quinta-feira, 13 de março de 2014

Comparação entre o rendimento de um motor elétrico e um térmico

O rendimento de um motor clássico térmico está na ordem de 25-30%. O rendimento de um motor térmico principalmente depende das perdidas de calor por condução entre os gases queimados e a parede da câmara de combustão. É mais fácil de obter um bom rendimento se o motor tem uma cilindrada superior; na realidade, se o motor é pequeno, o calor estará próximo às paredes que irão então se aquecer mais depressa,do que para uma cilindrada superior. Uma grande parte da energia da gasolina é desperdiçada em forma de calor (dissipada pelo radiador) e pela não condensação do vapor de água que sai pelo silenciador. Deste modo, cerca do 70% da energia es desperdiçada. Em quanto aos motores elétricos, que funcionam a corrente contínua têm um rendimento entre 80-85%. Para certos sincrônicos, podemos alcançar rendimentos superiores a 95%. Exemplo que ilustra as diferenças de rendimento entre os motores elétricos e os térmicos O rendimento de um motor de gasolina de um carro é de 35%. As fricções mecânicas (caixa, eixos, rolamentos) consomem 20%, os acessórios elétricos consomem outro 20%. Em resumo, só 60% de 35%, quer dizer 21% da potência do motor, chega às rodas. Com um motor elétrico de rendimento próximado a 95% teríamos 57% da potência do motor que chegaria às rodas e poderíamos percorrer três vezes mais distância com 1kWh

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