ESC - SPEED CONTROL
Esse é um assunto que sempre gera confusões entre os iniciantes no helimodelismo.
Basicamente, o ESC - speed control - é dispositivo eletrônico que controla a velocidade do motor, ou seja, funciona a grosso modo como um acelerador para o seu helicoptero elétrico.
O ESC deve ser ligado no canal throttle do seu receptor do rádio e no motor.
Essa é uma foto do ESC 35X da Align:
Os 3 fios de um lado (preto, azul e vermelho) são ligados no motor, os dois fios (preto e vermelho) do outro lado são ligados na Bateria e o fio padrão futaba vai ligado no canal throttle do receptor.
Além da função básica de controlar a acelação, todo bom ESC conta com outros recursos bem úteis para o helimodelista. São eles:
* Brake: Essa é uma função muito utilizada em planadores, permite que a hélice fique parada mesma em vôo, dinimuindo o arrasto (nos helimodelos o brake fica desligado!)
* Eletronic timming: Essa é uma função que permite otimizar o funcionamento elétrico do seu motor.
* Battery protection: Função IMPORTANTÍSSIMA. As baterias de Lipo não podem baixar de uma determinada tensão (voltagem), sob pena de estragar permanentemente. Assim, o ESC monitora a voltagem da bateria e corta o motor ANTES de a tensão cair muito, evitando prejuízos com a sua bateria.
* Aircraft: Normalmente os ESC´s permitem escolher entre avião, helicoptero e planador.
* Governador: Função muito útil para usuários avançados. O governandor mantém a RPM das pás principais sempre constante, não importando o passo utilizado no momento.
* Soft Start: Muito bom para preservar a main gear e o pinhão do motor. O soft start serve para iniciar a rotação das pás bem vagarosamente.
* Throttle response speed: sensibilidade da aceleração.
Você pode encontrar ESC´s de diversas capacidades no mercado (5A, 20A, 80A, etc). Para saber qual é a capacidade mínima para seu helicóptero é necessário um aparelho medidor de corrente elétrica, para saber quanto de corrente seu motor consome no máximo (máxima rotação com máximo passo e usando alguns servos simultaneamente). Em regra, os helicopteros já vem com um ESC, e o iniciante não precisa se preocupar com isso. Normalmente um ESC de 35A dá conta do recado com folga nos helis da classe 450.
Passada a parte introdutória para iniciantes, vou tratar um pouco de assuntos mais avançados.
É quase um consenso que esses são os melhores ESC´s do mercado para helis da classe 450 (provavelmente nessa ordem):
Kontronik Jazz 40-6-18 ESC
Vantagens:
Programação para aviões, helis, planadores, carros e botes.
Não provoca interferências no rádio (ruído elétrico)
Se ajusta automaticamente ao motor para melhor performance
Possui 10 configurações de brake
Melhor Soft Start do mercado
Proteção contra calor e excesso de corrente
Limitar de corrente
Melhor governador do mercado
Especificações
Number of Cells Input: 6-18
BEC: Yes
Max Constant Current: 40A
Max Surge Current: 50A
Weight: 1.16oz (33g)
Length: 1.9" (49mm)
Width: 1" (25mm)
Thickness: 0.29" (7.5mm)
Preço em média de U$ 170,00 no exterior.
Castle Creations Phoenix 35 Brushless ESC
Especificações
Low-voltage cutoff - 4V, 5V, 6V, 7.2V, 9V, 12V
Over-Current Protection - 5 settings
Brake Type - 5 settings
Throttle Range - fixed/self-adjusting/governor
Timing Advance - 3 choices
Cutoff Type - hard or soft
Switching Frequency - 3 choices
All Castle Creations speed controls feature:
-Battery Eliminator Circuit (BEC): eliminates receiver battery
-Safe "Power On"
-Microprocessor Controlled
-Tough surface mount construction
-Audible Arming Signal
-Auto Motor cut-off with reset
-Low torque "Soft Start": protects gear boxes and belt drives from shock
-Smooth reverse exponential throttle
-Self-calibrating endpoints: maximizes usable stick travel
-Auto shut-down when signal is lost
-Simple setup: no complicated switches or wiring
Preço em média de U$ 80,00 no exterior.
Scorpion Commander 45A V2 ESC
Especificações
Weight (Without Connectors) ................. 41.5 gm (1.46 oz)
Max Continuous Current ..................................... 45 Amps
Operating Voltage Range ............................... 6 to 15 Volts
Max BEC Output ...................................... 4 Amps @ 5.0 V
On Resistance .............................................. 2.33 mOhms
Size ....................... 75 x 30 x 9 mm (2.95 x 1.18 x 0.35 in)
Preço em média de U$ 60,00 no exterior.
BEC - BATTERY ELIMINATOR CIRCUIT
o BEC é dispositivo que transforma a voltagem da bateria de 11.1v em 5v ou 6v para nutrir o receptor, o gyro os servos, que queimariam como uma tensão muito alta.
Quase todos os ESC´s do mercado tem um BEC integrado, fazendo os dois trabalhos, de redutor de voltagem e de controlador de velocidade.
O problema surge quando você monta no heli servos digitais que drenam muita corrente da bateria, pois em regra o BEC integrado ao ESC suporta apenas 2A de corrente máxima.
O resultado é que o ESC, por causa do BEC sobrecarregado, esquenta demais e corta a corrente, por segurança, para não queimar.
Assim, se for usar servos digitais, ou mesmo de força, o aconselhável é desabilitar o BEC do ESC e instalar um BEC externo, com mais capacidade, tipo de 4A ou 5A.
Essa é a foto de um BEC externo de 4A da hyperion:
Para desabilitar o BEC do ESC, basta inutilizar o fio vermelho do ESC que está ligado no canal throttle do receptor. É possível cortar o fio vermemlho com um estilete e isolar com fita isolante.
Para funcionar, tem soldar o ESC e os fios do BEC externo ao mesmo tempo no conector DEAN macho que será ligado à bateria.
O modelo de BEC ideal para os helis da classe 450 é um de 4A, que trabalha a 5V. No brasil, fácil, tem na loja on-line da Big Field um hiperion de 4A, mas custa um pouco caro (R$ 100), procure no menu por "controlador de voltagem". Se comprar do exterior, tem muitas opções e bem mais baratas (até por U$ 5), com frete e imposto e tempo, fica caro tb.
domingo, 8 de junho de 2014
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