quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Quais as ferramentas mais adequadas à restauração ?
Agora que discutimos as técnicas de produção dos modelos, diversos materiais a serem empregados e o seu desgaste com o tempo, é chegada a hora de discutir um último aspecto prático da restauração /reparação. Quais ferramentas empregar.
As ferramentas utilizadas na restauração não precisam necessariamente diferir daquelas utilizadas na produção dos modelos. As diferenças aqui encontradas em relação às ferramentas apresentadas no site de modelismo alternativo dizem mais respeito ao meu próprio reequipamento pessoal, e a novas opções que surgiram com o passar do tempo. Considerando, entretanto, as ferramentas básicas que listei para o modelista alternativo, algum investimento será necessário quando você necessitar restaurar um modelo.
Discutamos então as seguintes ferramentas:
Bisturi – ferramenta estritamente necessária para a restauração , já que permite a realização de cortes precisos, quase cirúrgicos. Esta também é a ferramenta ideal para o corte de porções de uma superfície fechada, como uma asa. O uso de uma tesoura para a mesma tarefa certamente resultará em cortes menos precisos, e mesmo em rasgamentos e deformações indesejáveis.
Tesoura - útil para a confecção de novas peças substitutas, mas nunca para reparação
Estilete – inútil na reparação, pois tem a mesma finalidade que o bisturi, mas é bem menos preciso.
Lixas – somente são úteis para a reparação, quando finas. As lixas mais grosseiras serão úteis apenas no desbaste de borrachas e EVA na fabricação de novas peças substitutas. A idéia com uma restauração ou reparação não é utilizar uma lixa grossa para desbastar o papelão do modelo.
Aerógrafo – útil para a repintura total, e para jatear ar para limpeza. Já para reparos, parece mais fácil utilizar-se de pincéis, a menos que seu aerógrafo seja apropriado para trabalhos de grande precisão e pequena escala, e você já possua suficiente confidência no uso desta ferramenta.
Pincéis – são sempre úteis, tanto para a limpeza de superfícies, quanto para pintura e retoques.
Retífica – extremamente útil para pequenas intervenções – excelente para diversas funções, facilitando muitos trabalhos, mas seu uso deve preceder de equipamento de segurança como máscaras e óculos de proteção. É um dos investimentos mais compensadores tanto para reforma s, quanto para a construção de novos modelos.
Paquímetro – ferramenta indispensável, já que réguas tornam-se imprecisas para medição de volumes irregulares.
Réguas e transferidores – úteis para a confecção de novas peças, mas somente no papelão ainda plano.
Compasso – útil para a confecção de novas peças. Pense ainda na possibilidade de um compasso mais resistente que permita não só medições e desenho de círculos, mas também o corte de círculos.
Materiais de proteção – Óculos de proteção, luvas e máscara de proteção contra pó. São indispensáveis para o uso de ferramentas rotatórias como a retífica ou uma furadeira. O uso, principalmente de discos de corte e limpeza pode projetar resíduos ou mesmo estilhaços dos próprios discos ou material cortado contra os olhos. Lixar com a retífica, ou usar um disco de limpeza geralmente levanta muito pó no recinto de trabalho. Deve-se evitar respira-lo, especialmente quando se tratar de pó de tinta, pois alguns pigmentos são muito tóxicos. As luvas servirão para proteção dos dedos durante trabalho de corte. De vez em quando a retífica dá alguns arrancos e escapa da mão. Evite cortar também seu dedo.
A utilização, especialmente do paquímetro, do bisturi e da retífica facilitou muito o trabalho de reforma dos modelos. Eu não optei pela restauração, devido aos problemas enfrentados com as tintas.
A pintura com aerógrafo foi muito dificultada pela minha pouca prática com este instrumento. Eu acabei tentando utilizar máscaras para a pintura de insígneas, mas fracassei. Utilizei então meus pincéis para este trabalho. Eu poderia, é claro ter tentado trabalhar com decalques , para evitar a tarefa de pintar em certas posições um tanto incômodas, mas eu ainda não tomei tempo tentando aperfeiçoar minhas técnicas propostas de decalque. Esperem mais resultados em breve...
Resta agora, apenas uma pequena discussão sobre algumas possibilidades que podem surgir do momento de uma restauração / reparação, ou mesmo reforma de seu modelo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário