sábado, 29 de novembro de 2014
COMO FUNCIONA UM MOTOR ELETRICO SEM ESCOVAS.
Um motor elétrico convenciona, ou com escovas, tem
magnetos permanentes(imãs) na parte externa e um eixo
giratório de bobina (induzido). Os imãs externos são estáticos
e por isto chamados de ESTATOR; a parte centra que gira é
chamada de ROTOR.
O rotor quando gira entre os imãs fixos cria um campo
magnético em sua bobina/armadura (no induzido) que vai
mudando a polaridade e faz o eixo girar. O que faz mudara a
polaridade são as escovas (ou carvão) que se ligam na ponta
do induzido e fazem contato na ponta das bobinas do
rotor,alternadamente, mudando a polaridade., a medida que
gira.
Este motor é fácil, barato e simples , mas tem diversas desvantagens:
– as escova (carvão) se gastam ou quebram
– como as escovas funcionam num sistema de liga/desliga você gera faíscas e ruido
elétrico
– as escovam limitam o funcionamento do motor a uma rpm minima
– O rotor ficando no centro do motor, é mais difícil de refrigerar
– O uso de escovas limita o numero de bobinas que o rotor pode ter.
Com o aparecimento de computadores a preços acessíveis e com a disponibilidade de transistores
com alta potencia, se tornou possível “vira o motor elétrico do avesso”, eliminando-se as escovas.
Num motor sem escovas, conhecido pela sigla BLCD, o magneto permanente é colocado no rotor e
você desloca o induzido para o estator. Depois usando um microprocessador e transistores potentes
você consegue alterar os campos magnéticos a medida que o rotor gira.
Na figura ao lado vemos o estator de um motor sem escovas de
duas fases. O rotor, fica fixo e externo, não aparece. Este é um
motor de ventilador de computadores.
Este sistema tem todo tipo de vantagens.
– O microprocessador que controla este motor, sem
escovas, é muito mais preciso. O processador pode
controlar a velocidade através de uma função
matemática continua e isto torna o motor muito
mais eficiente.
– Não existem faíscas e o ruido elétrico é muito
menor.
– Não existem carvão para serem gastos e com necessidade de substituição
– Os eletromagnéticos no estator (parte fixa) são muito mais fáceis de refrigerar.
– Você pode colocar muitos eletromagnetos no estator fixo para ter um controle mais
preciso.
A única desvantagem deste motor é o custo inicial mais alto. Mas isto pode ser
recuperado pois a durabilidade dele é muito maior e a eficiência também.
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