quarta-feira, 26 de março de 2014
Lubrificantes de motor Modelo
TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE ÓLEOS Motor Modelo
óleos para motores glow
A maioria das pessoas não dão muita atenção para o tipo, marca ou quantidade de óleo que vai para os motores do modelo, eles simplesmente comprar seu combustível a partir da loja local do passatempo e deixar a química, a física ea ciência a alguém.
Essa abordagem funciona muito bem , mas se você deseja obter o máximo da vida e um ótimo desempenho do seu motor , você pode querer aprender um pouco mais sobre os óleos que vão para esse combustível .
O que faz o óleo fazer?
O óleo utilizado em motores glowplug modelo realmente faz um monte de coisas .
Apesar de ( como seria de esperar ) a sua principal função é lubrificar as partes móveis e reduzir o desgaste , ele também tem vários outros trabalhos.
Um desses outros trabalhos é proteger os componentes de aço de ferrugem quando o motor não estiver em execução, uma tarefa que não é tão simples como se poderia pensar.
Isso ocorre porque o principal componente do combustível modelo é o metanol , um álcool que só gosta de absorver água da atmosfera e , como sabemos , a água + aço = ferrugem.
Outro problema é que a maioria dos combustíveis contém nitrometano , um produto químico que pode produzir corrosivos (ácidos) subprodutos quando ele é queimado . Isto significa que o óleo no seu combustível , não só tem a evitar qualquer contacto de metal com metal , que tem também de assegurar que nem os ácidos nem a água que se formam no interior do motor é capaz de alcançar os rolamentos de aço e da cambota .
Infelizmente, alguns óleos sintéticos não são muito bons a proteger as peças de aço de nossos motores do risco de ferrugem e corrosão. Isto significa que o fabricante tem de adicionar agentes especiais anti -corrosão e estes nem sempre são eficazes (mais sobre isso mais tarde).
Quanto óleo é suficiente?
Muitas pessoas provavelmente se perguntam por que é que o seu cortador de grama 2 tempos , erva - whacker ou motosserra pode conviver com apenas uma pequena quantidade de óleo em seu combustível . Na verdade , a maioria dos motores a gasolina de 2 tempos não precisam de mais de 4% (25:1 ) e muitos estão felizes com 2% ( 50:1) . Então porque é que os nossos motores glow são normalmente alimentados com um combustível que tem entre 17% e 20% de óleo ?
Bem, existem várias razões para isso ...
Em primeiro lugar , a maioria dos motores a gasolina são construídos de forma diferente a brilhar motores. A principal área de diferença são os rolamentos utilizados na biela. Em um motor a gás de 2 tempos , os rolamentos de rolos de agulhas são usadas ao invés das buchas muito mais simples encontrados em nossos motores do modelo.
Rolamentos de agulha de rolo precisa de muito pouco óleo para mantê-los funcionando, mas precisa de uma bucha muito mais . Isso porque a bucha depende de ter petróleo suficiente para formar uma camada grossa e forte o suficiente para parar as duas superfícies metálicas de tocar .
Em segundo lugar , a própria gasolina tem uma pequena quantidade de lubrificante capacidade , mas o metanol não tem praticamente nenhum . Isto significa que a gasolina tem efetivamente um pequeno grau de oleosidade embutido, o que reduz a quantidade de óleo que você tem a acrescentar.
Outro motivo que raramente é apreciado para os rácios de óleo oi corremos em motores modelo é simplesmente porque essa é a maneira que sempre foi . Voltar nos primeiros dias de projeto modelo de motor e de produção, metais , usinagem e design simplesmente não eram tão bons como são hoje . Nem os óleos que utilizamos.
Isso significava que os rácios muito elevados do petróleo (20%) foram sempre recomendado para fornecer uma margem de segurança adequada contra danos no motor.
Mas as coisas são diferentes hoje.
Agora temos máquinas controladas por CNC , ligas muito mais exóticos e processos de revestimento e óleos que oferecem muito maior protecção e lubrificação.
No entanto, muitos fabricantes recomendam ainda 20% de óleo e a maioria dos combustíveis comerciais contêm , pelo menos, 17 % ( pelo menos nos EUA ) .
No entanto , tendo em conta os avanços na engenharia e tecnologia de óleo , é agora possível , em alguns casos, executar o óleo tão pouco quanto 10 % , sem comprometer a vida ou de desempenho de um motor .
Então, por que os fabricantes ainda recomendar tais conteúdos elevados do petróleo ?
Bem apenas alguns óleos sintéticos avançados são bons o suficiente para permitir que uma porcentagem menor de óleo para ser usado com segurança e uma vez que o fabricante dos motores tem nenhum controle sobre o petróleo, eles jogar pelo seguro e assumir que você está usando uma marca inferior.
Nosso clube tem funcionado seus motores em apenas 12 % de um óleo de oi- qualidade para quase 18 meses e não houve um único problema relacionado com a lubrificação na época.
O que temos notado é que os nossos motores de correr mais frias , temos mais horas de voo para um determinado tamanho do tanque, uma marcha lenta mais baixa e mais confiável, partida mais fácil (especialmente no inverno) , menos resíduo de exaustão em nossos modelos e várias centenas de RPMs mais poder do que quando usado com percentagens mais elevadas de óleo de qualidade inferior.
Na verdade , tem sido a nossa experiência que, quando um menor percentual de um óleo muito oi - qualidade é usado , é como adicionar um extra de 5 % nitrometano , de modo que um combustível de 5% funciona como um 10% um. Com os preços do nitro atualmente atravessando o telhado e disponibilidade se tornando um problema , isso é uma ótima maneira de poupar dinheiro , sem sacrificar o desempenho.
Então o que faz um bom óleo e quais são as opções? Leia ... Que tipo de óleo ?
Houve um tempo em que o único óleo usado para motores glow -plug modelo foi o óleo de rícino.
Castor é um óleo natural obtido a partir da mamona e tem muitas propriedades valiosas do ponto de vista de um lubrificante do motor do modelo.
Em primeiro lugar , é muito escorregadio - o que quer dizer que tem grande capacidade de lubrificação .
Em segundo lugar, tem uma resistência de película muito alta .
Porque é que a resistência do filme importante?
Bem óleos proteger nossos motores , garantindo que não há contato entre as partes metálicas . Assim como o metal toca metal, você se vestir , por isso é o trabalho óleos para manter as partes móveis de realmente tocar e ele faz isso através da formação de uma película fina entre eles.
No caso do óleo de mamona , este filme é muito difícil e requer muita pressão para forçar as superfícies de metal juntos quando estão separadas por uma camada microscópica.
Outra excelente propriedade do óleo de mamona é que quando se fica muito quente , não apenas queimar ou ferver afastado em nada - ele sofre uma mudança surpreendente. Polimeriza .
Polimerização é quando a fina película de óleo de rícino líquido se transforma em um filme sólido (mas ainda escorregadia ) um pouco como o plástico .
Mesmo quando o motor está superaquecido significativamente , esta camada de rícino polimerizado pode ajudar a prevenir o contato metal com metal que mata motores.
Então , depois de ler tudo isso, você pode pensar que o óleo de rícino é o lubrificante perfeito modelo de motor - e há algumas pessoas que vão concordar com você.
No entanto, a mamona tem suas desvantagens .
Em primeiro lugar , é um óleo muito viscoso , o que significa que o filme fino que cria tende a produzir arrasto entre as peças móveis . Isso é mais evidente quando as temperaturas são baixas. Um óleo de menor viscosidade geralmente permitem que um motor para produzir mais poder porque o seu arrasto é menor.
Em segundo lugar, a mesma coisa que faz um bom óleo de rícino como a temperaturas extremas ( polimerização ) também significa que mesmo o melhor castor eventualmente produz um acúmulo de carbono e um resíduo muitas vezes referida como " verniz " dentro do motor.
Muitas vezes você pode dizer um motor que tem sido executado com óleo de rícino no combustível porque o cilindro e silenciador acabará por se tornar marrom manchado ou até mesmo preto, por este óleo de rícino polimerizado. Eventualmente , este verniz pode construir até o ponto em que isso afeta negativamente o desempenho do motor - em especial no caso de motores de 4 tempos em que o carbono na válvula de escape pode impedir o fluxo de gases de escape e de verniz podem causar as válvulas para ficar .
Então, há algo melhor do que óleo de rícino ?
Bem, sim e não.
Cerca de início de 1980, uma série de óleos sintéticos foram desenvolvidos e estes oferecem alguns benefícios (mas algumas limitações ) quando comparado com rícino.
Em primeiro lugar , estes óleos tendem a reduzir de forma significativa a quantidade de carbono e de outros depósitos que se formam dentro de um motor . A maioria desses óleos simplesmente não queimar ou queimar com muito pouca cinza .
Em segundo lugar , estes óleos são normalmente muito mais baixa do que na viscosidade de rícino , mas que mantêm o que eles têm viscosidade mesmo a temperaturas elevadas . Isto significa que a resistência produzida pela película de óleo é mais baixa e, portanto, muitas vezes pode ver um aumento de desempenho quando se muda de um óleo de rícino para um sintético .
Infelizmente, nem todos os produtos sintéticos nascem iguais .
Nos EUA , a maioria dos produtos sintéticos comuns são feitas a partir de uma base de chamada Polyaklylene glicol ( PAG ) , uma substância não muito diferente do anti -congelante .
Este óleo é barato , prontamente disponível e faz um trabalho adequado de fornecimento de lubrificação , quando utilizados em quantidades adequadas ( 17 % -25 % ) . A maioria dos lubrificantes PAG são realmente concebido para uso em sistemas de ar condicionado e bombas de refrigeração. Infelizmente, eles não são realmente concebido para as altas temperaturas , muitas vezes encontrados em motores de modelo , o que significa que, quando este óleo é usado como um lubrificante para motores glow modelo , você deve ter muito cuidado para evitar corridas de vacas magras.
Sintéticos mais caros são geralmente feitos a partir de uma base de éster . Estes óleos oferecem um número de vantagens sobre os sintéticos PAG . Esses benefícios incluem viscosidade mais estável , melhor desempenho de oi- temperatura e uma menor volatilidade .
Para o melhor de meu conhecimento , a maioria dos materiais sintéticos baseados nos EUA são de base PAG (com exceção dos óleos usados por Combustíveis Cooper ) ea maioria dos europeus sintéticos são baseados em Ester .
Isso explica por que a maioria dos fabricantes de combustível dos EUA usam maiores percentagens de petróleo do que os seus homólogos europeus . Embora seja normal ter 17% ou mais petróleo nos EUA , os europeus estão ficando excelentes resultados a partir de combustíveis que contêm tão pouco quanto 10% de óleos sintéticos à base de éster .
Mas, como você já viu , os sintéticos não estão sem os seus pontos fracos , e é por isso que você pode agora também por óleos que são uma mistura de synth e mamona .
Estes parecem oferecer o melhor de dois mundos - o de queima limpa , de baixo atrito de óleo sintético com a temperatura ultra- oi e resistência à corrosão de óleo de rícino.
Que marca / tipo de óleo é o melhor?
Dado que há tantos óleos e combustíveis , utilizando -los no mercado , como você pode dizer que é o melhor ?
Qual óleo vai dar o melhor desempenho ou a vida mais longa do motor?
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