terça-feira, 18 de novembro de 2014
Posso usar um receptor FM num avião com motor a gasolina
Essa é uma pergunta que seguidamente tenho que responder ao pessoal.
A resposta mais simples seria aquela dada por muitos comerciantes do ramo de RC:
- Não, você precisa comprar um rádio PCM!
Quando eu escuto essa afirmativa fico com vontade de perguntar ao " comerciante ":
- O amigo poderia me explicar como é que há alguns anos passados quando só existiam rádio AM o pessoal voava modelos a gasolina com vela de faísca acionada por magneto?
Creio que essa pergunta deixa claro toda a celeuma dos motores a gasolina x radios FM. Se os caras voavam com rádios AM porque enganar os incautos dizendo que não é saudável a convivência entre a gasolina e o FM?
Seria a mesma coisa que você chegar numa revenda de automóveis e dizer para o vendedor que precisa de um carro para viajar, e ele querer lhe empurrar o carro mais luxuoso da marca afirmando que num carro popular você não conseguirá viajar!
É claro que o radio PCM tem uma série de vantagens sobre o FM e mais ainda sobre o AM. Quando temos um modelo com motor a gasolina então o rádio PCM é perfeito. É só instalar e voar! Mas daí até dizer que o PCM é INDISPENSÁVEL vai uma distância bem grande.
Antes de continuar, vamos deixar bem claro que cada caso é um caso. Quero dizer as vezes dois aviões iguais com motor a gasolina podem apresentar comportamentos diferentes em relação a utilização de radios FM.
Isso porque dependendo do tipo de montagem interna do modelo ( distribuição dos componentes do rádio ) e as vezes até mesmo um MonoKote aluminizado lá no leme pode fazer com que um funcione perfeitamente enquanto outro apresente tremores e falhas nos comandos.
Dependendo do tipo de motor e/ou ignição utilizada poderá haver interferência no receptor FM.
As melhores ignições são as eletrônicas cujo cabo da vela é blindado com uma malha metálica aterrada na carcaça da ignição.
Outros tipos de ignição como as dos motores Zenoah e outros que utilizam magnetos, costumam interferir mais no rádio porque os magnetos produzem pulsos de voltagem de grande intensidade para provocar a faísca na vela.
Se você for utilizar um rádio FM com motor a gasolina, mesmo que a ignição seja eletrônica observe alguns cuidados básicos para minimizar as interferências como:
1 - Blindar a parede de fogo com papel aluminizado cuidando para que exista uma ligação direta entre a blindagem e o bloco do motor. Pode ser um fio ligado com um parafuso auto atarraxante com um terminal ligando a parede de fogo e o bloco.
2 - A caixa da ignição eletrônica também deve ser ligada nesse ponto. Deve ficar tudo "aterrado" no bloco do motor.
3 - Toda a fiação eletrica do RC deve ficar o mais afastado possível da parede de fogo. Inclusive o servo do motor. Se possivel o push rod de controle do acelerador não deverá ser metálico. Qualquer fio ou arame que ficar próximo ao motor vai atuar como "antena" captando os ruídos da ignição e trazendo para dentro do receptor.
4 - O receptor também deve ficar o mais afastado possível do motor.
5 - A antena do receptor deve ser totalmente esticada para trás dentro ( ou fora ) da fuselagem. Não deve ter dobras nem curvas que possam provocar um "encurtamento elétrico" que vai diminuir a sensibilidade do receptor para receber o sinal de comando. Com a capacidade de recepção dimínuida o receptor ficará mais sensível aos ruidos espúrios ( como os gerados pela ignição).
6 - Extensões muito compridas ( acima de 70 cm ) feitas com fio normal ( fino ), também podem provocar tremores nos servos. Convém que as extensões maiores sejam feitas com fio mais grosso e torcidos entre si. Essas são recomendações básicas, na prática cada caso é um caso.
Como já mencionei acima dependendo muito do tipo de instalação no modelo você vai encontar colegas voando tranquilamente com o seu radinho FM e o motor a gasolina sem que nenhuma das observações acima tenham sido levadas em conta, por outro lado também encontrará outros que mesmo seguindo cuidadosamente as observações acima ainda assim tem problemas.
Muitas vezes estamos tão sugestionados que não vai dar certo que ficamos vendo servos tremerem sem motivo aparente, falhas nos comandos do rádio e outro problemas. Isso só acontece porque estamos com um motor a gasolina e um rádio FM ! Se o rádio fosse um PCM aí sim era só abastecer e decolar...
Quero lembrar que um servo com defeito pode fazer com que todos os servos passem a tremer. Que uma extensão de aileron muito longa e com fio muito fino também pode ocasionar tremores num ou em vários servos. Bateria fraca também pode apresentar esse sintoma. Interferências de estações potentes na redondeza também provocam funcionamento errático dos servos. Enfim uma série de fatores podem ser a causa do mal funcionamento do rádio e não necessáriamente a ignição do motor a gasolina.
Para finalizar, se você fez a instalação correta do rádio e do motor observando os itens acima, primeiro faça um teste de alcance do rádio COM O MOTOR DESLIGADO. Se tudo estiver funcionando bem, então acione o motor e refaça o teste de alcance pedindo para alguém observar as superfícies do avião. Se tudo estiver normal. Estique a antena e decole.
Contenha-se nas primeiras voltas e não voe muito longe. Trime o modelo e não tente fazer nenhuma manobra até que tenha certeza que o modelo responde aos comandos com precisão. Lembre-se com o modelo voando nivelado a meio motor qualquer atitude estranha será fácilmente reconhecida e você terá mais chance de pousar em segurança.
Depois desse primeiro vôo se nada aconteceu de diferente, pronto agora você pode confiar no casmento perfeito entre o motor a gasolina e o rádio FM.
A partir do segundo vôo tudo será por sua conta, não vai dar mais para culpar o rádio
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