quinta-feira, 27 de março de 2014

O que Todo piloto RC precisa saber

Verificar CG CG significa Centro de Gravidade e refere-se ao ponto de equilíbrio longitudinal do aeromodelo, ou seja, o equilíbrio do nariz à cauda. Cada perfil alar tem seu ponto de equilíbrio, se você não sabe onde fica o CG do seu aeromodelo, um bom ponto para começar é com 1/3 a partir do Borde de Ataque da asa. O ideal é o aeromodelo ficar levemente pesado de nariz ou 100% equilibrado, isso para vôos normais. Quando um aeromodelo fica pesado de cauda, ele pode se tornar tão instável que será impossível controlá-lo. Já quando ele fica tão pesado de nariz, ele pode se tornar tão “estável” que os comandos não obedecem. Verificar Todos os Comandos mecânicos e Eletricos Está é a melhor maneira de se evitar problemas durante o vôo. Procure ter o hábito de verificar todas as superfícies de comando, se estão movimentando para o lado correto, se não possuem folgas, etc. Verifique a bateria, cabos, conexões, etc. Depois de levantar vôo não há mais nada a fazer Fazer Teste de Alcance Consiste em fazer um teste no solo da transmissão e recepção do sinal entre o Transmissor e Receptor do modelo. Em radios 72mhz simplesmente abaixe totalmente a antena do radio e afaste-se cerca de 30 metros do modelo. Com essa distância, o Modelo deve responder corretamente aos comandos. Se o rádio for 2.4ghz, cada marca tem seu padrão (algumas com botões próprios para esse teste e outras com funções específicas do menu). Esse botão/função irá reduzir a potência de Transmissão do rádio, assim, nos mesmo 30 metros, o modelo também terá que responder aos comandos. Em caso de falha no Teste de Alcance, é melhor verificar qual o motivo da falha para evitar a perda de sinal e consequente acidente com o modelo. Voo de trimagem Também conhecido como Flytrim, é o primeiro vôo do aeromodelo. Nele você fazer um ajuste fino para remover algumas “tendências” de vôo. Quando um modelo está trimado ele deve voar reto e nivelado quando se “corta” o motor. Para fazer a trimagem decole e suba até uma altura segura, reduza o motor entre 1/2 e 2/3 e voe contra o vento. Solte os comandos e vejo o que acontece: se ele quer subir ou descer trime o Profundor; se ele quer fazer curva para direita ou esquerda e mantem altura, trime o Leme; e se ele “cai” de asa trime o aileron. Caso os comandos de trimagem cheguem a fim do curso e o aeromodelo ainda tem tendências, só resta pousar e ajustar a linkagem. Orientação de vôo Quando o aeromodelo está voando em sua direção, os comandos de Aileron e Leme se “Invertem”. Você deve desenvolver sua habilidade para reagir adequadamente a situações adversas. A única maneira é praticar. Uma boa dica é dar comando para o lado que o aeromodelo está “caindo”, ou seja, (por exemplo) se o aero está caído para a esquerda, mova o stick do aileron para a esquerda. Nunca voe longe demais, pois você pode perder a orientação de vôo, tornando impossível saber se o aero está indo ou vindo. Procure diferenciar as cores do extradorso e do intradorso, assim você saberá identificar se o aero está de “cabeça pra baixo” ou não. Não tire o olho do aeromodelo e nunca passe com o aero na frente do sol, em frações de segundo você pode perder o aero. Fluter É a vibração da superfície de comando (aileron, leme, profundor) e/ou da superfície estabilizadora. O fluter pode ocorrer por vários fatores: folgas nas dobradiças, folgas na linkagem, folgas nos servos, falta de rigidez, etc. Quando o fluter ocorre pode danificar seriamente a estrutura e os servos. Por isso verifique constantemente todas as superfícies de comando e os servos, se encontrar algum problema, resolva e nunca deixe pra depois. Pouso com vento É uma das grandes dificuldades de pilotos novatos. A orientação é: “sempre pouse contra o vento”, mas em muitos casos não será possível. Nesses casos, será preciso mais velocidade e potencia de motor, apontar a ponta de asa na direção do vento e um pouco inclinada para baixo e utilizar o leme para manter o aeromodelo alinhado com a pista. Antes de vir para pouso faça simulações em uma altura de segurança Decolagem Sempre decole contra o vento. Acelere suavemente o avião para que ele ganhe velocidade e estabilidade, utilize o leme (comandos suaves) e não o aileron para mante-lo em linha reta. Apos ganhar velocidade e estabilidade puxe o stick do profundor suavemente para que ele ganhe altura e acelere suavemente, mantenha-o reto até chegue a uma altura segura para se fazer uma curva, faça a curva e mantenha a subida até uns 200m de altura. Deflexão da superfície de comando Nada mais é do que o curso de movimento de um comando. Por exemplo: no aileron a deflexão seria o ângulo do movimento para cima e para baixo. A deflexão é uma questão de gosto e estilo de vôo. Para vôos mais acrobáticos é preciso mais comando e para vôo mais calmo, menos comando. Para vôos normais, os comandos devem ser o suficiente para tirar o aeromodelo de situações desesperadoras. Uma boa opção é utilizar o Dual Rate dos rádios para reduzir comando (tendo um vôo calmo quando ativado e quando desativado, comando mais agressivos)

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