quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como escolher o sistema de propulsão elétrico

Como mensionado anteriormente, o sistema de propulsão básico é comporto por: Motor, Bateria e Esc.
Vejamos agora a maneira correta de se determinar o sistema de propulsão

Passo 1 - Escolha do Aeromodelo

Tudo começa com a escolha do aeromodelo. 
Escolhido o modelo, é necessário saber em que categoria ele se encaixa: 3D, Acrobáticos, Sports, Treinadores ou Planadores.

Passo 2 – Peso

Com o aeromodelo em mãos, vamos pesá-lo. 
Você deve pesar o aero completo com rodas, linkagem, trem de pouso, servos, receptor e qualquer outro acessório.

Passo 3 – Motor

Agora que já sabemos o peso do aero, incluindo todos os acessórios, e em qual categoria ele se encaixa, vamos a escolha do motor.

A primeira etapa é escolher pelo KV de acordo com a categoria do aero:
Modelos 3D precisam de muito torque;
Modelos Acrobático precisam de torque e velocidade moderada;
Modelos Sports precisam de menos torque e mais velocidade;
Modelos Treinadores precisam de torque e velocidade baixa;
Modelos Planadores (moto-planadores) precisam de pouco torque e pouca velocidade.

No primeiro post tem uma relação de KV e as caracteristicas aerodinâmicas de cada categoria de aero.

A segunda etapa é escolher pela potencia, seja ela em Watts ou Empuxo, e como já eliminamos alguns motores pelo KV fica mais fácil. Nunca esqueça que o motor deve ser calculado com base no peso total do aero.
Modelos 3D – pelo menos 100% a mais de empuxo;
Modelos Acrobático – em torno de 50% a mais de empuxo;
Modelos Sports - de 30% a 50% a mais de empuxo;
Modelos Treinadores e Moto-Planadores – até 10% a menos de empuxo;

Agora que já definimos o motor precisamos de algumas informações: Tensão, Corrente Nominal, Corrente de Pico, Hélice recomendada e Peso. 
Com estas informações partiremos para o próximo passo.

Passo 4 – ESC

Para escolher o ESC é preciso saber qual a corrente consumida pelo motor (informação coletada no passo 3). Devemos escolher o Esc com pelo menos 20% a mais que a corrente de pico do motor. Assim, evitamos de queimar o Esc em uma acelerada brusca.

Não esqueça de anotar o peso do Esc e vamos ao passo 5.

Passo 5 – Bateria

Primeiro precisamos saber qual a tensão de operação do motor (informação coletada no passo 3).
Agora que já sabemos a tensão que a bateria deve ter, vamos calcular a corrente necessária.

A bateria, em modo continuo, deve supri pelo menos 30% a mais que a corrente de pico do motor, para evitar super-aquecimento.

Por exemplo, um motor tem como corrente de pico 18A, considere como minimo 24A (18 + 30%). Agora divida os 24A pela Capacidade de Descarga Continua da bateria (o valor “C” da bateria), digamos que seja 20C e teremos como resultado 1,2A. Uma bateria de 1300mAh seria o suficiente. 

Anote o peso da bateria e vamos ao próximo passo.

Passo 6 – Hélice

Escolha a hélice com base nas recomendações do fabricante do motor. Caso o fabricante não informe qual a melhor hélice, você precisará de um equipamento para medir a Corrente de consumo do motor com a hélice em questão.
Nunca ultrapasse a Corrente de Pico do motor! Essa corrente é alcançada com uma aceleração brusca (rápida). É nestes momento que o motor pode queimar!

Anote o peso e vamos em frente!

Passo 7 – Verificando peso total e potência do motor

Agora vamos somar ao peso do aeromodelo o peso do motor, esc, bateria e hélice. No caso de utilizar montante, spinners ou adaptadores deve-se somar seus respectivos pesos também.

Se o peso total ainda esteja dentro da potencia do motor, você acabou de escolher o sistema ideal para o seu aeromodelo.
Caso o motor não tenho potencia suficiente, repita os passos anteriores para escolher um motor mais potente. Não esqueça que não basta só trocar o motor por um mais potente, precisamos saber se o Esc, a Bateria e a Hélice são adequadas ao novo motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...