quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aeromodelismo Elétrico

Existem diversas categorias de modelismo, que vai desde bonecos, maquetes estáticas, plastimodelismo, escalismo, ferromodelismo, automodelismo, nautimodelismo, aeromodelismo e outros. O aeromodelismo se divide em mais algumas diversas categorias, sendo elas o Planadorismo, o Helimodelismo e o próprio Aeromodelismo (aviões). Existem subcategorias relacionadas ao tipo de vôo (manobras) e tipo de motores utilizados. Entre os motores podemos citar motores a explosão, como os motores Diesel, os Glows e os motores a gasolina. Ainda os motores a CO2, a jato, a ar comprimido, a elástico e os elétricos. Esta categoria, iniciou-se (no Brasil) por volta de 1996. Iniciou muito timidamente e somente lá pelo ano 2000, começou a aparecer um pouco mais. Desde 2003, voamos aqui em Porto Alegre, no Anfiteatro Por do Sol. O Aeromodelismo Elétrico tem dismistificado o esporte como elitista. Antigamente tudo era muito caro. Na sua maioria importado. O que era produzido no Brasil, sem o apoio da mídia, também não tinha preços populares. Quando o Aeromodelismo Elétrico surgiu, tambem veio bem caro, pois componentes miniaturizados não são baratos, porém as industrias chinesas, com produção massiva, derrubou os preços. Hoje, com menos de 1000 reais, podemos ter um belo modelo elétrico. A tecnologia dos motores BRUSHLESS, das baterias de Litiun Polimerun, a micro eletrônica, possibilitam voarmos dentro de casa, com um helicóptero de 6 canais com tudo o que se tem direito. Simplificando ainda mais, compramos um helicóptero com 2 canais proporcionais por menos de 100 reais, de categoria brinquedo, mas que vôa de verdade, respeitando-se as limitações dos dois canais, é claro. Esta tecnologioa dos aeromodelos elétricos evoluiu a tal ponto, que já existem aviões experimentais voando com motores Brushless, e com o piloto embarcado na aeronave.

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