separando-as elas imediatamente iniciam uma frenética corrida a fim de se juntarem novamente.e é exatamente isso que ocorre quando uma asa de uma aeromodelo ou avião rasga os ceus separando as particulas de ar,elas automaticamente percorrem a asa desde o bordo de ataque até o bordo de fuga para se juntarem outra vez e é nesse momento que ocorre um fenômeno responsável pelo voo do modelo é que o ar que passa por cima da asa tem que chegar no bordo de fuga exatamente ao mesmo tempo que o ar que passa por baixo da asa,só que o percuso percorrido por ele é maior já que a menor distância entre dois pontos é uma reta.então o ar que passa por cima da asa tem que se deslocar a uma velocidade bem maior que o ar que passr por baixo e por isso ele causa uma pressão bem menor,isso por que as moleculas se chocam por menos tempo com a superficie da asa.ao contrário disso tudo as moleculas que passam por baixo da asa por estarem a uma velocidade menor se chocam por mais tempo com a superficie e causam um pressão maior e nesse momento a asa é empurrada pra cima. o vácuo ! Além da diferença de pressão já explicada quando uma asa se movimenta no ar surge um outro fenômeno que tende a segurar-la ainda mais na condição de flutuação,é que como as moleculas que passam por cima da asa tem que se movimentar mais rapidamente afim de chegar junto com as que passam por baixo elas acabam não respeitando a curvatura da parte de cima da asa e muitas vezes elas passam direto do topo da curvatura até o bordo de fuga e deixam um vazio,todos nós sabemos que onde não existe ar cria se o que chamamos de vácuo,e uma condição enteressante do vácuo é que ele age como um aspirador que suga a superficie proxima a ele,então se ele se forma na parte de cima da asa obviamente ele suga a asa pra cima e assim ocorre o aumento da sustentação. bom galera por hoje é só na proxima oportunidade falarei das condições que garantem a estabilidade de um aeromodelo,será o oportunidade de entender como o seu aeromodelo poderar voar de maneira mais suave e prazerosa.

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