sábado, 29 de novembro de 2014

COMO FUNCIONA UM MOTOR ELETRICO SEM ESCOVAS.

Um motor elétrico convenciona, ou com escovas, tem magnetos permanentes(imãs) na parte externa e um eixo giratório de bobina (induzido). Os imãs externos são estáticos e por isto chamados de ESTATOR; a parte centra que gira é chamada de ROTOR. O rotor quando gira entre os imãs fixos cria um campo magnético em sua bobina/armadura (no induzido) que vai mudando a polaridade e faz o eixo girar. O que faz mudara a polaridade são as escovas (ou carvão) que se ligam na ponta do induzido e fazem contato na ponta das bobinas do rotor,alternadamente, mudando a polaridade., a medida que gira. Este motor é fácil, barato e simples , mas tem diversas desvantagens: – as escova (carvão) se gastam ou quebram – como as escovas funcionam num sistema de liga/desliga você gera faíscas e ruido elétrico – as escovam limitam o funcionamento do motor a uma rpm minima – O rotor ficando no centro do motor, é mais difícil de refrigerar – O uso de escovas limita o numero de bobinas que o rotor pode ter. Com o aparecimento de computadores a preços acessíveis e com a disponibilidade de transistores com alta potencia, se tornou possível “vira o motor elétrico do avesso”, eliminando-se as escovas. Num motor sem escovas, conhecido pela sigla BLCD, o magneto permanente é colocado no rotor e você desloca o induzido para o estator. Depois usando um microprocessador e transistores potentes você consegue alterar os campos magnéticos a medida que o rotor gira. Na figura ao lado vemos o estator de um motor sem escovas de duas fases. O rotor, fica fixo e externo, não aparece. Este é um motor de ventilador de computadores. Este sistema tem todo tipo de vantagens. – O microprocessador que controla este motor, sem escovas, é muito mais preciso. O processador pode controlar a velocidade através de uma função matemática continua e isto torna o motor muito mais eficiente. – Não existem faíscas e o ruido elétrico é muito menor. – Não existem carvão para serem gastos e com necessidade de substituição – Os eletromagnéticos no estator (parte fixa) são muito mais fáceis de refrigerar. – Você pode colocar muitos eletromagnetos no estator fixo para ter um controle mais preciso. A única desvantagem deste motor é o custo inicial mais alto. Mas isto pode ser recuperado pois a durabilidade dele é muito maior e a eficiência também.

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