O Aeromodelo
O aeromodelo mais adequado para os primeiros vôos deverá ser bastante estável, resistente, com carga alar adequada, simples e é claro; fácil de voar. Hoje temos à disposição os modelos treinadores "RTF" (Prontos-para-voar) que são o máximo de praticidade e facilidade para quem quer aprender à voar. Estes modelos são completos com o sistema de rádio e motor instalados, o principiante não precisa se preocupar com a instalação destes componentes. A montagem dos RTF é muito rápida e simples.
Utilizando o conceito RTF o "Arrow RTF 40" (HAN 2550) da Hangar 9, tem como característica principal sua asa com perfil semi-simétrico que permite uma melhor execução de algumas manobras de iniciação acrobática e facilita os pousos.
O "Arrow RTF 40" vem equipado com o motor Evolution Trainer Power System de fácil partida e excelente funcionamento. O motor Trainer Power System utiliza uma hélice tripá que modera a velocidade e aumenta a tração do modelo além de contribuir para a diminuição de ruído dando mais tranquilidade ao principiante. O equipamento de rádio JR Sport S400 já vem instalado no Arrow RTF 40.
Dentre os “quase pronto para voar” (ARF em inglês), ou seja, modelos já entelados mas com um pouco mais de componentes a serem montados, está a versão ARF do Arrow o "Arrow .40 Semi-Simétrico Trainer ARF" (HAN 2625) e o famoso treinador "Avistar" (HCAA 2016) ARF, da Hobbico.
O perfil de asa do “Avistar”, assim como o do "Arrow", facilitam a execução de algumas manobras acrobáticas e torna o pouso mais preciso.
Estes modelos são ideais para os econômicos motores da faixa de .40 polegadas cúbicas.
Caso o principiante queira utilizar um motor de maior cilindrada como um .61 por exemplo, poderá optar por um "Hobbistar .60 MkIII" (HCAA 2125) outro excelente treinador ARF da Hobbico.
Para o aeromodelista que já tenha experiência de montagem e gosta de construir existem dois excelentes kits da SIG; o "Kadet Senior" (SIG RC58) e o "Kadet Seniorita" (SIG RC60).
Um tipo de aeromodelo antes fora de cogitação para os vôos iniciais do aprendiz era o asa baixa reprodução de um caça. Hoje, com cuidados especiais de projeto e aplicação de alguns dispositivos, pode-se fazer também a iniciação no vôo com um P-51 Mustang. Este modelo é o RTF (Pronto para Voar) "P-51 Mustang PTS" (HAN 2825) da Hangar 9 completo com rádio e motor instalados.
O sistema PTS (Sistema Progressivo de Treinamento) permite que se utilize esse modelo para os vôos iniciais como um modelo "trainer" tradicional. Quando o aluno estiver habilitado, ele pode retirar os dispositivos que tornam o modelo "manso" e voar o P-51 Mustang como um modelo esporte acrobático semi-escala.
O motor
Para iniciar, um motor .40/.46 é a melhor escolha. Os motores Evolution Trainer Power System, Evolution .46NT, OS .40LA e OS .46LA são os mais econômicos.
Para o funcionamento do motor é necessário adquirir a vela do tipo “glow”. Para os motores OS 40/46LA as velas indicadas são as OS A3 ou OS nº 8.
As revendas Diniz Esteves possuem as hélices Master Airscrew e APC nas medidas corretas para estes motores.
O rádio controle
O principiante pode começar com um rádio simples com 4 canais no mínimo, um canal para cada comando básico. Por ex. o JR Sport "S400" da JR.
Pensando mais a frente, um rádio como o XP7202 de 7 canais PCM sintetizado computadorizado da JR, acompanhará o aeromodelista na passagem para modelos mais complexos.
Acessórios básicos indispensáveis
Todo aeromodelista precisa ter uma caixa de campo para transportar e acondicionar os acessórios necessários para as sessões de vôos.
Para funcionar o motor é preciso usar uma bateria de partida que se encaixa na vela para “acendê-la”. Vários tipos de bateria de partida são oferecidos pela Hangar 9 e Hobbico.
Quando for instalar uma vela no motor, lubrifique a rosca e enrosque a vela cuidadosamente com a mão. Aperte moderadamente a vela usando uma chave de vela, nunca use alicate!
O acionamento da hélice deve ser feito com um bastão de segurança para partida manual ou através de um “starter” elétrico para os motores com rolamento.
Para evitar aborrecimentos, o aeromodelista deve usar um combustível de qualidade de acordo com as especificações constantes do manual do motor.
Uma Bomba de combustível manual é usada para o abastecimento do aeromodelo. É importante que um filtro de combustível seja instalado na saída do tubo de abastecimento conectado à bomba.
É muito importante também que seja usado um óleo “After Run” para manter o motor livre de corrosão. Ao término dos vôos, todo o combustível deve ser retirado do motor e aplicado o óleo “After Run” de acordo com as intruções. Temos os óleos: HCAP 3000 - Óleo After Run, 2 oz da Hobbico e o PT-31 - After Run – Óleo anti-corrosivo para motores glow – 30ml da ZAP.
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