Essas dicas são para quem ainda não entende nada de aeromodelismo e está querendo iniciar no hobby.
O Aeromodelo basicamente se divide em quatro partes Carcaça (Aeromodelo propriamente dito), Motor, Rádio Controle (Kit Completo), Acessórios.
Os Aeromodelos podem ser asa alta, asa média ou asa baixa. As asas podem ser simétricas, semi-simétricas ou assimétricas.
Podem ser grandes ou pequenos. Com a fuselagem construída em madeira balsa, compensado, plástico, polionda ou fibra de vidro.
Os motores podem ser grandes ou pequenos, embuchados ou rolamentados, ABC ou anelados, dois tempos ou quatro tempos e existem diversas marcas. Os rádios são constituídos pelo conjunto transmissor, receptor, cristais, servos e baterias do transmissor e do receptor. Possuem de dois a vinte canais e são de freqüência AM, FM ou PCM.
Para você que está começando isto tudo parece muito confuso, mas vamos examinar esse palavreado todo e ao final você verá que a coisa é bastante simples.
Mas primeiramente vamos esclarecer algumas perguntas, as que mais escutamos por quem quer iniciar no aeromodelismo são:
Qual velocidade máxima que um aeromodelo atinge?
A velocidade máxima pode variar de 30 á 400km/h ou mais dependendo do modelo, os modelos indicados para iniciantes atingem velocidades máximas de aproximadamente 100km/h, vale lembra que está e a velocidade máxima, eles podem voar bem devagar.
Qual o alcance do rádio controle?
O alcance máximo é de 2km de raio ou seja, em qualquer direção que não haja barreiras físicas como morros e prédios, esta distância é valida em qualquer sentido inclusive para cima ou seja o modelo pode ultrapassar as nuvens. O olho humano não enxergará com discernimento de posição um modelo com 1,5m de envergadura que esteja a uma distância superior a 600m.
O Helicóptero é mais fácil de pilotar?
Esta é uma pergunta que muitas vezes já escutamos em forma de afirmação, as pessoas tem a falsa sensação, ao verem que os helicópteros conseguem ficar parados no ar se pensa que por este motivo seriam mais fáceis de pilotar, isto não é verdade e pelo contrário, um helicóptero é um desafio para o piloto de aeromodelo mais experiente, requer 200% mais atenção durante o vôo do que um aeromodelo, no helicóptero além de ter todos os comandos dependentes, o piloto não pode se distrair com nada, se não o mesmo vem ao chão. A manutenção é muito mais cara que a do aeromodelo, e muito mais complexa.
Posso começar com um avião elétrico que é mais barato?No geral as pessoas optam por começarem com aviões elétricos do tipo RTF modelos como Thunder Bird, Thunder Bolt, Skylark entre outros. Estes modelos são excelentes voadores e tem vôo muito similar ao vôo de aeromodelos à combustão, porém é certo que um piloto que começa no aeromodelismo glow, pode passar a praticar com facilidade qualquer outra categoria de modelismo,isto já não ocorre inversamente.Alguém que pilota aeromodelo elétrico terá que re-aprender muita coisa pra pilotar um modelo glow, e em grande parte, os modelos.elétricos acabam saindo mais caros. Um modelo básico costuma vir com baterias que dão um tempo de vôo de aproximadamente 10minutos, para se ter um tempo de vôo maior acabasse trocando a bateria, por uma de mesmo peso porem de capacidade muito maior, são as caríssimas baterias de Lítio Polímero, que por sua vez necessitam de carregadores especiais. Ao inserir este tipo de bateria o tempo maior de vôo aumenta consideravelmente a desgaste dos motores escovados, que logo você irá querer substituir por um motor Brushless com Speed Brushless e conectores especiais, pronto você já gastou o valor de um aeromodelo á combustão glow.
Desta forma ainda não terá um rádio com a qualidade Futaba (pois os que acompanham estes modelos são inferiores aos que são utilizados nos glow), e terá um modelo que voa aproximadamente 40 minutos e fica 2 horas carregando, enquanto os glow's voam aproximadamente 30 minutos, pousam abastecem e voam mais 30 e assim sucessivamente durante 3 ou 4 horas até ter que carregar as baterias do modelo.
Mas a decisão de por onde começar é exclusivamente sua, há pilotos que começam e permanecem até hoje somente na categoria de elétricos, nosso conselho é começar pelos modelos á combustão glow.
Os Aeromodelos
Aeromodelos asa alta são aqueles cuja asa fica acima da fuselagem. Pelo fato de possuírem a tendência de ficarem "em pé" quando se larga todos os comandos são os mais recomendados para quem quer iniciar no aeromodelismo, muito embora, como explicaremos adiante, não basta o avião ser asa alta para ser um bom treinador (aeromodelo para iniciantes), é necessário que possua mais algumas características.Asas simétricas são aquelas cujo bordo inferior possui o mesmo perfil do bordo superior, ou seja, quando essa asa é vista de lado, o perfil da parte debaixo é igual a da parte de cima. Com esse perfil a asa puxa para cima com a mesma força que puxa para baixo e Por essa razão é a asa utilizada em aeromodelos acrobáticos e aqueles feitos para andar em altas velocidades.Asas assimétricas são aquelas em que á curvatura em cima e em baixo a asa é plana. Esse tipo de perfil de asa, com curvatura em cima e reta embaixo é o perfil ideal para o aeromodelo treinador. Isso pela razão de que essa asa possui grande sustentação possibilitando assim o vôo bem lento, o vôo ideal para quem está iniciando.
Asas semi-simétricas são aquelas cuja curvatura de cima é maior que a curvatura de baixo, este tipo de perfil de asa é utilizado em treinadores semi-acrobáticos e modelos para iniciação na acrobacia, por proporcionar um estágio intermediário, entre as asas assimétricas e as asas simétricas.
Quanto ao tamanho os aeromodelos podem ser de diversos tamanhos. Há os 50% (tamanho igual a 50% do tamanho do avião real), os 1/3 de escala, os 1/4, 1/5 e assim por diante. Aeromodelos grandes precisam de motores maiores, mais potentes. Normalmente diz-se aeromodelo para motor 40, aeromodelo para motor 60 e assim por diante. Isso significa que o aeromodelo possui um tamanho e um peso que requer motor. 40 2 tempos ou .60 2 tempos e assim por diante. O aeromodelo mais usado e que é, inclusive, o recomendado para iniciantes é o aeromodelo para motor .40. Não se aconselha aeromodelo menor para iniciante, pois que aeromodelos menores são mais rápidos, mais ariscos, dificultando assim o aprendizado.
As fuselagens dos aeromodelos podem ser construídas com varetas de balsa, com lâmina de compensado, fibra de vidro ou plástico aglomerado (polionda). Os aeromodelos construídos em varetas de balsa (estruturais) são os mais leves e também os mais difíceis de construir. Os construídos em lâmina de compensado são mais fáceis de construir. Os feitos em fibra de vidro são mais bonitos,mas, por outro lado, não são fáceis de construir e de consertar.
Os de Polionda, chamados pastinhas, por serem feitos com plástico similar ao de pastas arquivo, são os mais resistentes a quedas, e mais fáceis de concertar. Uma fuselagem de madeira ou polionda pode ser consertada diversas vezes, já o mesmo não ocorre com a fuselagem de fibra de vidro, que fica mais pesada a cada concerto.
A asa pode ser feita com nervuras de balsa (asa estrutural) ou com isopor chapeado por uma fina lâmina de madeira. As asas estruturais costumam ser mais leves e as de isopor mais baratas. A fina lâmina de madeira é colada ao isopor. A asa dos pastinhas é muito leve feita de forma estrutural e recoberta com polionda.
Qual o tipo de construção que se recomenda ao iniciante?
Qualquer tipo, o importante é que o aeromodelo seja leve (para voar com um motor embuchado que é mais barato) e barato, para que você não invista demais no começo, até saber que você gosta muito da pratica do hobby.
Motores
Os motores dois tempos mais utilizados são os .40, .46, .60. Este medida .40, .46 significa que o volume no interior da camisa possui 0,40 cm3, 0,46 cm3 e assim por diante.Os motores quatro tempos são usados em modelos escala e acrobáticos, também usam a mesma nomenclatura, por exemplo .52,.70, .90.
Sempre que se utiliza um determinado motor 2 tempos em um aeromodelo, o motor 4 tempos apropriado é um pouco mais potente,
exemplos:
.40 2T = .52 4T
.46 2T = .70 4T
.52 2T = .80 4T .60 2T = .90 4T.
isso se deve ao fato de que os motores 4 Tempos trabalham em baixa rotação, porem tem força para trabalhar com hélices maiores,proporcionando assim maior torque, e resposta mais rápida.
Qual motor deve comprar?
.40 ou .46 2T (para aeromodelos 40), o mais barato possível, deve-se iniciar no hobby gastando o mínimo possível, pois o modelo durante o aprendizado está sujeito a avarias durante os treinamentos, e devido ao fato que você pode (dificilmente) vir a não gostar do hobby.Motores Embuchados: são aqueles cujo eixo que faz girar a hélice é suportado no corpo do motor por um sistema de buchas.
Motores Rolamentados: são aqueles cujo eixo que faz girar a hélice é suportado no corpo do motor por um sistema de rolamentos.Os embuchados, em razão de atritarem mais com o corpo, atingem rotação em torno de 25% menos do que os rolamentados. As buchas quando estragam são de difícil reparo (ou não tem conserto), os rolamentados apenas troca-se o rolamento.Anelados são os motores que possuem anéis no pistão (sistema muito pouco utilizado em motores glow[movidos a metanol]); já os ABC são de uma tecnologia mais recente, são os que não utilizam anéis. Quanto às marcas há os motores CB (nacional), JBA, OSEngines, Supertigre, Thunder Tiger.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário