quinta-feira, 13 de março de 2014
Para quem não entende nada de aeromodelismo elétrico. As primeiras noções
Esse artigo é para quem não entende nada de aeromodelismo e está se dispondo a iniciar a prática do hobby.
Vamos dividir o assunto em oito partes: aeromodelo, motor, speed control, bateria, carregador de bateria, conectores, rádio e acessórios.
Antes, porém, vamos esclarecer duas indagações bastante frequentes de pessoas interessadas em iniciar-se no aeromodelismo: qual a distância que o transmissor mantém o avião sobre controle e qual a velocidade do aeromodelo?
O rádio mantém o controle do aeromodelo a uma distância de até 2.000 metros (mas há rádios diversos no mercado que operam com distância menores, o que não é problema pois que normalmente não se voa com o aeromodelo a uma distância maior que 400 metros). Em outras palavras, o aeromodelo é capaz de alcançar e atravessar as nuvens. Quanto a velocidade, os aviões elétricos para iniciantes (trainers) atinge velocidade um pouco superiores a 70 km/h. Os mais velozes são os jatos que ultrapassam os 400 km/h.
Os aeromodelos podem ser asa alta, asa média ou asa baixa. As asas podem ser simétricas ou assimétricas. Pode ser grandes ou pequenos. Com a fuselagem construída depron, em madeira balsa, compensado ou fibra de vidro. Com a asa feita com nervuras de balsa (estrutural) ou com isopor chapeado.
Os motores são de variadas potências, desde os de menos de 100 watts até os de mais de 1.000 watts (watts = volts x ampéres). Atualmente os motores elétricos mais usados são os chamados brushless, o que significa que não possuem escovas. Isso confere a eles menos perda de energia, melhor aproveitamento da carga da bateria, são motores mais eficientes.
Os rádios são constituídos pelo conjunto transmissor, receptor, cristais, servos e baterias do transmissor e do receptor. Possuem de dois a dez canais e são de frequência FM, PCM ou sistema 2.4.
Confuso, não é? Pois bem, vamos examinar esse palavreado todo e ao final veremos que a coisa é bastante simples.
O Aeromodelo
Aeromodelos asa alta são aqueles cuja asa fica acima da fuselagem. Pelo fato de possuírem a tendência de ficarem "em pé" quando se larga todos os comandos são os mais recomendados para quem quer se iniciar no aeromodelismo, muito embora, como explicaremos adiante, não basta o avião ser asa alta para ser um bom trainer (aeromodelo treinador para iniciantes), é necessário que possua mais algumas características.
Asas simétricas são aquelas cujo bordo inferior possui o mesmo perfil do bordo superior, ou seja, quando essa asa é vista de lado (em um corte transversal), o perfil do bordo debaixo é igual ao do bordo de cima. Com esse perfil a asa puxa para cima com a mesma força que puxa para baixo e por essa razão é a asa utilizada e aeromodelos (e aviões reais) acrobáticos e aqueles feitos para andar em altas velocidades.
Asas assimétricas são aquelas em que a curvatura (o perfil) em cima é distinta da curvatura em baixo. Ou a parte de cima tem mais curvatura ou a de cima possui curvatura e a parte de baixo é completamente reta.
A asa assimétrica é a asa ideal para o aeromodelo trainer. Isso pela razão de que essa asa possui grande sustentação possibilitando assim o vôo bem lento, o vôo ideal para quem está iniciando. Você sabe porque esse tipo de asa possui mais sustentação? Bom, aí entramos em uma das noções mais básicas e elementares da teoria aerodinâmica. A explicação do porque a asas voam. Explicando rapidamente e para não teorizar muito (esse assunto é examinado na Lição Perfis de Asa em www.hobbys.com.br/licoes.htm ): como a asa é curva em cima as moléculas de ar que passam por cima da asa se distanciam mais que as que passam por baixo da asa (porque o caminho percorrido por elas é maior, as de cima fazem uma curva e as de baixo passam reto ou por uma curva menor) e assim acontecendo, a pressão do ar em cima da asa é menor (o ar possui menos massa porque as moléculas estão mais distantes) que a pressão embaixo da asa. Essa diferença de pressão faz com que a asa seja puxada para cima, por isso ela voa e por isso esse tipo de asa sustenta muito mais que outros tipos.
Quanto ao tamanho os aeromodelos podem ser de diversos tamanhos. Há os indoor, bem pequenos, com menos de 100 gramas de peso total (incluindo motor, bateria, etc...), que são apropriados para voar dentro de ginásios, onde não há qualquer vento. A seguir vem os Slowflyers e os Parkflyers. São aeromodelos que chegam até 500 gramas. Os Slowflyers são aeromodelos para vôo bem lento. Normalmente é acoplada um sistema de Redução no motor para reduzir o giro da hélice. Os mais comuns e os mais populares no aeromodelismo elétrico são os chamados Parkflyers. A primeira razão da popularidade dos Parkflyers está em que dá para voar com eles em parques (desde que não haja pessoas debaixo desses aviões, pois que dependendo de seu peso e velocidade eles também podem oferecer riscos). A segunda, é principal razão, é que eles são os mais baratos. Aeromodelos pequenos exigem motores mínimos, micro-servos, tudo mínimo, e esse material custa caro. Aeromodelos elétricos grandes, com mais de 500 ou 600 gramas também são bem mais caros pois que exigem motores mais potentes, baterias maiores, etc... Quando se trata de comprar um aeromodelo grande, os aeromodelos movidos com motor a combustão acabam saindo bem mais em conta. Em um futuro próximo isso mudará, pois que a tendência mundial é a de cada vez mais utilizar-se a eletricidade como energia. No setor dos elétricos há também os chamados aeromodelos Shockflyers. São aeromodelos dotados de motores mais potentes que os Parkflyers e que se prestam para todo o tipo de acrobacia. Não são necessariamente grandes ou pesado, posto que podem ser inclusive construídos com depron (material semelhante ao isopor).Os aeromodelos construídos em depron e em varetas de balsa (estruturais) são os mais leves. Os construídos com finas lâminas de compensado nas laterais da fuselagem são um pouco mais pesados. Seja qual for o método de construção, não há aeromodelo que após um tombo e algumas quebras não possa ser todo ele reconstruído (e aqui uma diferença fundamental desses aeromodelos ditos “profissionais” em relação aos aeromodelos do tipo “brinquedo”, esses últimos aeromodelinhos importados muito baratos, mas que acabam custando muito caros, pois diante da menor pancada eles não tem volta, nem no que diz respeito ao aeromodelo propriamente dito nem no que diz respeito a seus componentes eletrônicos que não possuem peças de reposição no mercado).Os aeromodelos construídos com a asa de nervuras de balsa precisam ser necessariamente entelados (recobertos com um material plástico que pode ser vinil ou plástico termo-adesivo importado). Os construídos em depron não precisam ser entelados. No caso deles, entelar ou não é apenas questão de estética.
Qual o tipo de construção que se recomenda ao iniciante? Qualquer tipo. O importante é que o aeromodelo seja leve, possibilitando assim o vôo a baixa velocidade. O aeromodelo que recomendamos é ou EletricTrainer (clique) ou o Ugly Stick (clique) . Por várias razões: (1) possuem bastante sustentação, possibilitando assim o vôo lento; (2) diante de quedas podem ser facilmente consertados com cola (3) possuem todas peças de reposição; (4) damos toda a assessoria tanto para a construção do kit como para a instalação do motor, speed, bateria e rádio; (5) os aeromodelos tem diversas imagens e fotos explicativas disponíveis na Net; (6) custa menos da metade do preço dos importados; (7) a razão de planeio e sustentação deles é praticamente imbatível.
O motor
Os motores atuais utilizados em aeromodelismo elétricos são Brushless, ou seja, não possuem escovas. São motores muito eficientes e que perdem muito pouco Componentes de um aeromodelo elétrico
A Potência do motor elétrico é medida em Watts. Potência (Watts) é igual a Tensão (Volts) multiplicada pela Corrente (Amperagem). Você vai precisar decorar a fórmula abaixo, ou nunca progredirá em seus conhecimentos de aeromodelismo elétrico:
WATTS = VOLTS X AMPERES
Dessa forma, um motor de 120 Watts significa que ele é capaz de operar com 10 Volts e com 12 Ampéres. Essa é a potência máxima dele. Não quer dizer, que pouco acelerado, ele não possa ficar operando com 10 Volts e apenas 6 ou menos.
Da fórmula acima resultam duas outras:
VOLTS = WATTS / AMPERES
AMPERES = WATTS / VOLTS
Vejamos como são importantes essas fórmulas. Você tem a informação de que seu motor tem 100 Watts de potência. Você vai utilizar ele com um Pack de baterias de 11 Volts. Você precisa determinar quantos Ampéres ele vai gastar usando máxima aceleração. Ora:
AMPÉRES = WATTS / VOLTS, logo, AMPÉRES = 100/11 = 9,09 Amperes
Se ele vai gastar 9,09 Amperes você já tem um dado importantíssimo para determinar com quantos Ampéres/h deverá ser a bateria necessária para ele.
As vezes o motor não informa quantos Watts tem, mas diz qual sua Amperagem. A voltagem você já saberá (conforme ensinaremos adiante) e daí, com a fórmula, você poderá calcular quantos Watts tem o motor.
E por que é importante descobrir quantos Watts tem um motor? Porque você precisa saber se um motor serve para um aeromodelo determinado. Como regra geral, o cálculo é o seguinte: para aeromodelos treinadores você precisa de 20 Watts para cada 100 gramas. Se seu aeromodelo treinador possuir 400 gramas (com tudo nele, bateria, motor, receptor, servos, etc...), ele precisará de um motor de 80 Watts. Aeromodelos Slowflyers precisam de menos Watts para cada 100 gramas, uns 15 Watts digamos. Já o aeromodelo esporte, acrobático ou para vôos mais rápidos precisa de uns 25 Watts para cada 100 gramas. Aeromodelos 3-D (aqueles para fazer Torque-Roll) necessitam de até 30 ou 40 Watts por 100 gramas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário