O número 1 é a agulha da alta. A direita,o caninho, é a entrada de combustível. O 3 é um parafuso que limita o fechamento da garganta, deixando assim, sempre, uma entrada de ar mínima, mesmo que se dê comando para fechar toda garganta. No dois o parafuso que regula a entrada de ar na baixa rotação. Ê Acelere tudo (abrindo toda garganta do carburador) e encontre o ponto na agulha da alta em que o motor atinge maior rotação (geralmente 1 volta e meia ou duas voltas na agulha). Depois que vc encontrar o ponto em que o motor atinge a maior aceleração abra a agulha 1/4 de volta (vc notará que a rotação baixará um pouco). Este é o ponto ideal da alta rotação, ou seja, seu motor está levemente afogado. Levemente afogado para que trabalhe com mistura rica, para que não aqueça demais. Depois que vc regulou a agulha da alta é hora de mexer na agulha ou parafuso da baixa. A agulha da baixa existem dois tipos dependendo da marca e do modelo do motor. Tem a agulha que se vc abrir ela vai aumentar a entrada de combustível (enriquecendo a mistura - motor Thunder Tiger 46 por exemplo) Tem outro tipo de agulha (depende do modelo e da marca do motor) que se vc abrir ela vai aumentar a entrada de ar (empobrecendo a mistura - motor OS 40 LA por exemplo). Depois de descobrir (olhando) qual o tipo de agulha de seu motor vc já sabe como enriquecer ou empobrecer a mistura na lenta rotação. Vamos adiante: fechando a garganta vá até a menor rotação antes de o motor apagar. Feito isso, nesse nível de rotação em que está o motor, vc tem que descobrir se o motor está trabalhando com mistura pobre ou rica na baixa rotação, sendo que o ideal é que ele fique com a mistura muito levemente rica (com ocorre na alta). Descobrindo isso (se o motor está com mistura pobre ou rica na baixa rotação) vc está apto para regular a lenta, empobrecendo ou enriquecendo a mistura. Como se descobre se o motor está com a mistura rica ou pobre na baixa? O dois melhores métodos dão os seguintes: 1o - deixe o motor em lenta por uns 30 ou 40 segundos e depois acelere de soco. Se ele fizer Glup (boa essa né?), como se tivesse se engasgado, e apagar logo em seguida a aceleração repentina, é porque ele está com a mistura pobre na lenta. Quando vc abriu de repente entrou muito ar e pouco combustível e ele como que se engasga apagando de vez. Se ao contrário, em vez de se engasgar e apagar imediatamente, ele começar a aumentar o giro vagarosamente largando bastante fumaça e atirando combustível pela descarga, levando assim um certo tempo até atingir a máxima rotação (ou mesmo de tão cheio de combustível ele vier a apagar), daí é porque a mistura está rica demais na lenta. Para regular vá fechando ou abrindo a agulha da baixa até achar o ponto ideal. Lembre-se: sempre que vc mexer na agulha da baixa deverá novamente regular a agulha da alta. O motor só estará com a lenta e alta regulada depois que vc partindo com ele dá baixa rotação acelerar de soco e ele responder imediatamente. 2o. - o segundo método, que deve e pode ser combinado com o primeiro, consiste no seguinte: deixe o motor na lenta rotação por uns 30 segundos e a seguir levante levemente o nariz. Se o motor aumentar levemente a rotação é porque ele está no ponto ideal. Se ele apagar é porque a mistura está pobre. Entende por que ele faz isso? É porque levantando o nariz a gravidade faz com que entre menos combustível e se a mistura estava levemente rica ela passa a ficar ideal e o motor acelera mais. Se a mistura estava pobre a gravidade faz ela ficar mais pobre ainda fazendo o motor apagar. Com o tempo, só com o ouvido vc estará regulando a lenta e a baixa. Se seu motor não pega regulagem, as hipóteses mais prováveis são (nessa mesma ordem estatística: combustível inapropriado (alguns motores não aceitam óleo de rícino sintético), furo no tanque (falta compressão), furo na mangueira, vela (troque), motor fundido (trocar os anéis ou a camisa e o pistão se for motor sem anel)
O motor não funciona ou funciona mal. E agora?
Um motor tem de funcionar redondo, bem regulado. Com uma boa alta e com uma boa baixa rotação. Ele deve passar da baixa para a alta rotação sem apagar ou engasgar. Deve se manter por todo um tanque na baixa rotação sem desligar. Você tenta ligar o motor e nada ou então vc liga e ele a seguir apaga. Ou então ele não funciona conforme descrevemos acima. O que fazer? A idéia aqui é lhe dar um roteiro, ou seja, por onde começar e o que fazer.
Faça o seguinte:
1. Primeiro o óbvio...veja se tem combustível no tanque e a seguir veja se a agulha da alta está bem regulada.
2. Assoprando a mangueira que fornece compressão ao tanque (aquela que vai na surdina), veja se o combustível corre livre pela outra mangueira. Caso não corra livre muito provavelmente a mangueira está torcida dentro da fuselagem impedindo a passagem de combustível.
3. Veja se a vela funciona. Tire ela e a coloque no ni starter. Deve ficar incandescente. Note: o fato de ficar incandescente é 70% que ela está boa mas não 100%. Na dœvida troque a vela. Certifique-se que a bateria ni starter esteja carregada
4. Olhe a vela. Há motores que não aceitam velas sem aquele filete de metal (só com o arame). Anote aí: quando o motor apaga quando está em alta rotação é sinal de que o problema pode ser na vela.
5. O motor funciona mas quando fica com o nariz do avião para cima ele apaga. Provavelmente é o pescador do tanque que está dobrado dentro do tanque não conseguindo pegar o combustível da parte traseira fundo do tanque. É muito comum a mangueira no interior do tanque torcer depois de uma batida com o aeromodelo de frente. O peso do pescador joga a ponta da mangueira (onde fica o pescador) para a parte dianteira do tanque.
6. Já que estamos mexendo no tanque verifique se ele não possui nenhum furo. Verifique também se não há furo nas mangueiras. A melhor forma de fazer essa verificação é colocar o tanque vazio em um balde de água e assoprar em uma mangueira enquanto se tapa a outra. Aparecendo bolhas, está aí o furo. Com o furo fica faltando compressão no tanque. Tende a faltar combustível quando se acelera (como se a mistura estivesse pobre na lenta)
7. Verifique se o tanque é importado ou nacional. Se for nacional veja se é GCM. Em caso negativo, jogue fora.
8. Se o motor for dois tempos e o combustível for de rícino sintético, experimente utilizar um combustível com óleo de rícino normal. Muitos motores dois tempos não aceitam o rícino sintético (combustível tipo competição).
9. Se o motor for 4 tempos veja se ele possui nitrometano. Se não possuir nitro, troque por um com pelo menos 10% de nitro. Motores 4 tempos não funcionam bem sem nitrometano.
10. Verifique se o retentor do servo está prendendo bem o arame do pushroad. Se o arame não está deslizando no retentor de servo. Examine também se o pushroad do acelerador não está fletando (pode fletar até com o peso do tanque)
11. Já examinamos a parte elétrica, já vimos a parte da alimentação de combustível, não restam muitas alternativas...regule a agulha da lenta (ver lição 2). Se o motor continuar não pegando regulagem, abra o carburador e limpe-o. Pode ter alguma sujeira.
12. Continua com problemas? Quem sabe não está faltando compressão no motor (motor oco)? Motores sem compressão não pegam a lenta. Peça para alguém com experiência girar a hélice com o motor desligado para que lhe diga o que acha da compressão. Não acredite no primeiro chute. Ouça mais de uma pessoa. Se for esse o problema tem de trocar o conjunto camisa, pistão e biela.
13. Peça ajuda.
O básico dentro da Caixa de Campo
Você pode com seu aeromodelo, uma bateria ni starter (bateria que se põe na vela), combustível e mais nada ir para o campo e passar a tarde toda voando.
Todavia, se você for daquelas pessoas do tipo precavida, exigente, você levará consigo algumas coisas mais.
Você levará uma caixa de campo com um bujão de combustível, uma bomba (manual ou elétrica) com filtro de combustível, um starter (para fazer a hélice girar) e terá uma bateria gel 12 volts na caixa para o starter e para a bomba se ela for elétrica.
Você também terá na caixa de campo uma chave de vela, cola araldite (ou epóxi) e cola bonder (rápida).
Sobressalentes anote:
vela
dois pares de links
um par de horn
duas hélices
1 metro de mangueira silicone
2 pares de retentor de roda
4 retentores de servo
alguns elásticos para a asa e trem
parafusos com rosca e sem rosca
1 par de horn
Ferramentas leve um alicate normal, um alicate de ponta, duas chaves de fenda philips (uma média e uma pequena), duas chaves de fenda normais (uma média e uma pequena), algumas chaves hallen e uma verruma.
Pouca gente usa, mas uma mesa de campo para colocar o avião em cima, uma cadeirinha de praia, um guarda-sol e água mineral são uma ótima pedida.
Com isso tudo aí em cima vc está bem equipado. Se faltar alguma coisa não hesite em pedir emprestado. Aeromodelistas são de se ajudar.
O check-up do dia anterior ao vôo
Os aeromodelos, assim como aviões, precisam de constantes e meticulosas revisões.
É uma imprudência chegar no campo sem ter, no dia anterior, feito um check-up completo no aeromodelo. Primeiro, por razões de segurança e segundo porque vc corre o risco de passar o dia todo no campo, ou boa parte do dia, perdendo preciosos minutos de vôo para ficar fazendo ajustes e consertos no aeromodelo. E é impressionante como o tempo passa rápido no campo. Um pequeno reparo no aeromodelo, muito comumente, leva algumas horas de serviço. Dessa maneira, o que recomendamos é que, sempre, no dia anterior ao dia do vôo, se faça uma revisão completa no aeromodelo.
Sugerimos que a revisão se faça na seguinte ordem:
1) Trem de pouso. Examine sua fixação. Veja se os retentores de rodas estão firmes. Se as rodas estão girando livres. Veja se a bequilha, dianteira ou trazeira, está firme.
2) Montante e comandos. Examine se os parafusos que fixam o motor estão bem presos. O mesmo quanto aos parafusos que fixam o montante na fuselagem. Coloque a asa. Veja se está bem presa. Examine todas as dobradiças, do leme, do profundor e dos aelerons, se estão bem coladas.
3) Rádio. Veja se o receptor está bem protegido por uma espuma. Examine as conexões no receptor se estão firmes. Veja se o receptor não está solto dentro da fuselagem. Fixe-o bem prensando ele com plasticos ou espuma. O mesmo quanto a bateria do receptor. Ligue o rádio. Ligando o rádio, teste todos os comandos. Caso necessário, solte ou aperte links ou retentores de servos para que os trimers do rádio estejam no centro quando os comando também estiverem centrados (exemplo: quando o comando do leme está bem alinhado com a deriva vertical o trimer do leme no transmissor deve estar bem no centro). Cheque a amplitude dos comandos. Verifique se não há nenhum comando invertido. Veja se a antena do transmissor está bem firme. Se não estiver, abra o transmissor e faça o aperto.
4) Motor. Verifique se não há sujeira na entrada de ar. Veja se o combustível está correndo solto no tanque (tire as mangueiras de silicone onde elas prendem na entrada do carburador e no escape e assopre por essa última para ver se o combustível sai livre pela outra mangueira). Verifique o pescador. Veja se o mesmo não está virado para frente do tanque. Ainda assoprando (e fechando uma ponta da mangueira) examine se não há nenhum vazamento no tanque ou nas mangueiras de silicone. Veja se o tanque está firme. Ligando o rádio examine a trimagem do acelerador. Baixando o trimer no transmissor a garganta do carburador fecha completamente? Levantando o trimer, a garganta abre deixando espaço para a entrada de combustível? Regule o pushroad no retentor de servo se necessário. Ligue o motor. Após ele esquentar um pouco na lenta acelere ao máximo e regule a agulha da alta. A seguir veja se está boa a baixa. Veja como está a retomada. Regule o carburador se for o caso. OK!! Checagem realizada. Imprima a lista abaixo para facilitar essa revisão.
1 - fixação do trem de pouso
2 - retentores de rodas
3 - rodas
4 - fixação da bequilha
5 - parafusos de fixação do motor
6 - parafusos de fixação do montante
7 - fixação da asa
8 - dobradiças dos aelerons
9 - dobradiças do leme
10 - dobradiças do profundor
11 - proteção do receptor
12 - conexões no receptor
13 - fixação do receptor
14 - fixação da bateria do receptor
15 - teste e trimagem dos comandos (aelerons, leme e profundor)
16 - amplitude dos comandos
17 - sentido dos comandos
18 - antena do transmissor
19 - limpeza da entrada de ar
20 - sistema do combustível (deve correr livre pela mangueira)
21 - posição do pescador dentro do tanque
22 - fixação do tanque
23 - vazamentos no tanque e nas mangueiras
24 - trimagem do acelerador
25 - Alta do motor
26 - Baixa do motor
27 - Retomada da aceleração
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