sábado, 15 de março de 2014

Algumas Manobras de Aeromodelismo

FACA Com o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs:Alguns modelos, necessitam de todo o comando de leme. LOOPING Faça um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor. Comece a cabrar lentamente até o aeromodelo transcrever um meio círculo e o ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor ou menos) mas continue cabrando até o aeromodelo terminar de traçar o círculo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi iniciado. LOOPING DE DORSO Este looping requer somente mais experiência com vôos de dorso e uma boa velocidade. Comece picando o aeromodelo até ele transcrever meio círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até o aeromodelo completar o looping. Obs: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine um looping na altura em que foi começado, a manobra fica muito mais bonita. LOOPING DE FACA Coloque o modelo em marcha média, com o leme todo defletido. Acelere tudo segurando todo o comando de leme. Esta é uma manobra executada por poucos aviões, e para tal, é necessário um motor muito forte, pois o motor vai ter que segurar o modelo, "abaixar" a cauda, e fazer subir praticamente sem embalo, ou seja, o modelo dever ter uma relação peso/potência excelente. OITO CUBANO Oito Cubano Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra. ROLL Nivele o aeromodelo e faça um passagem sobre a pista, cabre um pouco e puxe o comando de aileron para o lado desejado. ROLL 4 TEMPOS É feito basicamente aplicando o aileron e parando em quatro pontos de 90º cada (posição de faca, dorso, posição de faca e nivelado).HAMMERHEAD Inicie a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo ficar na vertical. Quando o modelo chegar no limite de subida, puxe todo o leme para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron levemente aplicado ao lado oposto do leme. LOWCEVAK Em uma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, puxe todo o aileron para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o aileron), puxe todo leme para a esquerda e pique tudo, ao mesmo tempo. Na saída, não reduza a potência, pois seu aeromodelo pode estolar de asa na manobra. SNAP POSITIVO Coloque o modelo na vertical, quando ele for estolar, simuntaneamente, cabre tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (os 2 para o mesmo lado) e deixe virar. Obs:Esta manobra exige um forte esforço da estrutura e asa do aeromodelo, mas é uma das mais belas. SNAP NEGATIVO Com o modelo nivelado em plena potência, "cruze" os comandos de leme e aileron na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a esquerda). CURVA INVERTIDA Coloque o modelo de faca e pique para o avião fazer a curva invertida. CURVA EM ROLL Inicie a manobra com um roll, pique e cabre conforme a posição do modelo para que ele possa fazer a curva. Para fazer a manobra com mais precisão, ajude com o leme. AVALANCHE Comece como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, puxe todo o comando de aileron e leme para o lado desejado. PARAFUSO Inicie a manobra como em um hamerhead, mas desta vez, puxe o comando do leme e quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e dê motor. Obs: Note que quase todos os modelos podem entrar em parafusos, mas não são todos que conseguem sair deles, e acabam por vir ao chão. Esta maneira que lhe ensinamos de fazer um parafuso é uma das mais seguras. PARAFUSO CHATO DE DORSO A maneira mais fácil de fazê-la é provocar um stall de dorso a uma grande altitude, dar leme pra direita, aileron pra esquerda, profundor tudo picado e um pouco de potência. Para sair, cabre tudo, dê toda a potência, leme pra esquerda e aileron pra direita. Obs: Poucos aviões conseguem executar esta manobra. HOOVERING Consiste em parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma passagem a baixa altura com toda a potência, cabre até o modelo chegar na vertical, quando o modelo parar, segure no leme e profundor. Obs: Necessita um aeromodelo de acrobacia equipado com um motor de grande potência, para que a manobra seja executada com perfeição. TORQUE-ROLL (Manobra que Quique Somenzini executa com grande precisão) Inicie uma puxada com plena potência até o modelo chegar na vetical, depois disso, puxe todo comando de aileron para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré, comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.STALL TURN,DORSO,LOOPING QUADRADO

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