- As baterias de Lítio não necessitam de reciclos. Podem ser recarregadas a partir da carga remanescente que ainda possui.
- Sempre recarregue as baterias em um local seguro, onde, em caso de incêndio o fogo não provoque acidentes.
- NUNCA recarregue as Li-Po dentro do modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria.
- No caso da bateria apresentar um “inchaço” no ato da recarga, desligue tudo imediatamente e, remova a bateria para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos de observação. Células com danos físicos podem romper-se e pegar fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante.
- NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos ou com “inchaços”, por menor que pareçam podem incendiar-se.
- Sempre utilize carregadores específicos para Li-Po. Os carregadores microprocessados onde sejam necessários alimentar com informações elétricas para recarga, devem-se ter muita atenção quando se informar os dados da bateria para o carregador, pois, muitos incêndios ocorrem quando se aplicam os dados com valores incorretos ou inadequados.
- NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador para baterias de Ni-Ca ou Ni-MH.
- Use somente carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) pare o processo de carga imediatamente e remova a bateria para um lugar seguro e ventilado; pois, podem iniciar o fogo.
- O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA. Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta prática.
- NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais, se você não tem experiência ou conhecimento profundo sobre essas baterias.
Há casos de acidentes com queimaduras graves em partes do corpo, por pessoas de forma “curiosa” perfurar baterias Li-Po com o “inchaço”. Nesses casos a bateria deverá ser descartada e danificada com segurança.
- Recarga
A recarga da bateria de Li-Po somente deverá ser realizada com carregadores exclusivamente para essas baterias. Atualmente quando se adquire um modelo do tipo elétrico pronto para voar, no qual sua bateria é de Li-Po o carregador já acompanha o equipamento. Ou seja; o carregador é eletricamente dimensionado para a respectiva bateria. Portanto, nunca se deve substituir a bateria por outra de capacidades maiores para aumentar a autonomia dos vôos. Nesses casos, corre-se o risco de danificar a bateria pela seguinte forma:
- Substituindo a bateria Li-Po por outra de maior capacidade, significa que esta tem conseqüentemente mais peso.
- Mais peso no modelo, fará o motor elétrico trabalhar “forçado” e gerar um superaquecimento no próprio e no seu controlador de velocidade (ESC), provocando mais consumo de Ampéres da bateria. Mais Ampéres sendo retirado da bateria, também provocará um aquecimento adicional desta bateria, que levará a um possível “inchaço”, danificando-a e conseqüentemente o risco de fogo. Portanto, não substitua baterias de Li-Po do seu modelo por outras de maiores capacidades de Ampéres ou Volts.
– Exemplo de Recarga de Li-Po
Suponhamos que temos uma bateria de Li-Po com 3S, taxa de carga (1C) 1200 mA e descarga de 20C.
- Ligue o carregador para Li-Po na fonte de voltagem conforme recomendações do fabricante.
- Ajuste os dados da bateria no carregador para “bateria de Lítio”, o número de células 3S ou 11,1 Volts (a depender do fabricante do carregador).
- Ajuste a taxa de carga (1C) para 1200 mA ou 1,2 A.
- “Entre” com essas informações para o carregador processar.
Nesta ação, o carregador vai analisar as suas informações de voltagem (3S ou 11,1V) com a leitura que ele automaticamente fará. Se as análises das voltagens coincidirem, então permitirá o processo de recarga.
Atenção!!! “O carregador, não avalia a informação de corrente de recarga”. O perigo mora aí, porque se a corrente de 1C (1,2 A) for programada maior que o valor especificado, a bateria vai “inchar”, romper-se e pegar fogo. Portanto, muita atenção quando informar para o carregador o valor da corrente de 1C.
O tempo de carga da bateria poderá ser em torno de uma hora ou mais. Esse tempo de carga será maior quando a corrente de carga aplicada for menor e/ou a bateria estiver com a sua carga no seu limite mínimo (3 Volts).
Após a recarga das Li-Po, há necessidade de se efetuar o balanceamento das células. O que é balanceamento das células?
As baterias de Li-Po possuem dois conectores; um conector de descarga (fio mais grosso), e um conector de recarga/balanceamento com vários fios, evidentemente proporcional ao número de células padrão.
A recarga através do conector de balanceamento exige-se que o carregador possua a sua saída para carga já balanceada, caso contrário, recarrega-se a bateria pelo conector da descarga e, balanceiam-se as células com um balanceador separadamente.
Cada célula tem uma voltagem nominal de 3,7 volts, podendo após a recarga chegar normalmente até 4,2 Volts por célula, que é o valor nominal de recarga. Porém, na prática, após a recarga, cada célula poderá armazenar valores de voltagens diferentes entre elas. Por exemplo: uma bateria de 3S após recarga, as células poderão ficar; uma com 4,1 V; outra com 3,8 V e outra com 3,9 V respectivamente. Neste caso, quando se aplica o balanceamento, que é na realidade o nivelamento das voltagens de cada célula após a recarga para um valor equalizado de 4,2 Volts por célula. Entretanto, uma bateria de Lítio, poderá alimentar quaisquer dispositivos sem a execução do balanceamento. Porém, sua autonomia será menor, pelo fato de que nelas internamente, a célula de maior voltagem se descarregará entre as de menor voltagem, consumindo neste processo, uma corrente desnecessária que reduzirá o tempo de descarga.
Na prática, alguns carregadores já realizam o processo de recarga, balanceando automaticamente a bateria. Outros carregadores não possuem balanceadores, sendo necessário então executar o balanceamento durante ou após a recarga.
- Conclusão
Como pudemos observar, as baterias de Lítio chegaram, ocuparam seu espaço e, aí estão para ficar.
Tem seus riscos? Tem. Somente quando são manipuladas sem critérios ou de forma inadequadas.
Os acidentes são causados por uma série de fatores. Esses fatores podem ser considerados uma sucessão de erros. Esses erros são; falta de informação, teorias adquiridas de modo incorreto por pessoas que passam informações de suas técnicas com base em teorias erradas e/ou de fontes não confiáveis e outras mais, que ouvimos por aí, e por fim, vem a falta do conhecimento do material que será ou, está sendo manipulado.
A SEGURANÇA E A CONFIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DAS BATERIAS DE LÍTIO ESTÃO SIMPLESMENTE NA SUA UTILIZAÇÃO E MANUSEIO CORRETAMENTE.
EM NOSSOS CELULARES, AS BATERIAS SÃO DE LÍTIO, E ELAS SÃO UTILIZADAS CORRETAMENTE POR QUÊ?
PORQUE OS SEUS CARREGADORES (ORIGINAIS) SÃO ADEQUADOS E SEU CONECTOR É EXCLUSIVO PARA O CELULAR (PADRÃO DOS FABRICANTES), PARA NÃO SE PERMITIR O MANUSEIO INCORRETO E CAUSAR ACIDENTES. ALGUNS ACIDENTES ACONTECERAM CAUSANDO QUEIMADURAS NO USUÁRIO. PORÉM, FOI CONSTATADA A UTILIZAÇÃO DE CARREGADORES INADEQUADOS (OS PIRATAS).
Bem, pessoal! Encerro aqui esse artigo sobre baterias. Espero que tenha passado muitas informações úteis, nas quais serão aplicáveis na redução e prevenção de quedas de aeromodelos (quando o erro não for o dedo) e, me disponho para esclarecimento de quaisquer dúvidas que ocorrerem.
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