segunda-feira, 23 de junho de 2014
Interferências de telefones celulares.
Alguns textos relatando interferência de telefones celulares em equipamentos de RC, tem aparecido na Internet, sobretudo nos Foruns de debates sobre rádios. Chamou a minha atenção um destes relatos porque tem como fonte um artigo publicado na revista argentina EL-AEROMODELISTA, cuja fonte citada é uma publicação norte americana RC/REPORT MAGAZINE e escrito por TONY STILLMAN proprietário da RADIO SOUTH uma grande empresa de manutenção de RC naquele país.
O caso em questão, informa TONY STILLMAN, aconteceu durante um vôo normal que um aluno da faculdade de Mecânica e Engenharia Aeroespacial da Universidade de Oklahoma, fazia num dos modelos da escola utilizando um rádio Futaba 9Z ( sintetizado ) no modo PCM. Súbitamente o avião sofreu uma interferência severa e caiu. Analisando o que poderia ter causado a queda, Tony lembrou que no exato momento da interferência alguém próximo tinha acabade de receber uma ligação pelo telefone celular. Intrigado se esta poderia ter sido a causa do problema resolveu fazer alguns teste em seu laboratório.
Colocou alguns celulares de marcas diferentes próximas a um transmissor de RC e ficou observando os servos do avião. Enquanto os telefones permaneceram apenas ligados nada aconteceu, mas no momento em que um deles recebeu uma chamada os servos apresentaram fortes tremores indicando que uma interferência severa estava acontecendo no rádio.
A experiência foi repetida variando-se a distância do rádio em relação aos telefones e foi observado que a interferência era maior quando o rádio estava entre 30cm até 150 cm dos telefones. A medida que a distância aumentava a interferência diminuia até desaparece completamente.
Utilizando um medidor de intensidade de sinais, foi constatado que no momento que o celular recebe a chamada ele emite um sinal muito forte que rápidamente vai diminuindo chegando a aproximadamente 10% do sinal inicial no momento que começa a tocar.
No artigo da revista é mencionado que foram observadas interferências também em "receptores" não PCM??? Provavelmente foi erro de tradução porque a experiência estava sendo feita com TRANSMISSORES, já que o receptor seja PCM ou PPM ( FM ), estaria longe a bordo do modelo e não teria como ser interferido...
Nossa reflexão técnica em cima do fato é a seguinte:
1. Sabe-se que a faixa de freqüências que operam os celulares situa-se na banda de UHF, ou seja, 800 a 900MHz e sinais desta freqüência não tem como serem captados pelos receptores de RC operando em VHF - 72 MHz.
2. É lógico pensar que se houvesse uma mínima chance dos sinais de RF dos celulares serem captados por nossos receptores, então simplesmente não seria possível sequer ligar um RC num raio de alguns quilômetros de uma ERB ( Estação Rádio Base ) ou torre onde estão as antenas fixas da telefonia celular.
3. Conforme o relato do Tony Stillman a interferência ocorreu NO TRANSMISSOR do RC que era justamente o que estava mais próximo do celular que recebeu a chamada, já que provavelmente o avião, e o receptor consequentemente, estavam bem mais distantes. Por isso creio que a revista argentina errou ao mencionar que receptores FM também tenham sofrido interferência. Certamente foram transmissores operando em FM que também foram interferidos.
4. O texto também menciona que os rádios interferidos, independente do modo que estavam operando ( PCM ou PPM ( FM )), ERAM TODOS RÁDIOS SINTETIZADOS. Rádios sintetizados são aqueles que não utilizam cristal para determinar o canal de operação, e no lugar do módulo de RF onde fica instalado o cristal nos transmissores convencionais ( aquela caixinha preta que fica encaixada na parte trazeira do rádio ), utilizam um módulo que através de circuitos digitais ( PLL ) produzem a freqüência na qual o rádio vai trabalhar. Estes circuitos geram um sinal com uma precisão incrível, mas tem o incoveniente de serem muito sensíveis a campos elétricos externos porque trabalham com vários valores de freqüência internamente ( multiplicadores ). Talves ai esteja o calcanhar de Aquiles deste tipo de rádio.
5. Quem já estudou um pouco de Física sabe que uma onda de rádio, seja qual for a freqüência, propaga-se no ar através da geração de campos magnéticos e campos elétricos, "interligados" perpendicularmente uns com os outros. Ora um telefone celular é uma pequena estação transmissora/receptora de rádio, e quando recebe uma chamada, ativa o seu transmissor para contatar com a ERB que o está chamando, nesse momento como foi observado pelo Tony quando realizava a experiência, o celular envia a sua máxima potência porque ele não "sabe" a que distância está a ERB que o chama. No momento que a conexão é estabelecida, tanto a ERB como o telefone celular trocam uma série de informações sobre a qualidade da conexão e ambos se programam para utilizar o mínimo de potência que permita uma conversação com boa qualidade de som para os usuários. Isto acontece ANTES que o telefone toque! Quer dizer, quando você atende a chamada pode ter certeza que a tecnologia preparou a melhor condição possível, no momento, para você conversar!Desculpem esse desvio do assunto principal, mas acho esse sistema inteligente muito legal para deixar de mencioná-lo.
Então o que importa para nós é que esse pico de potência que o celular transmite, gera um campo eletro-magnético tão forte que os sensíveis circuitos do sintetizador do rádio são afetados, provocando funcionamentos erráticos no mesmo.Certamente a freqüência de transmissão do rádio passa a variar e o "coitado" do receptor fica sem saber o que esta acontecendo!
Bem, teorias a parte, mesmo não tendo chegado a conclusões definitivas sobre como se dá a interferência, resta para nós aeromodelistas saber que devemos deixar os telefones celulares bem longe da área de pilotagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário