Kv de fato indica as rotações por volt do motor.
Este valor por si só é insuficiente para escolher um motor dado que podemos ter dois motores com o mesmo Kv e tamanhos diferentes... o maior suportará mais potência.
A tensão máxima para um motor brushless na realidade é sempre bem acima do que os chinocas indicam e é um parâmetro que simplesmente não interessa para nada... no caso de motores outrunner, o que nos limita de meter mais tensão no motor é o facto de o variador de velocidade não ter capacidade comandar o motor mais depressa (exemplo: um outrunner de 12 pólos a rodar a 15.000rpm dá "tanto trabalho" ao variador como um motor inrunner de 2pólos a girar a 90.000rpm). Para grande parte das nossas aplicações, isto nunca é problema, portanto, é para ignorar essa indicação, na minha opinião.
Dica para escolher um motor (especificamente, Outrunners):
:arrow: Saber o peso esperado do modelo.
:arrow: Pelo tipo de desempenho que se quer do modelo, ver qual a potência necessária (estilo 150~200W/Kg para trainer, 300W/Kg para 3D, etc... não sei de cabeça os valores "tabelados", quem souber que diga)
:arrow: Pela potência que precisamos, saber qual o peso de motor necessário (Chispas, a regra que usas é 2.5W/grama de motor?)
:arrow: Com o leque de motores a escolher já bem reduzido por termos determinado apenas uma gama de pesos, vamos então ver qual o Kv que mais nos interessa. Normalmente só temos 3 ou 4 Kv's diferentes para uma familia de motores. Aqui entramos com factores como, que baterias já temos em casa? Que tipo de baterias (quantos "S") nos interessa adquirir de modo a, por exemplo, podermos usar as mesmas noutros modelos?
Finalmente, no caso da HobbyKing, lemos os comentários de outras pessoas a sondar que setups usam com o motor que estamos a ver (que bateria, que variador, que hélice, quantos watts, consumos, etc).
Algo a reter, com dois motores do mesmo tamanho e kv's diferentes podemos ter o mesmo desempenho usando simplesmente a bateria correcta para cada 1.
Exemplo:
Setup A,
motor com 900kv
bateria 6S
Hélice 12x6
Setup B
motor com 1350kv
bateria 4S
Hélice 12x6
Ambos os setups vão ter basicamente a mesma potência apenas um vai ter essa potência com mais ampéres e menos volts que o outro. Basta multiplicarem o kv pela tensão da bateria em ambos para verem que ambos os motores vão querer girar o hélice à mesma velocidade. Daí o importante ser o peso do motor e só depois a sua rotação. E daí também me irritar muita vez ouvir falar XPTO's de 3, 4, 6S de forma tão cega como normalmente ouço.Adicionalmente,
:arrow: podemos ir a sites como o da Axi: http://www.modelmotors.cz/ Onde encontramos indicações de que hélices e baterias se costumam usar com determinado motor de determinado tamanho e qual o desempenho do mesmo ou o tipo de aplicação onde costuma ser empregue.
:arrow: usar simuladores de desempenho como: http://brantuas.com/ezcalc/dma1.asp
:arrow: Aprender o mais rápido possível a interpretar a nomenclatura dos motores outrunner para rapidamente se fazer o paralelismo entre várias marcas (axi ou as presentes nos simuladores) Assim, é bem rápido testar-se setups no simulador utilizando motores equivalentes.
A nomenclatura de motores outrunner (e parte dos inrunner) costuma ser:
-Primeiros dois digitos, diâmetro (do estator ou do motor... é ver nas dimensões do motor se este valor está próximo do diâmetro do motor ou um bocado menor)
-Dois digitos seguintes, comprimento (do estator ou do motor... idem idem, aspas, aspas)
-A seguir, tanto pode vir directamente o Kv, uma letra a indicar qual a versão de Kv (A,B,C...) ou o nº de voltas de fio em torno de cada dente do estator (Axi e Scorpion são assim). Quanto mais voltas, menos Kv para um determinado tamanho de motor. Outrunners dito de forma geral, vão todos dar ao mesmo.Estator com diâmetro de 16, 22, 28~30, ~40, etc.
Comprimentos normalmente em múltiplos de 4 (4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32...)
Diâmetros de motor tipicamente "1 nivel" acima do tamanho do estator....
diametro de 28, estator de 22;
diâmetro de 35, estator de 28
diâmetro de 42, estator de 35 ou qualquer coisa do género
etc, etc.Novamente:
Saber reduzir rapidamente a procura a uma pequena gama de motores, pelo seu peso!
Depois, escolher o dito cujo, kv conforme gosto/necessidade!
domingo, 22 de junho de 2014
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