terça-feira, 18 de março de 2014
Investimento inicial e manutenção
Quanto custa?
É comum se ouvir que "aeromodelismo é um esporte caro" ou "isso é brinquedo para milionário". Mas não é bem assim! Um aeromodelo treinador completo hoje custa em torno de R$ 1.200,00 , podendo este valor baixar em caso de promoções das lojas especializadas.Concordo que não seja exatamente barato, mas normalmente são oferecidas condições de pagamento bem facilitadas. Além disso, se compararmos com outros esportes ou hobby, veremos que em muitos casos custa muito menos. É claro que existem modelos para todos os gostos e bolsos. Existem modelos super sofisticados , como jatos ou acrobáticos gigantes que podem passar dos R$ 30.000,00. Infelizmente, é comum ver na mídia reportagens sobre o assunto que mostram estes super modelos e seus preços salgados divulgados como sendo o mais comum, mas isso não reflete a realidade. Talvez falte um pouco de bom senso para estes aeromodelistas e jornalistas, que estão mais preocupados em inflar seus egos do que divulgar o hobby.
Vale a pena comprar um usado?
Para comprar um usado deve-se tomar muito cuidado. Existe muita coisa boa no mercado de usados, mas também muita coisa sem condições de uso. O ideal no caso de usado é que o equipamento seja avaliado por um aeromodelista experiente antes de fechar o negócio. Os maiores problemas normalmente são as baterias do equipamento de rádio que não aceitam mais carga, motores muito desgastados e modelos com problemas de estrutura, geralmente resultado de um concerto mau feito. Para base de valor a pagar por usado, considere de 50% a 70% do preço de um novo. Acima disso, somente se o equipamento estiver em estado de novo mesmo. Lembre-se que no usado não existe garantia.
É preciso tomar cuidado também com o tipo de modelo. Existem alguns espertinhos que vendem modelos não indicados para iniciantes dizendo ser o modelo ideal para começar. Rádios controles fabricados antes de 1991 também devem ser evitados, pois estes modelos transmitem fora do padrão atual, causando interferência nos canais mais próximos.
Se houver um acidente a perda é total?
A primeira coisa a se ter em mente é que aeromodelo não é feito para cair. Portanto se houver um acidente, é quase certo que haverá prejuízo. Muito raramente a perda vai ser total. Como já vimos, o aeromodelo é composto de três componentes principais: O avião em sí, o motor e o sistema de rádio controle. Normalmente numa queda vai ser danificado a carcaça do avião, que na maioria das vezes é passível de recuperação. Em alguns casos extremos, pode haver dano no motor ou em algum componente do rádio controle. O importante, no caso de acidente e conserto é fazer uma avaliação do conserto , principalmente quanto a resistência estrutural do modelo consertado. Já ví acontecer mais de uma vez: O modelo cai, é consertado e quando vai voar de novo a asas ´fecha´ em pleno vôo.
Devo comprar o melhor e mais sofisticado equipamento disponível?
Esta questão deve ser analisada com cuidado. Quando a disponibilidade financeira não é problema, tende-se a pensar desta maneira. Isso é bom por alguns aspectos e péssimos em outros.
Inicialmente vamos falar do modelo de avião. É importante que o primeiro modelo seja um treinador. Neste ponto não há o que discutir. Existem treinadores mais baratos e mais caros. Normalmente os mais caros trazem um diferencial principalmente no acabamento.
Para o motor a coisa já muda um pouco de figura. Se for adquirido um motor mais sofisticado, o investimento normalmente compensa, pois além de oferecer mais potência, estes motores apresentam mais possibilidades de regulagem e versatilidade de uso. É muito importante que o tipo do motor seja compatível com o aeromodelo. Observe principalmente se a cilindrada do motor está na faixa indicada no manual do aeromodelo. Um erro comum é achar que um motor de maior cilindrada que a pedida vai funcionar bem, pois vai sobrar potência. É certo que vai sobrar potência, mas em contrapartida o equilíbrio do modelo vai ser comprometido, pois um motor maior pesa mais. Para acertar esse equilíbrio será necessário acréscimo de peso no modelo, e o peso é um fator básico na performance final do aeromodelo. A capacidade de sustentação da asa é projetada com base numa determinada faixa de peso, e se esta faixa for ultrapassadas a capacidade de vôo do modelo fica comprometida.
Quanto ao equipamento de rádio controle, existem modelos desde os mais básicos até sofisticadíssimos sistemas computadorizados com até 14 canais. Na prática, você pode adquirir o modelo mais sofisticado que existir no mercado e usar para voar o seu treinador básico, sem maiores problemas. Pode ser um completo desperdício de recursos, mas vai funcionar sem problemas. A sugestão, é que se o bolso permitir, seja adquirido um sistema com 6 ou 7 canais com programação digital, pois são sistemas bastante versáteis que atenderão do aeromodelista mesmo em estágios mais avançados.
S ó lembrando: As sugestões deste tópico se aplicam para quem se dispõe a gastar um pouco mais na aquisição de seu primeiro aeromodelo. Se você quiser economia, a aquisição de um motor básico e de um rádio de 4 canais básico vai lhe atender perfeitamente no processo de aprendizado.
Que equipamentos além do aeromodelo eu vou precisar?
Além do aeromodelo, você vai precisar de alguns acessórios para poder colocar o seu modelo em vôo. Alguns são essenciais e outros são itens de conforto de facilitam a vida do aeromodelista.
Itens essenciais
Combustível - deve ser compatível com o motor utilizado.
Bomba de Combustível - serve para abastecer o tanque do modelo com o combustível.
Aquecedor de vela - este item é utilizado para dar a partida nos motores do tipo glow, deixando incandescente o filamento da vela para que o motor possa ser ligado.
Stick de partida - trata-se de um pedaço de madeira redondo utilizado para a partida do motor, girando-se a hélice. Jamais dê a partida em um motor de aeromodelo utilizando os dedos!
Material de Limpeza - Os motores de aeromodelos são lubrificados pelo óleo presente no combustível, e este óleo é expelido pelo escapamento. No final de uma seção de vôo o modelo estará completamente lambuzado de óleo. Para limpeza utilize papel toalha e algum produto desengordurante. Verifique se o produto utilizado não danifica partes pintadas de seu modelo antes de utilizar.
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