quarta-feira, 26 de março de 2014
Aeromodelismo rc,dicas para iniciantes
O Aeromodelo
O aeromodelo mais adequado para os primeiros vôos deverá ser bastante estável, resistente, com carga alar adequada, simples e é claro; fácil de voar. Hoje temos à disposição os modelos treinadores “RTF” (Prontos-para-voar) que são o máximo de praticidade e facilidade para quem quer aprender à voar. Estes modelos são completos com o sistema de rádio e motor instalados, o principiante não precisa se preocupar com a instalação destes componentes. A montagem dos RTF é muito rápida e simples.
Utilizando o conceito RTF o Alpha 40 DSM2 RTF” (HAN 4400) da Hangar 9, tem como características principais sua grande estabilidade e a tranquilidade que a velocidade de seu vôo confere ao iniciante. É um treinador completo com rádio Spektrum DX5e 2.4GHz, praticamente livre de interferências, e o motor Evolution Power System já instalados.
O motor Evolution Trainer Power System utiliza uma hélice tripá que modera a velocidade e aumenta a tração do modelo além de contribuir para a diminuição de ruído dando mais tranquilidade ao principiante. O equipamento de rádio Spektrum DX5e já vem instalado com servos standard.
Dentre os “quase pronto para voar” (ARF em inglês), ou seja, modelos já entelados mas com um pouco mais de componentes a serem montados e que necessitam da aquisição e instalação do rádio e do motor, estão o Solo Star (HAN 2055), Solo Sport (HAN 2065), a versão ARF do Arrow o “Arrow .40 Semi-Simétrico Trainer ARF” (HAN 2625) e o famoso treinador “Avistar” (HCAA 2016) ARF, da Hobbico.
O perfil de asa do “Avistar”, assim como o do “Arrow”, facilitam a execução de algumas manobras acrobáticas e torna o pouso mais preciso.
Estes modelos são ideais para os econômicos motores da faixa de .40 polegadas cúbicas.
Caso o principiante queira utilizar um motor de maior cilindrada como um .61 por exemplo, poderá optar por um “Hobbistar .60 MkIII” (HCAA 2125) outro excelente treinador ARF da Hobbico.
Para o aeromodelista que já tenha experiência de montagem e gosta de construir existem dois excelentes kits da SIG; o “Kadet Senior” (SIG RC58) e o “Kadet Seniorita” (SIG RC60).
Um tipo de aeromodelo antes fora de cogitação para os vôos iniciais do aprendiz era o asa baixa reprodução de um caça. Hoje, com cuidados especiais de projeto e aplicação de alguns dispositivos, pode-se fazer também a iniciação no vôo com um P-51 Mustang. Este modelo é o RTF (Pronto para Voar) “P-51 Mustang PTS” (HAN 2825) da Hangar 9 completo com rádio e motor instalados.
O sistema PTS (Sistema Progressivo de Treinamento) permite que se utilize esse modelo para os vôos iniciais como um modelo “trainer” tradicional. Quando o aluno estiver habilitado, ele pode retirar os dispositivos que tornam o modelo “manso” e voar o P-51 Mustang como um modelo esporte acrobático semi-escala.
O motor
Para iniciar, um motor .40/.46 é a melhor escolha. Os motores Evolution Trainer Power System, e Evolution .46NT, são os mais econômicos.
Para o funcionamento do motor é necessário adquirir a vela do tipo “glow”. Para os motores 40/46 as velas indicadas são as OS A3 ou OS nº 8.
As revendas Diniz Esteves possuem as hélices Master Airscrew e APC nas medidas corretas para estes motores.
O rádio controle
O principiante pode começar com um rádio simples como o DX5e de 5 canais 2.4GHz da Spektrum para modelos esporte ou o DX6i de 6 canais, mais avançado. Todos com a tecnologia DSM2.
Pensando mais a frente, um rádio como o DX7 de 7 canais 2.4GHz DSM2 computadorizado da Spektrum ou o X9303 de 9 canais da JR, acompanhará o aeromodelista na passagem para modelos mais complexos.
Acessórios básicos indispensáveis
Todo aeromodelista precisa ter uma caixa de campo para transportar e acondicionar os acessórios necessários para as sessões de vôos.
Para funcionar o motor é preciso usar uma bateria de partida que se encaixa na vela para “acendê-la”. Vários tipos de bateria de partida são oferecidos pela Hangar 9 e Hobbico.
Quando for instalar uma vela no motor, lubrifique a rosca e enrosque a vela cuidadosamente com a mão. Aperte moderadamente a vela usando uma chave de vela, nunca use alicate!
O acionamento da hélice deve ser feito com um bastão de segurança para partida manual ou através de um “starter” elétrico para os motores com rolamento.
Para evitar aborrecimentos, o aeromodelista deve usar um combustível de qualidade de acordo com as especificações constantes do manual do motor.
Uma Bomba de combustível manual é usada para o abastecimento do aeromodelo. É importante que um filtro de combustível seja instalado na saída do tubo de abastecimento conectado à bomba.
É muito importante também que seja usado um óleo “After Run” para manter o motor livre de corrosão. Ao término dos vôos, todo o combustível deve ser retirado do motor e aplicado o óleo “After Run” de acordo com as intruções. Temos os óleos: HCAP 3000 – Óleo After Run, 2 oz da Hobbico e o PT-31 – After Run – Óleo anti-corrosivo para motores glow – 30ml da ZAP.
Outros Acessórios
Aqui estão itens que são incrementos de alguns dos acessórios básicos e os substituem oferecendo maior conforto e facilidade de uso:
A maleta HCAP 2010 – Maleta de alumínio para transporte de 1 rádio da Hobbico, protege seu transmissor contra choques, poeira, etc.
O HCAP 2200 – Tubo retrátil p/ abastecimento é prático pois alcança o seu modelo à uma boa distância e se recolhe ocupando pouco espaço.
A bomba de combustível elétrica é uma opção à bomba manual. Enche e esgota o tanque muito rapidamente: HCAP 3105 – Bomba de combustível 12V.
Para conectar o tubo retrátil para abastecimento ao galão de combustível use as Conexões para instalação de mangueira ao galão de combustível DUBR 807 – “Quick Fill Fuel Cap” da DU-BRO.
A não ser no caso de motores sem rolamento, o starter elétrico é a melhor opção para a partida rápida e segura dos motores. Para a maioria dos motores de 4 tempos a partida com uso do starter elétrico é obrigatória. Temos o HCAP 3200 – Starter .90 da Hobbico e o KAVA 111 – Starter com engrenagem planetária da Kavan.
Para acionamento do starter é necessária uma bateria HCAP 0800 – Bateria 12V 7Amp. “Torque Master”. A bateria de campo “Torque Master” deve ser acondicionada na caixa de campo e ligada a um painel como o HCAP 0301 – Micro painel p/ caixa de campo. Este painel tem saída para bomba elétrica / starter e pode dispensar a bateria de partida, pois a vela é ligada à bateria de campo através do painél que pode inclusive controlar o “calor” da vela (mesmo assim é uma boa idéia ter também a bateria de partida como backup).
Com estes equipamentos e a orientação do instrutor você estará pronto para iniciar seu aprendizado.
Muito importante !
É fundamental que o principiante procure a ajuda de um instrutor capacitado. Não tente voar sozinho! Procure se informar nas lojas especializadas acerca dos clubes de aeromodelismo existentes em sua cidade. Nos clubes filiados à COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo, você terá condições de praticar o hobby com orientação adequada e segurança.
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