sábado, 29 de novembro de 2014

o biplano e seu escalonamento

Para que já sabe: é bom recordar – para quem não sabe: é bom conhecer O Biplano é uma aeronave com duas superfícies de sustentação (asas) verticais e paralelas (uma sobre a outra). Foi uma configuração muito usada na década de 1940, mas caiu em desuso gradativamente por apresentar grande arrastro aerodinâmico, impedindo que o avião alcancace velocidades mais altas, mesmo com motores potentes, apresentando baixa eficiência. Atualmente, existem modelos modernos de biplanos com finalidades acrobáticas. O biplano possui grande manobrabilidade por possuir asas mais curtas e, portanto, menor momento angular no sentido longitudinal. Escalonamento: É o modo como as asas biplanas e triplanas são montadas em relação a fuselagem: • Sem escalonamento: As asas são montadas uma acima da outra sem diferença de posição. • Escalonamento ascendente: As asas são montadas com diferença em relação ao comprimento da fuselagem sendo a superior ligeiramente à frente em relação à vertical da de baixo. Como em uma escada quando se está subindo. • Escalonamento descendente: Ao contrário do tipo ascendente estas são montadas com a asa superior afastando-se para trás do comprimento da fuselagem. Como em uma escada quando se está descendo. Tipos de layout: É o modo das asas em relação uma da outra: • Biplano comum: As asas tanto a de cima quanto a de baixo são iguais sem diferenciação de posição e tamanho. • Asas desiguais: Geralmente a asa de baixo são de comprimento menor que a de cima unidas por montantes. • Sesquiplano: É um tipo de biplano que tem a asa inferior muito menor que a superior e não possue montantes. • Sesquiplano invertido: Contrária ao tipo anterior, a asa superior é muito menor em relação a inferior.

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