quinta-feira, 20 de novembro de 2014

funcoes existentes no esc

O que é afinal um ESC (Electronic Speed Controller) ou variador de velocidade do motor electrico e para que serve no aeromodelismo?? Para todos aeromodelistas que se dedicam ao voo electrico e que ja andam nisto a algum tempo este aparelho electronico nao é novidade mas para todos aqueles que se estao a iniciar no hobbie e para todos os outros que ja por ca andam mas que para eles o voo electrico ainda é um "velho do restelo" entao ira ser de proveito continuarem a ler o artigo. Naturalmente que muito se podera divagar sobre os variadores de velocidade tanto quanto os motores electricos disponiveis no mercado, alias em termos de marcas e desings dos circuitos existentes a venda, o aeromodelista tem muito por onde optar felizmenteMas afinal para que serve?A muito poucos anos atras quando o aeromodelismo electrico dava os seus primeiros passos os aeromodelos vinham equipados somente com um motor electrico que era ligado directamente atraves de um interruptor á bateria que lhe iria fornecer energia por tal forma que o motor consoante o interruptor era ou nao accionado funcionava entre um maximo de rotaçao (velocidade maxima do motor) ou simplesmente nao funcionava, era um tudo ou nada que o aeromodelista atraves de um servo fazia actuar mecanicamente no interruptor, alem disso era necessario um pack extra de baterias, 4 celulas, para alimentar o receptor e servos. Outra tecnica consistia em usar um servo para accionar uma resistencia variavel de potencia que iria gerir a quantidade de corrente aplicada ao motor, infelizmente este processo envolvia um grande gasto de energia sob a forma de calor perdida na resistencia de potencia o que tornava o sistema muito pouco eficaz. Posteriormente desenvolveram-se sistemas electronicos que fizessem variar a quantidade de energia da bateria aplicada ao motor e dessa forma conseguir levar a rotaçao do motor desde o zero a maximo de uma forma mais ou menos linear alem de o mesmo pack de baterias permitir alimentar tambem o receptor e servos. Estes pequenos circuitos electronicos em tamanho tem a necessidade de serem o menos pesados possiveis permitindo assim ao aeromodelo continuar a sua rigorosa dieta particularizando-o pelo pouco peso que o voo electrico tanto necessita. Naturalmente que o ESC tem a obrigaçao de despachar grandes quantidades de corrente electrica pois afinal de contas ira ser o responsavel por gerir a corrente que vem da bateria e que ira alimentar os tao gulosos motores electricos. Para este efeito e apos a introduçao na industria electronica dos MOSFETs de potencia tudo se simplificou ja que com estes componentes electronicos de muito baixa resistencia interna permitem-se o uso de grandes potencias funcionando identicamente aos famigerados interruptores mecanicos so que de uma forma electronica on/off comandada pela Gate dos MOSFET num ciclo de varios Kilo-Hertz. Naturalmente que para se poder aumentar a quantidade de corrente que ira passar pelo ESC sem danificar o MOSFET poder-se-a usar simultanios MOSFETs em paralelo a fim de dividir a quantidade de corrente que por eles ira passar aliviando o esforço por cada um empregue, imagine usar 2, 3, ou mais interruptores em paralelo. Enfim o que importa é que quanto mais corrente ira necessitar no motor mais o ESC tera que usar MOSFETs de potencia. Em conclusao o basico do ESC tem como funçao principal controlar a quantidade de potencia no motor oriundo da pack de bateria consoante o movimento do Trottle no stick do radio.Outras possibilidades que o ESC podera possuir seguem abaixo: BEC (Battery eliminator circuit) Esta é uma aplicaço comum que praticamente todos os ESC possuem pois alem de controlar a velocidade do motor como principal funcao permite ainda alimentar os restantes equipamentos electronicos do aeromodelo nomeadamente o receptor e os servos usando para esse efeito um regulador de tensao normalmente de 5 volt que vem integrado no ESC, assim sendo o uso de um segundo pack de 4 celulas no modelo torna-se desnecessario usando simplesmente o pack principal que fornece energia a todo o aeromodelo. Infelizmente devido a modesta potencia que o regulador de tensao permite oferecer ( 1 ampere) nao é aconselhavel usar o BEC quando estamos a utilizar um pack de baterias com mais de 10 celulas pois a queda de tensao imposta no regulador é muito elevada ou usar mais que 4 servos e receptor, aumentado o risco de o queimar e deixando de ter a regulaçao dos 5 volts podendo impor ao receptor e servos a tensao da propria bateria com todos os incovenientes que isso ira acarretar para estes. Nestes casos o uso de um pack extra de 4 celulas para alimentar o receptor e servos é mais usual desligando para isso o fio vermelho que vem do ESC ao receptor. LVC (Low voltage cut-off) Esta possibilidade que para uns é uma enorme benesse para outros pouco importa, mas afinal de que se trata? Quando o pack de baterias aquando do voo fica na eminencia de descarregado o ESC detecta e corta por momentos a corrente fornecida ao motor mas mantem a alimentaçao no BEC (receptor e servos) apos colocar a bateria em repouso por breves instantes ela recupera ligeiramente e ha que aterrar o modelo em segurança antes que o LVC corte definitivamente a energia no motor. Esta artimanha permite ao aeromodelista nunca deixar de ter controle no aeromodelo pois o LVC guarda sempre energia na bateria suficiente para alimentar o BEC. Em minha opiniao o LVC nao é muito importante pois julgo que o aeromodelista sensivel nota perfeitamente quando o aeromodelo esta a perder força e quer dar lugar a aterragem. Em caso de uso de baterias de Li-Poly talvez se justique o uso de LVC pois uma particularidade destas baterias é que o seu tempo de descarga é muito prenunciado aquando do final de descarga alem de que salvaguarda a propria bateria de se degradar permaturamente. Brake Por norma o conjunto motor/helice roda livremente por imposicao da deslocaçao do ar travando inadvertidamente o aeromodelo quando efectua o seu voo, se por um lado esta situaço é vantajosa quando queremos travar um aeromodelo em aproximaçao a aterragem por outro nao tem piada nenhuma quando voamos por exemplo com um planador em que queremos que ele deslize pelo ar sem qualquer travagem. O Brake mais utilizado nos planadores ou nos aeromodelos com helice retratil tem como objectivo travar a rotaçao do motor/helice quando o trottle do radio esta reduzido a zero utilizando para isso um MOSFET extra que curto-cicuita os enrolamentos do motor. O principal proposito desta funçao é fazer recolher a helice permitindo assim que o modelo nao trave quando em voo e nao machuque a helice quando é efectuada a aterragem. Opto A unica funcao deste circuito é isolar do ponto de vista electrico o ESC do Receptor. Naturalmente que a funcao BEC neste caso nao tem significao uma vez que o que se pertende é que o receptor fique completamente alheio ao ESC evitando qualquer tipo de interferencias, assim coloca-se um IC optoisolador entre a saida de sinal do receptor e o ESC ja que este IC tem como funcao receber o sinal electrico vindo do receptor converte-lo em luz e entrega-lo novamente em impulso electrico ao ESC tudo isto feito dentro do chip. E tudo espero que lhe tenha sido útil? Bons voos

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