É muito importante gastar tempo com a regulagem da linkagem para aumentar ou reduzir a área de comando.
A linkagem pode tanto ajudar na trimágem diminuindo o uso de recursos do rádio como regular a quantidade de comando.
A regulagem pode ser feita no "braço do servo" ou no "horn" preso à área móvel do aeromodelo.
1. Regulando o braço do Servo.
O braço do servo tem 3 ou mais furações que fazem toda diferença entre elas.
Mudando a furação que entrará a linkagem, o ângulo do servo é alterado como a quantidade de comando que será para mais ou para menos.
Quando a linkagem está presa ao último furo (na ponta oposta ao servo), a área de comando é maior, ganhando mais movimento na área móvel como profundor, leme ou aileron.
Da mesma forma o contrário; quanto mais perto do servo estiver a linkagem, menos comando você terá em seu aeromodelo.
2. Regulando o Horn.
Se a linkagem estiver no extremo do "braço do servo" e você precisar de mais comando, você tem ainda mais um recurso, alterar a posição da linkagem no "HORN".
Ao contrário do braço de servo, quanto mais perto a linkagem estiver da base, mais comando se ganhará, e quanto mais distante (oposto a base) estiver a linkagem, menos comando terá.
Qual a importância dessa regulagem?
a) As vezes temos pouco comando, e não é aconselhável usar dual-rate ou end-point do servo acima de "100%". Isso prejudicará o servo, e você pode resolver esse problema com essa regulagem.
b) Mesmo quando se tem muito comando e é preciso usar o dual-rate ou end-point do servo abaixo de 40%, também não é aconselhável. O melhor a fazer é diminuir a área de comando usando o procedimento de "regulagem de linkagem".
Importante:
- A regulagem da linkagem é de suma importância para o melhor aproveitamento de seu equipamento.
- Esse processo deve ser feito antes de regulagens em seu rádio controle.
- Esse procedimento evitará o esforço máximo do servo.
- Faça a regulagem com as trimagens, dual-rate e end-points zerados.
Fica aí a dica!
terça-feira, 10 de junho de 2014
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