quinta-feira, 13 de março de 2014
Pintar ou entelar?
Essa é uma dúvida muito comum entre os construtores, e não se envergonhe caso seja assim também.
Com a grande variedade de tipos de acabamento, muitos aeromodelistas acabam se restringindo a somente um, talvez por comodidade, custo ou falta de informação. Mostrarei abaixo as vantagens e desvantagens dos revestimentos e espero deixar mais claro na sua cabeça cada possibilidade.
Falarei sobre os seguintes revestimentos: Pintura com tinta spray, vinil, fita colorida e monokote.
Pintura com tinta spray:
Apesar de parecer muito prática, demanda um bom acabamento de superfície para ficar perfeita. Quando aplicada diretamente sobre o isopor cortado ou lixado deixa aparente todas as pequenas imperfeições e buracos.
A minha experiência com pintura diz que é preciso de todos estes passos:
- Passar uma massa para correção de imperfeições e lixar;
- Passar um fundo branco;
- Pintar no padrão de cor desejado;
- Envernizar, para um perfeito acabamento.
Quanto à marca, para correção de imperfeições utilizo a multi-massa Tapa Tudo da Renner, apesar de difícil de encontrar é muito leve e serve para todos os materiais de construção. E para pintura uso a ColorGin Luminosa da Sherwin-Williams que não agride o isopor e é fácil de pintar.
Indico a utilização de verniz após a pintura, sem ele, a pintura suja com o tempo e descasca mais facilmente.
A vantagem da pintura é a fácil cobertura de fuselagem cheia de detalhes, como o Flycat da foto abaixo.
Modelo pintado com tinta spray e envernizado
Sua desvantagem é o trabalho para deixar a superfície perfeitamente lisa e a quantidade de latas de spray e demãos necessárias. Cada lata de spray custa 17 reais, utilizei quatro para pintar o modelo da foto.
Vinil:
Amplamente utilizado pela facilidade de comprar e entelar, coloco esse material como o mais fácil e prático. Não é preciso ter muita experiência e nem uma superfície perfeitamente lisa para aplica-lo, pois ele “passa por cima” das imperfeições. Pode ser comprado em papelarias e lojas de departamentos.
Para entelar basta:
- Cortar um pedaço do material maior que a área a ser coberta;
- Retirar o papel que cobre a cola;
- Coloca-lo por cima da superfície;
- Estica-lo com a mão, fazendo as dobras e os cortes necessários;
- Esquentar o vinil até ficar completamente liso, pode ser com secador
de cabelo;
- Colar as pontas soltas com CA (Super Bonder).
Sua aparência é semelhante ao monokote, mas não indico para entelagem de modelos à combustão, pois ele solta fácil com óleo.
Mais fácil de usar quando em modelos sem muitos detalhes, como o Stick da foto abaixo:
Modelo entelado com vinil
Fita colorida:
É também um revestimento muito prático e fácil, mas pessoalmente não gosto do acabamento que ela proporciona. Sua aparência não é homogênea e apresenta várias faixas quando mal feita. O ideal é recobrir o mínimo possível a fita anterior ou fazer camadas de uma maneira que todas se sobrepunham.
A entelagem é feita em camadas e por isso basta cortar o pedaço que sobra e dobra-lo no melhor canto.
É encontrada em papelarias e não custa mais que 10 reais por rolo de 50 metros.
Entelei a minha asa zagi com ela, e ficou muito bonita, veja a foto:
Modelo entelado com fita colorida
Monokote (Top Flite):
Gera um acabamento impecável no aeromodelo se entelado por pessoa experiente, mas por inexperiente fica péssimo: cheio de dobras, vincos, marcas e áreas frouxas. É vendido em lojas de aeromodelismo e o mais barato custa 60 reais por rolo de 65 x 180cm. Não pode ser aplicado em isopor devido à alta temperatura de fixação, é necessário um ferro e soprador especial para sua aplicação.
Para entelar basta:
- Lixar a madeira até ficar lisa;
- Cortar o monokote no tamanho desejado;
- Retirar a película protetora;
- Colocar sobre a área desejada;
- Passar o ferro de entelagem até sua completa fixação.
Recomendo este material para aeromodelos à combustão e elétrico mais elaborados e de balsa, pois seu acabamento é de primeira linha (apesar do preço).
As opções são muitas, basta escolher a que você melhor se adapta, sempre se lembrando do modelo que pretende entelar/pintar. O custo varia conforme a qualidade e a resistência, a melhor é aquela que mais se aproxima dos seus objetivos.
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