sábado, 1 de fevereiro de 2014

Respondendo ao Candidato a Iniciante, no Aeromodelismo Semanalmente recebo emails de iniciantes querendo dicas para comprar um modelinho XXX, que encontraram à venda na Internet, seja o ML, ou de alguma loja, ou de alguém que está se desfazendo do "seu modelo usado"... Perguntam também sobre defeitos ocorridos, ou o porquê, de muitos destes aviõezinhos ou helicópteros não voarem, ou não conseguirem fazer voar. Infelizmente, alguns vendedores, nem tem ideia do que estão vendendo, ou não são tão honestos como esperamos. Geralmente são modelos de categoria BRINQUEDO, que são anunciados como Aeromodelos Profissionais, ou como especiais para o INICIANTE, ... como se fossem modelos Treinadores, que qualquer um joga pra cima e ele sai voando... e que nunca vão quebrar, pois são muito resistentes. Em primeiro lugar, eu pergunto... "De onde você é, e qual é a tua idade?" Em segundo lugar, pergunto se o interessado já teve algum contato com um clube e aeromodelos de verdade. Comento algumas opções de modelos prontos que existem à venda, em lojas idôneas... E, então, recomendo: - Antes de sair gastando, primeiro procure aprender um pouco. Veja onde se voa e quem voa, na sua região. Existem muitos fóruns e grupos na Internet, com muita coisa importante pra aprender, sobre aeromodelismo. - Dar uma boa lida em um Fórum, como o AERS, por exemplo, que é o Fórum onde discutimos aeromodelismo, aqui no sul, com colegas de todo o mundo. - Se você não tem nenhum conhecimento, a chance de você comprar errado e botar dinheiro fora, é muito grande. Existem muitos malandros vendendo pela internet... Logo, você vai ter que saber direitinho, o que estará querendo comprar. - Comprar da China (HK, por exemplo), é bastante seguro... mas você deve saber exatamente o que está comprando, pois, senão, a chance de comprar errado é muito grande. - Começar com um elétrico, pode parecer muito mais simples... e é. Mas, sem um conhecimento básico, ou vai queimar o motor, ou o ESC, ou a bateria ou no pior dos casos, carregando a bateria erradamente, vai por fogo no carro ou em casa. No Aeromodelismo Elétrico, os componentes envolvidos, são para correntes bastante elevadas... em muitos casos superando em muito a corrente que passa nos fios de uma tomada da nossa casa... Para se ter uma noção... olhe no quandro de disjuntores da sua casa, quais são as correntes de cada um dos disjuntores. Geralmente são de 20, 25 e 40A (Amperes). Então, não compre nada, antes de aprender um pouco... - Hoje em dia, ter um cartão internacional, é relativamente fácil... vale apena... E, comprar na China, pode ser até mais seguro, do que comprar em algumas lojas brasileiras... infelizmente. Praticamente tudo o que eu tenho de aeromodelismo, comprei da China, ou de algum colega, ou diretamente. - Pra começar, ou você compra algo descartável, "tipo este modelinho que você perguntou", ou então começa devagar... aprendendo e montando o primeiro modelo... seja em KIT ou a partir da planta. Se você quer ser apenas piloto de aeromodelo, então compre um pronto. Porém, ser aeromodelista, é muito mais do que apenas pilotar. - Mas não tem jeito... tem que aprender o básico, pois aeromodelismo não é brinquedo, e pode causar estragos ou ferimentos muito sérios. - Infelizmente, no meio do aeromodelismo existem muitos "pescadores"... e o aeromodelismo elétrico trouxe muitos "entendidos" para as pistas e os parques. Então, não gaste dinheiro com o primeiro que sair lhe oferecendo barbadas... converse primeiro com todos os "especialistas" que encontrar, para então tirar conclusões. Abrindo um pouco mais os olhos do iniciante... O Aeromodelismo Elétrico, veio para agregar... Esta evolução, trouxe muita tecnologia, tanto para os modelos convencionais à combustão, como para os próprios elétricos, que começaram a aparecer no Brasil, em 1996, com a revista Escola de Aeromodelismo e Rádio Controle, apenas na teoria, pois não encontrávamos nada à venda nas lojas, para Aeromodelos Elétricos, senão, adaptações de Carrinhos ou Barcos Elétricos, como o meu primeiro motor de aeromodelo, o Mabushi RS540SH Boat (para barco). São avanços que não imaginávamos a 20 anos atrás, quando os carregadores começavam a receber processadores. Hoje, já é possível fazer uma aeromodelo que voa sozinho, com um piloto automático, em casa, e a um custo bem aceitável. Coisa que só se imaginava possível, pelos militares ou grandes universidades de pesquisa avançada. Mas, continuando, Aeromodelismo, não é Brinquedo. Não podemos pegar um aeromodelo qualquer, e invadir um parque. Aeromodelos podem voar facilmente acima dos 100Km/h. Logo, devemos voar apenas modelos da categoria Park Flyers, em parques que tenham uma área segura, para voarmos. Se o local não for o mais adequado, não devemos estar lá, sozinhos. No mínimo, devemos estar em um grupo, com amigos que possam nos auxiliar, quanto à entrada de uma ou mais pessoas (de qualquer idade), em nossa área de decolagem, voo e pouso. A maioria dos acidentes, poderiam não ocorrer, se quem estava "soltando aeromodelo" estivesse ciente do que é realmente aeromodelismo. Você sabe o estrago que um aparelho elétrico de sua casa pode fazer, se você por a mão no lugar errado, né? Só para citar, um destes pequenos Mixes de cozinha, que trituram gelo e moem café, são de apenas 300 watts de potência. Você não colocaria as suas mão nas lâminas girando, né? Os pequenos motores, que muitos utilizam em seus aeromodelos que voam em parques, são de 140 a mais de 400 watts. Com uma hélice APC, que é bastante dura, ALGUNS GIRAM A MAIS DE 20000 rotações por minuto. Uma furadeira normal, de 350 watts, gira apenas 2500 RPM.

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