Todo motor a combustão deve ter um tanque de combustível que possa dar as mínimas condições de funcionamento. Pensando nisso, sempre ao linkar seu avião, você não pode esquecer de conferir se a saída do pescador está desbloqueada, se está na altura adequada, no mesmo nível ou até dois centímetros acima do nível da entrada de combustível do carburador, se não está muito distante do motor, pois dessa maneira, o efeito da gravidade fará com que o combustível tenha muita dificuldade em chegar ao seu motor.
Se seu avião não tem tanto espaço disponível para colocar um tanque de maneira que as principais condições sejam atendidas, pode-se apelar para o uso de dois tanques, que não necessariamente devem ser do mesmo tamanho, para tanto, é necessário que um deles, o principal, esteja de acordo com as condições mínimas de segurança.
O método basicamente funciona como um "filtro de adversidades", é como se houvesse um tanque que neutralizasse o efeito da gravidade para distâncias longas (mas não exagere!) entre o tanque e o motor, neutraliza o efeito de bolhas quando o nível de combustível está baixo e é perfeito para nivelar a saída do pescador com a entrada de combustível do carburador.
Para tanto, deve-se pensar em ter um tanque que independentemente do tamanho, possa ser posicionado no avião, depois, o segundo tanque, que será acoplado ao primeiro, e posicionado mais próximo do anterior.
As conecções a serem feitas não têm nenhum segredo, basta seguir algumas regras de vasos comunicantes, basicamente, o pressurizador faz pressão sob o tanque auxiliar (C), que acaba mandando seu combustível pelo pescador (D) para o pressurizador do principal (A) e por fim, o pescador do principal (B) manda o combustível para o carburador.
Na prática, esse arranjo de tanques funciona como um único, ou seja, da mesma maneira que você utilizaria um único tanque, você utiliza estes dois pensando no pescador do principal (B) e no pressurizador do auxiliar (C), a conecção do pescador do auxiliar (D) com o pressurizador do principal (A) fica estática e uma vez feita, não é necessária alteração.
Para a bastecimento e desabastecimento, faça normalmente pelo pescador do tanque principal (B), enquanto que se necessária válvula de pressão, basta colocá-la entre o escapamento ou bomba e a entrada de pressão do tanque auxiliar (C).
Nenhum comentário:
Postar um comentário