terça-feira, 10 de junho de 2014

Como ler e utilizar as plantas:

Como ler e utilizar as plantas
Existem diversos tipos de plantas, pois não há um padrão na confecção de plantas e todo mundo pode fazer a sua. Portanto, o que eu vou explicar aqui é para as plantas mais comuns e o que a gente mais encontra normalmente, mas não cobre todos os tipos.
Primeiramente precisamos saber como ler (ou abrir) as plantas. Após baixado o arquivo, você saberá que tipo de arquivo é pela extensão do arquivo. Para quem não sabe, extensão é as letras que vem após o ponto (.) no nome do arquivo, como no exemplo planta-aeromodelo.pdf. Ou seja, a extensão é PDF.
 Programas (Softwares) utilizados
Os programas que abrem os arquivos mais comuns de planta existem em versões gratuitas, então não precisará comprar nenhum software para ABRIR a planta, para DESENHAR uma já é outra história.
Antes de mais nada, podem haver arquivos que estão compactados em um arquivo ZIP ou RAR. Arquivo compactado são arquivos reduzidos de tamanho por um programa “compactador”, esses arquivos podem contem um ou mais arquivos e até pastar, o que facilita bastante a transferência.
Baixando uma planta com extensão ZIP ou RAR significa que você terá que primeiro abrir esses arquivos com o programa descompactador e depois que aparecer o arquivo (que ai é a planta de verdade) usar o outro software para abrir a planta em si.
Para o descompactador recomendo o WinRar.
PDF
Para plantas em PDF, deve-se usar o programa Adobe Acrobat Reader. Este na verdade nada mais é que um documento (com imagens, não editáveis).
DXF / DWG
Essa extensão é utilizada por plantas feitas em Autocad, essas plantas normalmente são mais detalhadas e técnicas. Por isso são mais avançadas e para alguns mais difícil de construir com elas. Para abrir uma planta dessa é só usar o Volo View.
TIFF / JPG
Coloquei somente TIFF e JPG, mas pode ser qualquer tipo de imagem. É uma planta em formato de imagem, essa normalmente é facilmente aberta pelo visualizador de imagens do windows.

Como imprimir as plantas
De forma simples, temos 2 formas. Uma é plotando (usando uma impressora de gráfica grande) numa folha grande que comporte a planta inteira.


Ou então dividindo em diversas folhas A4 normais e colando elas posteriormente para formar a planta toda. As plantas que estão nomeadas como Tiled, A4 ou que tem diversas páginas, normalmente já estão formatadas para você imprimir diretamente dessa forma.
Se você tem uma planta que é inteira, mas você gostaria de imprimir em folhas avulsas e monta-la, pode ficar calmo que tem um jeito, é só você abrir a planta no Acrobat Reader (ela precisa ser um PDF) e pedir para imprimir.
Você terá uma tela como a de baixo.
Imprimindo plantas como Poster em várias folhas
E ai é só selecionar a opção Poster (circulada em vermelho) ela já dividirá o documento em diversas folhas e inclusive você poderá imprimir menor ou maior utilizando porcentagem no campo Redim. Lado a Lado. Por exemplo, se quiser que uma planta de 1,00m de envergadura fique com 1,50m é só colocar 150% que ele redimensiona.
Lembrando que ao redimensionar ele só redimensiona a impressão, então você terá que adaptar as outras questões, como motor, servos, materiais, varetas, etc.

Como utilizar as plantas
As plantas normalmente são em tamanho “real” do aeromodelo. Ou seja, você usa as mesmas como moldes, recorta os desenhos e simplesmente replica eles no material a construir e posteriormente monta.
Ou seja, a planta é um retrato em tamanho real das peças que compõe o aeromodelo.
A diferença é que algumas você usa literalmente como molde e outras como referencia, em sua maioria as plantas para elétricos em depron são da categoria dos moldes.

Espero que com essas dicas tenha ajudado a vocês entenderem melhor a utilização das plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...