terça-feira, 18 de março de 2014
Como escolher Motor, Combustível e rádio?
O motor é a parte do aeromodelo onde existem o maior número de opções. É importante a colocação do motor conforme as especificações do aeromodelo. Estas especificações são fornecidas na planta ou no manual de instruções.
A primeira característica a ser observada é a capacidade cúbica , ou cilindrada do motor. Esta capacidade é normalmente fornecida em polegadas cúbicas. Portanto se um motor for classificado como .40, significa que a cilindrada do mesmo é 0,4 polegada cúbica.
Outra característica é quanto ao tipo de ciclo utilizado, 2 tempos ou 4 tempos. Os motores 2 tempos são os mais comuns e baratos, e são indicados para o iniciante. Os 4 tempos são motores que fornecem menos potência final, se comparados com um 2 tempos da mesma cilindrada, porém tem a vantagem de oferecer mais força em baixa rotação, além do ruído ser mais realista. Por esta razão, os modelos normalmente trazem duas especificações de motor, para 2 tempos e para 4 tempos. Para substituir um .46 2 tempos, por exemplo, será necessário um .70 4 tempos.
Finalmente, deve-se levar em consideração a presença ou não de rolamentos no motor. Um motor com rolamento, comparado com um sem rolamento na mesma cilindrada oferece cerca de 50% a mais de potência. Claro que esta diferença reflete no preço.
Em resumo, para iniciar prefira um motor de 2 tempos dentro da cilindrada solicitada pelo aeromodelo escolhido. Para treinadores normalmente se utiliza motores .40 a .46. Se o fator financeiro permitir, prefira um motor com rolamentos pois o investimento compensa, visto que este motor tem mais possibilidades de uso para um futuro modelo mais avançado. Se a economia for fator de escolha, fique tranqüilo, que um 2 tempos sem rolamento irá lhe atender sem problemas.
Os tipos mais comuns de motor
Glow2 tempos : Este é o motor mais simples e também o mais barato e é a opção da maioria dos iniciantes. O motores glow funcionam com base em um vela incandescente que precisa ser aquecida para a partida do motor.
Glow 4 tempos : Também funciona baseado em uma vela incandescente, porém utiliza um ciclo de 4 tempos, através de válvulas móveis de admissão e exaustão.
Gasolina : Os motores a gasolina são motores grandes para aeromodelos idem. Nestes motores a capacidade cúbica é expressa em centímetros cúbicos ou cc. Os menores motores a gasolina são com cilindrada de 23cc podendo chegar até a 160cc.
Elétricos : Com a evolução da tecnologia das baterias os motores elétricos estão cada vez mais presentes nos clubes de aeromodelismo. Hoje já existem modelos com até 2 metros de envergadura que utilizam motores elétricos.
Turbinas : É o que existe de mais sofisticado em termos de motorização. Também conhecidas como jatos, são miniaturas das turbinas reais utilizadas em aviões escala cheia.
Que combustível usar?
O combustível depende do motor utilizado, e os mais comuns são:
GLOW : É uma mistura de metanol, óleo e nitrometano. Este combustível é vendido nas lojas especializadas em galões de 3,6 litros normalmente. Existem variações tanto na quantidade de óleo como de nitrometano. Para um motor 2 tempos , mais comum para o iniciante, um combustível com 10% de nitro e 16 a 18% de óleo é o ideal.
GASOLINA : Utilizada em motores de maior cilindrada. É misturado um percentual de óleo lubrificante de acordo com motor utilizado.
BATERIA ELÉTRICA : Não é exatamente um combustível. Esta é uma tecnologia relativamente nova, porém os motores elétricos estão evoluindo e em breve será mais comum ver os elétricos voando com mais freqüência. O Custo hoje ainda é relativamente alto.
QUEROSENE AERONÁUTICO : Utilizado para turbinas a jato.
Como escolher um equipamento de rádio controle?
O equipamento de rádio é composto de um transmissor que possui os controles que serão utilizados pelo piloto e do equipamento que irá a bordo do aeromodelo: receptor, baterias e servos comandos, que farão movimentar as diversas funções do modelo. Um aeromodelo básico utiliza um radio de 4 canais, que irá controlar as funções de aileron, profundor acelerador e leme.
Estes são os comandos básicos necessários. Existem controles mais sofisticados que utilizam mais canais para controles adicionais, como trens de pouso retráteis, bombas de fumaça, etc. Além disso os radio controles podem ser equipados com programação digital, que permitem alguns ajustes finos adicionais. Na escolha do rádio, se o fator financeiro permitir você pode adquirir um modelo mais sofisticado com 6 ou 7 canais e programação digital que este modelo lhe atenderá na fase de aprendizado e também em modelos mais sofisticados.
IMPORTANTE: Os rádio controles para uso liberado no Brasil utilizam a faixa de freqüência de 72 Mhz. Esta faixa é divida em 50 canais, numerados de 11 a 60. É uma boa idéia verificar no grupo onde você pretende praticar o hobby quais são os canais já em uso para evitar duplicidades, pois dois rádios do mesmo canal não podem ser utilizados ao mesmo tempo. Sempre verifique se o seu canal não está em uso antes de ligar seu transmissor!
A que distância voa?
Essa deve ser a pergunta mais ouvida pelos aeromodelistas. O Rádio controle tem um alcance de aproximadamente 1500 metros. Na prática esta distância nunca é alcançada, pois o modelo sairia do raio de visão do piloto muito antes de sair do alcance do rádio. Num vôo normal chega-se a uns 300 metros de distância no máximo.
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