quinta-feira, 13 de março de 2014

MOTORES ELÉTRICOS JÁ SUPERARAM OS GLOW

fazendo uma comparação entre um motor a combustão ( Glow ) de .40cc e um motor elétrico Brushless AXI 4120/14 OUTRUNNER. Embora não seja um benchmark feito por especialistas, mas apenas testes comparativos entre os dois motores rodando hélices normais de trabalho, a comparação serve para chamar nossa atenção sobre um fato incontestável: os motores elétricos vieram para ficar ! A comparação leva em conta os dados encontrados no web site de um distribuidos, onde o fabricante de um motor Glow informa que o motor produz 1 HP ( 746 watts ) girando a 16.000 RPM. Mais adiante durante os testes com o motor utilizando uma hélice 9 x 6 a 12.000 RPM ( full power ) consegue-se uma potência de trabalho de 300 watts , ou seja, apenas 0,4 HP! Essa contradição ocorre, segundo a matéria da revista, porque frequentemente a potência dos motores glow é calculada em função das dimensões da hélice ( diâmetro x passo ) e da rotação atingida ( RPM ), só que na prática não é possível utilizar esses tamanhos de hélices, ocorrendo então uma diminuição da rotação do motor e consequentemente da potência desenvolvida pelo mesmo. No caso dos motores elétricos é diferente, porque a hélice e a rotação conseguida é efetivamente aquelas utilizadas em vôo. O AXI OUTRUNNER por exemplo trabalha com uma bateria de 12 células de NiCd ou NiMh e consome aprox. 43,5 A, girando uma hélice de 14 x 9,5 a 6820 RPM, produzindo 432 watts de potência. Portanto 44% a mais que o motor Glow. A matéria ainda explica como se calcula a velocidade máxima de vôo e faz comparações entre os dois motores. Sem mais fórmulas e cálculos é interessante para nós aeromodelistas apenas os ítens básicos como saber que um motor desses pode fazer voar um aeromodelo com até 3,5 Kgr, que com uma hélice 14 x 9,5 ele pode atingir 61 mph ( cerca de 97 Km/h ) e, que não engasga como os motores a combustão é só empurrar o stick e pronto. É claro que o preço ainda é muito "salgado" para nós brasileiros - US 139,00. Considerando que vamos precisar de um speed control para no mínimo 60 Ampéres ( + - R$ 200,00 ) e mais as baterias... Mas a coisa esta aí e ficar ao nosso alcançe é apenas uma questão de tempo.

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