domingo, 2 de fevereiro de 2014
O rádio
Interessante que se tenha, ainda, um rápida idéia dos componentes e do funcionamento do rádio. Ao contrário do que se possa pensar, o rádio não é apenas aquela caixinha que se segura com as mãos. O rádio é um conjunto de equipamentos composto pelo transmissor (a tal caixinha), o receptor (que vai dentro do aeromodelo), as baterias do transmissor e do receptor e os servos.
Vamos na ordem do comando: puxando o stick do rádio para um lado, o transmissor emite uma ordem que é recebida pelo receptor que se encontra de dentro de aeromodelo. Esse receptor é alimentado por uma bateria recarregável que se encontra também dentro do aeromodelo. O receptor, recebendo a mensagem a decodifica e a transforma em um impulso elétrico que sai através de fios para o servo. O servo transforma aquele impulso elétrico em um movimento. Esse movimento do braço (cruzeta) do servo é repassado aos comandos do aeromodelo (leme, profundor, aelerons, flaps, trem de pouso) através de arames (pushroads).
Tanto a bateria do transmissor como do receptor são recarregáveis. Devem ser carregadas na noite anterior ao dia do vôo durante 14 horas. Quando acende a luz no carregador é sinal de que a bateria está sendo carregada.
Os rádios 4 canais possuem 2 sticks. O da esquerda com os movimentos laterais controla o leme e com o movimento para frente e para trás comanda o acelerados. O stick da direita, com os movimentos laterais (direita e esquerda) controla os aelerons das asas e com o movimento para frente e para trás comanda o profundor (puxando o avião sobe e empurrando o avião desce).
Junto aos sticks (em baixo e ao lado deles) tem uma pecinhas móveis. São os trimers. Servem para trimar o avião, ou seja, regular o avião.
Explicando: se tirarmos o dedo de cima do stick direito o mesmo (em razão das molas) ficará bem centrado e o avião deverá (com o stick centrado) voar sem desviar para cima ou para baixo. Se com o stick centrado o avião estiver com tendência de picar (baixar o nariz) durante o vôo, a solução é trimá-lo, ou seja, baixa-se um pouco o trimer que fica ao lado do stick.
Cada comando (acelerador, leme, profundor e aelerons) possui seu próprio trimer, daí porque no rádio 4 canais são quatro trimers ao todo.
No rádio há também a entrada para o fio que vem do carregador de bateria e a entrada para o cabo trainer. Esse cabo tem por ligar o transmissor do aluno ao transmissor do instrutor. O controle é passado de um transmissor para outro apertando um botão que fica na frente em cima a esquerda do transmissor.
Dentre as marcas existentes no mercado temos recomendado JR, FUTABA ou Hitec, pois além de serem bons rádios, mundialmente conhecidos, são os que possuem mais peças de reposição.
Os rádios podem ser AM, FM e PCM. Os rádios AM estão sendo abandonados pois que são os mais sujeitos a interferência no sinal. A grande maioria dos aeromodelista utilizado hoje o rádio FM.
Para o aeromodelismo, as autoridades governamentais destinaram sessenta frequências diferentes (a cada frequência corresponde um Canal). A frequência do rádio é determinada pelo par de cristais (um cristal no transmissor e outro no receptor). Esses cristais podem ser facilmente substituídos. Assim, quando vc chegar no campo e alguém estiver pilotando com a mesma frequência de seu rádio, vc pode trocar ali mesmo e sem nenhuma dificuldade o seu par de cristal, colocando outro com outra frequência.
Ouve-se muito de interessados em iniciar-se no aeromodelismo que irão desde logo adquirir um rádio 6 canais pois que não querem mais tarde ter de trocar. Isso nos parece bobagem. Primeiro porque, conforme já dito, o iniciante deve iniciar com o que é mais barato (desde que bom) e segundo porque a Hobby Esportes recebe o transmissor 4 canais usado como parte do pagamento na venda de um transmissor 6 canais novo. Uma terceira razão para não iniciar-se com o rádio 4 canais é que o seu manuseio é bem mais complexo.
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