Um rádio controle tem como objetivo converter os comandos do operador em movimentos no modelo comandado. Para isso ele pode ser dividido em 3 partes básicas:
Os controles propriamente ditos como alavancas e botões;
Um circuito eletrônico que converte os comandos em uma sequência de sinais elétricos;
Um transmissor que pega estes sinais e envia para o modelo.
Uma vantagem deste modelo de partes separadas e que podemos fazer coisas como alterar uma parte de modo que funcione com as outras. No meu caso eu fiz alterações nas 3 e as explicarei mas vamos começar de trás para frente e falar da modificação no transmissor.
Modificando o transmissor
O TGY 9X tem uma característica engraçada: apesar de ter um conector padrão JR o que permite, com o firmware certo, o uso de outros módulos transmissores diferentes, o que vem nele tem um fio passando pelo corpo do rádio que o liga à uma antena na parte superior.
A primeira alteração que fiz foi remover a antena original e instalar uma com conector SMA no corpo do módulo transmissor.
Infelizmente eu não documentei fotograficamente esta modificação mas os passos são os seguintes:
Desconecte o módulo transmissor atrás do rádio
Você vai ver um fio que sai deste módulo e entra pelo rádio
Solte os parafusos que seguram a tampa
O fio da antena é soldado na placa transmissora. Dessolde este fio. Muito cuidado pois é um coaxial bem fino.
Prepare um cabo com conector SMA fêmea (eu usei este que comprei no Dealextreme e funcionou perfeitamente) cortando o excesso e estanhando o condutor central e a malha.
Solde no lugar do cabo original.
Faça um furo na traseira da caixinha para passar o conector SMA e instale o conector. Sugiro um pingo de cola para manter o conector no lugar.
O resultado final será este:Neste caso claro que será necessária uma antena com conector SMA também. Uma outra possibilidade é aproveitar a antena original, fixando-a no lugar do conector SMA mas preferi esta solução para poder remove a antena e substituir por uma direcional ou booster se quiser.
A maior vantagem desta modificação é que, com o firmware correto, agora podemos mudar o módulo transmissor para outros no padrão JR como estes abaixo – respectivamente OpenLRS (433Mhz para longa distância), o original do 9X e um Orange DSM2 compatível com receptores Spektrum – e ampliar a linha de receptores e aplicações que podemos usar com o mesmo rádio.Mas como podem este módulos diferentes funcionarem? Simples: padrões e modularidade. Todos eles usam um conector igual e o sinal que é enviado a eles segue o mesmo padrão (PPM). O processador do rádio não se importa como os sinais que ele envia serão enviados pelo ar, isso é por conta do par transmissor/receptor. Contando que o transmissor entenda PPM, você pode usar sinais de fumaça, que o rádio não se importa. Em tempo, a plaquinha à direita é um programador para o rádio Open LRS à esquerda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário