quinta-feira, 27 de março de 2014
STARTER CASEIRO COM VENTOINHA DE GOL
STARTER
(Peço desculpas pelo starter anterior: como o que eu publico é baseado em minhas próprias experiências, nem sempre a gente consegue a perfeição... Então, agora vai outra receita, mais definitiva e que achei melhor e mais potente que a anterior. Valeu!)Bom...a motivação para construir meu próprio starter foi bem óbvia, hehe....digamos, um Hobbico saindo por mais de R$ 200,00!!!! (alta do dólar...). Foi a deixa para eu botar a cachola para funcionar...
Claro que meu projeto não é dos mais avançados, já vi alguns bem mais bonitinhos e tal, mas esse que explico como construir funciona bem e acho que equivale à um starter "90" da Hobbico. Ele funciona com uma bateria selada de 12v, dessas de 7.2A. (Crow, Unipower, etc...)
Starter já montado e pintado com esmalte sintético cor 'marfim'
Montando o seu starter
O primeiro passo é você conseguir um motor de VENTOINHA do carro GOL ou similar. Em lojas de ferro-velho você pode achar, com alguma pechincha, por 15 reais. Achei por 20 e dei uma choradinha o cara fez por 15. Existe uma certa gama de modelos, mas procure por algo similar ao abaixo:
Bom, agora você já tem a matéria-prima para o "bicho". Agora vem a parte PEDREIRA: remover a ventoinha e preparar o motor... =)
Removendo a ventoinha
Em alguns modelos, a remoção da ventoinha é bastante fácil, bastando sacar uma presilha que segura a hélice ao eixo. Em outros modelos você poderá encontrar uma rosca ou algo parecido. Se estiver corroída nem perca tempo: use uma Dremel para cortar a hélice bem próxima ao eixo, daí fica fácil remover. A maioria dos eixos vêm praticamente prontos, necessitando muito pouca alteração. Veja a foto após a remoção da ventoinha:
Após a remoção da ventoinha, você pode desmontar o motor. Apenas remova os dois parafusos da tampa e você terá acesso fácil à todos os componentes.
Com certeza o estado geral (externo e interno) do motor não vai estar grande coisa (óleo, pó e uma sujeira danada). Então aproveite que o tanque de lavar roupas está liberado (hehe) e dê uma boa limpada na carcaça do motor. Você pode usar querosene para tirar o óleo e a graxa pesada e depois um saponáceo qualquer para limpar e tirar o óxido da carcaça.Na foto à esquerda, está a parte INTERNA do motor (o induzido)...esta parte NÃO DEVE SER LAVADA; dê uns jatos de ar ou de spray tipo limpa contatos e/ou use uma escova de dentes para tirar a poeira. De qualquer forma, normalmente esta peça não suja muito. Depois de limpo todo o conjunto, dê uma lixadinha nos contatos do eixo, verifique o estado das escovas da tampa (o "carvão"), dê uma engraxadinha na parte traseira do eixo (no fundo da carcaça do motor) e umas gotas de WD40 no rolamento frontal (sim, o motor de ventoinha normalmente tem rolamento na frente, diferentemente dos de limpador de pára-brisa que usam bucha). Removendo os suportes
NA FOTO DO MOTOR COM A VENTOINHA, não aparecem todos os suportes que vêm originalmente com o motor. Normalmente são três suportes que são soldados diretamente à carcaça do mesmo. Como vamos usar somente UM deles, você pode remover os outros dois.
Escolhi, para remover, os suportes que ficam mais longe do CABO DE FORÇA do motor, porquê o suporte que está mais próximo vamos usar para colocar a manopla e a chave de acionamento (por isso é interessante deixar o suporte mais próximo do cabo de força).
Para remover os suportes usei uma dremel com o disco de corte e um esmeril...além de bastante paciência Bom, agora é a vez de fabricar o ROTOR do seu starter. (Sei lá, eu chamo de rotor... =)Para fazer esta peça decidi usar NYLON. Tarugos de nylon para ser mais exato. É um material barato (14 reais o quilo mais ou menos) e você não usará muitas gramas dele. Pode ser encontrado em lojas que trabalham com FERRO E AÇO (estranho não??). Em Curitiba a BARRANCO Ferro e Aço comercializa este tipo de material.
Caso seja difícil de obter este material, ou mesmo de você fazer a peça, leve o motor montado para um torneiro mecânico, leve fotos de um starter "original" e explique o que você quer fazer. Lembre-se de levar todas AS MEDIDAS para que o torneiro possa fabricar a peça corretamente. Para facilitar mais ainda, aproveite e leve também a borracha do starter (a que vai dentro da peça) e explique como funcionará o seu "aparelho"...
Esses tarugos tem 5,5Cm de diâmetro...e sinceramente? São GRANDES demais....recomendo que você use um de 4,5Cm de diâmetro por 5,5 de altura. Observe o material:
À direita da foto acima está o primeiro pedaço que tentei tornear. MEU AMIGO....não é nada fácil lidar com este material. É um tipo de plástico e aparentemente você pode achar que é macio......mas não é. Tem uma dureza superior à madeira...Usei uma tupia para fazer o furo central e uma furadeira com uma fresa para fazer a cavidade. MAS, recomendaria que você pedisse à um torneiro para fazer esta peça. O cara vai cobrar uns R$ 5,00 para fazê-la e você não sofrerá algumas horas fazendo o rotorzinho... Veja as imagens do rotor já com a borracha colada dentro. Esta BORRACHA é a original da HOBBICO, colei com cola epóxi e preenchi as falhas com silicone branco. Você pode aproveitar para deixar um MEIO CENTÍMETRO da borracha para FORA do rotor, ajuda na aderência! (como nos starters importados). Eu acabei cavando o suficiente para encaixar a borracha toda DENTRO do rotor.Versão mais "torneada"Não esqueça de fazer um orifício na lateral do rotor de nylon e incluir um parafuso ALLEN para que ele fixe o rotor no eixo do motor. Aliás, com o motor desmontado, prenda o eixo dele numa morsa e desbaste reto o eixo e depois faça um furo central (usando uma boa broca), onde o parafuso irá fixar-se, como na foto:
Ou então, caso o eixo permita, APROVEITE o furo que vem no mesmo para o parafuso de fixação (caso o tamanho do rotor esteja certinho) como no caso desta foto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário