terça-feira, 18 de março de 2014

Itens opcionais e primeiros voos

Itens Adicionais, não obrigatórios mas que ajudam muito Starter elétrico - Trata-se de um motor elétrico acoplado a uma bateria que serve para dar a partida no aeromodelo. Muito útil, principalmente para aqueles motores mais teimosos para pegar. Carregador/Reciclador de Baterias - Este é um equipamento que faz a descarga e carga rápida das baterias do sistema de rádio controle e do motor, no caso de elétricos. A função reciclador faz com que as baterias sejam descarregadas antes da carga, evitando o ´efeito memória´que acabam inutilizando as baterias antes do final da vida útil. Ferramentas básicas - Um boa idéia é ter disponível no campo o mínimo de ferramentas para resolver pequenos problemas, que podem fazer com que você perca um dia de vôo. As ferramentas mais comuns: chaves de Fenda , chaves Phillips, chave de vela, chave allen, alicates. Peças sobressalentes - As mais comuns são hélices, que podem ser facilmente danificadas e também velas, para o caso de motores glow. Caixa de Campo - Depois de juntar toda essa tralha, uma boa idéia é ter um lugar pra guardar tudo e ter sempre a mão. Posso aprender a voar sozinho? Não! Um aeromodelo não é um brinquedo, e um aeromodelo descontrolado é um sério risco para o aeromodelista e para quem estiver por perto. As vezes por teimosia, ou até mesmo por um certa dose de prepotência, alguns acham que é fácil que e não precisam de auxílio. Nada mais falso. Fácil até é, mas existem regras e técnicas a serem seguidas. Um aeromodelo treinador básico pesa cerca de 2 kg e voa a velocidades entre 60 Km/h, podendo chegar a 100 km/h. Se uma pessoa for atingida as conseqüências serão graves, e até mesmo fatais. A atuação de um instrutor é obrigatória no início da prática do aeromodelismo. Existem simuladores para computador que permitem o iniciante ter um primeiro contato com a pilotagem. O simulador ajuda bastante no aprendizado pois dá ao iniciante as primeiras noções, como sensibilidade dos comandos, noções de posicionamento, etc. Porém, o simulador não substitui o instrutor, apenas ajuda no aprendizado. É importante que o simulador seja utilizado com um adaptador que permita o uso do transmissor real do aeromodelo. De nada adianta treinar no simulador usando um manche de computador, ou mesmo teclado. Onde encontro instrutores? Normalmente os clubes mantém alguém responsável pela instrução. Entre em contato com um clube e se informe. Preciso me associar a um clube? A associação a um clube é altamente recomendável, pois além de estar praticando o esporte dentro da legalidade, você passará a conviver com pessoas que gostam e vêm o aeromodelismo como algo mais do que simplesmente fazer um aeromodelo voar. Aeromodelismo significa também integração, troca de informações e principalmente amizade. Além disso, os clubes costumam oferecer a seus associados uma estrutura voltada para a prática do hobby, como pistas pavimentadas, boxes para manutenção, instalações sanitárias, etc. Preciso me filiar a COBRA? O que é a COBRA? A COBRA, Conferederação Brasileira de Aeromodelismo, é uma entidade que regula a prática do aeromodelismo no Brasil. A COBRA reúne as federações estaduais de aeromodelismo, ou diretamente os clube nos estados que não têm a sua federação. A COBRA é responsável pela emissão do BRA, que é o número de registro do aeromodelista. O BRA é emitido com o aval do clube e depois que o instrutor liberar o aluno para voar sozinho. A taxa do BRA é cobrada anualmente e incluí um seguro compulsório contra danos causados a terceiros. Mais detalhes no site da COBRA.

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